Lei da oferta e demanda: o que é e relação com os investimentos

14 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 31 seg


A lei da oferta e demanda é um princípio segundo o qual os preços são elevados, ou reduzidos de maneira proporcionalmente inversa, de acordo com a procura por produtos ou serviços. 

Portanto, quando a demanda é maior que a oferta, os preços dos produtos e serviços são elevados. Já quando a oferta é superior à demanda, a tendência é a redução dos preços.

Sendo que para que os preços nunca passem por alterações, seria preciso que houvesse um equilíbrio perfeito entre oferta e demanda. Mas esse é um cenário que nunca ocorre, já que o mercado está em constante movimento.

O que é a lei da oferta e demanda?

A lei da oferta e demanda, também conhecida como lei da oferta e da procura, é a relação proporcionalmente inversa entre o preço e a procura. A lógica é que quando a demanda de determinado produto ou serviço aumenta, sem que a oferta sofra alteração, os preços sejam elevados.

Da mesma maneira, se a oferta for maior que a demanda, a tendência é que os preços sejam reduzidos. Vamos imaginar que em uma cidadezinha existam apenas 3 barbearias.

Vamos supor também que essa cidade cresceu bastante e o número de barbearias continuou sendo o mesmo. Neste caso, os estabelecimentos passaram a ter mais clientes do que eles conseguiam atender e puderam aumentar os preços.

Lei da oferta e demanda: o que é e relação com os investimentos

Contábeis

Ou seja, nessa primeira situação a demanda aumentou e as barbearias puderam cobrar mais caro. Por outro lado, vamos imaginar que a cidade continuou pequena e mais 17 barbearias foram abertas.

Neste caso, a demanda continuou a mesma, porém, a oferta subiu bastante. A tendência é que com tantas barbearias falte clientes e os estabelecimentos passem a reduzir os preços na tentativa de atrair clientes.

Desse modo, os preços podem ser reduzidos quando a oferta é superior à demanda ou quando a demanda é reduzida. Apesar de ser um princípio de fácil entendimento, a lei da oferta e demanda é muito importante, já que pode ser percebida em qualquer tipo de relação comercial.

Origem

A lei da oferta e demanda surgiu quando a Europa passava pela transição entre o feudalismo e a economia de mercado. O crédito pelo conceito deste princípio é dado para o filósofo escocês Adam Smith.

Isso porque, os registros indicam que essa lei foi citada pela primeira vez no livro do filósofo intitulado A Riqueza das Nações, publicado em 1776. No Brasil, a oferta e a demanda ainda depende muito da conjuntura externa, apesar de sermos uma das maiores economias do mundo.

Esse cenário faz com que a oferta e a demanda passem por alterações constantes e sejam impactadas por diversos fatores como políticas governamentais e de câmbio. Portanto, no Brasil a oferta e a demanda não é regulada somente por fatores internos, mas também pela pressão que vem de outros países.

Lei da oferta e demanda: o que é e relação com os investimentos

José carlos fortes

Curvas

Ao serem representadas graficamente, a oferta e a procura tomam algumas formas:

1- Curva de oferta: No gráfico a curva de oferta possui uma inclinação positiva, isto é, crescente. Ela aponta a relação entre a quantidade de produtos no mercado e o preço que o produtor recebe por eles. Sendo que quanto maior for o preço, maior será a oferta de produtos. Essa curva pode ser impactada também por outros fatores, como os custos de produção.

2- Curva de demanda: Essa curva relaciona os consumidores dispostos a comprar e o preço de venda dos produtos. Essa curva possui uma inclinação negativa, ou seja, decrescente.

Isso porque, quanto maior for o preço do produto, menos consumidores estão interessados em comprar. Alguns fatores como mudanças no gosto do consumidor e variação de renda também impactam nessa curva.

3- Ponto de equilíbrio: Para que não houvesse a alteração dos preços, seria necessário o equilíbrio perfeito entre a oferta e a demanda de bens e serviços.

