Bitcoin: o que é, como funciona, é seguro, origem e vantagens

30 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 40 seg


O Bitcoin é uma criptomoeda, isto é, uma moeda virtual. Ele funciona por meio da rede blockchain, um sistema que registra as operações na rede e garante a segurança da moeda.

Uma das principais características do Bitcoin é a descentralização. Ele não depende de nenhum banco ou instituição para realizar a sua emissão e distribuição. Além disso, o Bitcoin possibilita o anonimato dos usuários e de suas transações.

O Bitcoin foi a primeira cripto do mundo. Ela foi lançada em 2009 por uma pessoa ou grupo de pessoas com o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”. Inclusive, a pessoa que criou o Bitcoin continua anônima.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, um tipo de moeda digital. Isso significa que ele é um tipo de dinheiro, assim como o real que usamos no dia a dia, só que ele funciona de forma diferente.

Uma das diferenças é sua descentralização, pois a moeda virtual não precisa dos bancos para que a sua distribuição ocorra, como acontece com as moedas fiduciárias (moedas tradicionais como o real, dólar euro etc). Essa descentralização é possível pois o Bitcoin não precisa que os bancos centrais o emitam.

Na verdade, criptomoeda funciona através de uma rede chamada Blockchain. Em resumo, a Blockchain é uma espécie de livro contábil digital, que realiza o registro de operações e transações, resguardando a segurança e a veracidade da cripto. Enfim, como o Bitcoin é uma moeda virtual, ele é uma boa opção para transações online.

Existem várias moedas digitais no mundo, mas o Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada no mundo, no ano de 2008. Inclusive, o criador do Bitcoin nunca foi revelado, apenas o codinome Satoshi Nakamoto. Apesar disso, a moeda é completamente independente de seu criador para o seu funcionamento. 

Como funciona o Bitcoin?

O Bitcoin funciona como uma moeda digital útil em vários tipos de transações. Na prática, o seu funcionamento ocorre por meio do registro de saídas e entradas de moedas. Esses registros ficam armazenados em blocos que formam a rede de Bitcoin Blockchain.

Para facilitar: imagine um caderno onde é anotado todas as entradas e saídas de moeda. A blockchain funciona de forma similar. Ela faz esse registro para evitar o uso de uma mesma cripto mais de uma vez.

Esses registros então ficam armazenados em blocos que formam a rede Blockchain: imagine uma série de cadernos de registros formando uma fila. Cada um desses blocos é chamado de HashA cada 10 minutos, o bloco é trocado por um novo e os registros das transações são arquivados neles.

É como se a cada 10 minutos um caderno novo fosse usado e o antigo fosse colocado na fila de arquivos. Os registros nos blocos antigos (nos cadernos antigos) não podem ser mudados. Os blocos são interligados entre si, como uma rede, e são os mineradores os responsáveis por fazer os registros.

Como o valor do Bitcoin é definido?

O valor do Bitcoin é determinado pela oferta e demanda no mercado, ou seja, pela quantidade de pessoas que desejam comprar e vender Bitcoin. Isso significa que o preço varia bastante, alguns aspectos que afetam essas mudanças são:

  • Adoção: quanto mais pessoas começam a usar e investir em Bitcoin, maior a demanda pela criptomoeda e maior o preço.
  • Notícias e eventos: eventos importantes relacionados ao Bitcoin, como mudanças regulatórias ou grandes empresas anunciando que estão aceitando Bitcoin como pagamento, podem influenciar o valor do Bitcoin.
  • Concorrência: existem várias outras criptos no mercado.
  • Escassez: o Bitcoin é uma moeda deflacionária, o que significa que há um limite para a quantidade total de Bitcoins que podem existir. Isso pode aumentar o valor do Bitcoin à medida que a oferta diminui.

O Bitcoin é seguro?

Sim, o Bitcoin é uma moeda segura. A blockchain existe justamente para garantir a segurança das operações na rede. Além disso, o Bitcoin conta com uma forte criptografia que dificulta as fraudes que podem ocorrer. 

No entanto, existem alguns riscos que não envolvem a operação da moeda em si. Por exemplo, um hacker pode invadir uma corretora de criptos ou uma carteira de moedas digitais e roubar os Bitcoins. Uma forma de se prevenir é não deixar as criptos na corretora e transferir o Bitcoins para uma carteira que seja segura.

Pode ocorrer ainda de você perder o acesso à sua carteira e, consequentemente, não conseguir usar o dinheiro que está nela. Por isso, guarde as informações de acesso em local seguro e não compartilhe com ninguém.

Por fim, em relação a usar o Bitcoin como investimento, existe o risco da volatilidade, isto é, as mudanças constantes de preço. É por isso que o investimento em criptos não é legal para todos os perfis de investidores.

O que é mineração de Bitcoin?

A mineração é o processo que cria novas moedas de Bitcoin, isso por meio da validação de transações na blockchain. Os mineradores são as pessoas que validam as transações, ou seja, elas comprovam que as transações são válidas e registram nos blocos.

Isso ocorre por meio da resolução de complexos problemas matemáticos. Como recompensa, eles ganham Bitcoins. Esse processo de resolução de problemas que valida as transações é a mineração.

O termo mineração é uma referência à mineração de ouro, já que ambos são difíceis de serem encontrados e são escassos. Para você ter uma ideia, somente 21 milhões de Bitcoins estão disponíveis para serem encontrados e mais de 80% já foram.

A mineração de Bitcoin é essencial para manter a segurança e integridade da rede Bitcoin. Como a blockchain é um registro público e descentralizado de todas as transações, é preciso mantê-la em segurança..

No começo, qualquer pessoa podia minerar Bitcoins em casa com seus computadores. Mas atualmente, a competição é bem grande e apenas o minerador que resolver o problema matemático primeiro consegue a recompensa.

Quais são as vantagens do Bitcoin?

Usar a moeda Bitcoin tem