Entretanto, esse cenário é considerado impossível, já que o mercado está em constante movimento e suas mudanças são influenciadas por vários tipos de eventos. Enfim, a relação entre a oferta e a demanda pode ser representada como na imagem abaixo:

Lei da oferta e demanda

Dicionário financeiro

Influências na lei da oferta e demanda

A oferta depende da quantidade de produtos oferecidos. Ela é influenciada por diversos fatores como demanda pelo produto, preço no mercado e custo dos insumos. Em contrapartida, a demanda varia de acordo com o consumidor, sendo influenciada por poder aquisitivo e produtos similares que podem ser substitutos.

Além disso, os preços podem ser usados como uma maneira de aumentar a demanda de determinado produto ou serviço. Porém, ele não é o único mecanismo, existe também a publicidade.

Nesse sentido, a publicidade e a mídia no geral, são grandes influenciadoras em relação à procura de determinado bem ou serviço. O nosso dia a dia está cheio de exemplos de como a lei da oferta e demanda age:

Contajul

1- Datas comemorativas: Em datas como dia das mães e Dia dos Namorados, cresce o interesse em artigos específicos relacionados à essas datas comemorativas.

2- Festas de fim de ano: O natal e o ano novo são duas datas que criam demandas únicas dessa época do ano. Assim que dezembro passa a procura por árvores de natal e enfeites simplesmente some e retorna no final do próximo ano.

3- Época do ano: Outro exemplo de como funciona a lei da oferta e demanda são os produtos procurados somente em determinados períodos do ano, como, por exemplo, os alimentos típicos de festas juninas.

A relação com os investimentos

Os investimentos são impactados de acordo com as alterações na oferta e demanda. Por exemplo, o preço das cotas de um fundo imobiliário do tipo tijolo, pode ser elevado ou reduzido de acordo com a vacância dos imóveis do fundo. Já no mercado de ações, as mudanças de preço podem causar o efeito manada.

Em síntese, o efeito manada ocorre quando um grande número de investidores passa a adquirir determinado ativo, o que faz com que os preços sejam elevados, já que houve um aumento da demanda, sem que a quantidade de ações disponíveis fosse elevada.

Lei da oferta e demanda: o que é e relação com os investimentos

Inovflow

Vale destacar que na renda variável nem sempre ocorre uma relação entre a oferta e a demanda de forma linear. Sendo assim, mesmo que determinado ativo esteja com preço baixo, pode ser que não ocorra um aumento na procura.

Da mesma maneira, um ativo com preço alto pode causar um aumento ainda maior na procura. Dessa maneira, é preciso de educação financeira para saber o que fazer quando a lei da oferta e demanda estiver se impondo no mercado.

Por exemplo, quando a taxa Selic é cortada, pode parecer lógico direcionar sua atenção para somente para a renda variável. Contudo, manter todo o patrimônio em ativos de renda variável pode não ser a melhor estratégia.

Como agir

Algumas dicas para saber como agir quando a lei da oferta e demanda estiver se importo são:

1- Procure oportunidades: Esteja atento aos movimentos da economia para encontrar boas oportunidades de investir com taxas de juros vantajosas.

2- Comparação de preços: A comparação de preços serve não apenas ao adquirir produtos e serviços, mas também nos investimentos, já que alguns ativos, como, por exemplo, os CDBs podem oferecer retornos diferentes de acordo com a corretora.

Jfolador

3- Não siga a manada: Pode ser tentador comprar o mesmo ativo que todo mundo está comprando. No entanto, prefira ficar longe dos ativos que estão passando pelo efeito manada. Afinal de contas, nada garante que você vai identificar o momento certo de vender, já que a maioria das pessoas que participam desse efeito saem no prejuízo.

4- Analise os ativos: Antes de investir não deixe de analisar os ativos. Essa é uma maneira de aumentar as chances de você investir em ativos que trarão bons retornos financeiros e evitar cair no efeito manada.

5- Estude: Estude sobre investimentos e se mantenha informado sobre as mudanças no mercado financeiro. Quanto mais você tiver conhecimento sobre o funcionamento do mercado, maiores são as chances de você conseguir altos retornos.

Enfim, agora que você sabe como a lei da oferta e da procura funciona, descubra O que é PIB? Definição, pra que serve, cálculos e tipos existentes

Fontes: Clear, Suno e Dicionário financeiro

Imagens: Dicionário financeiro, Fortes tecnologia, Contábeis, Inovflow, Jfolador, Contajul e José carlos fortes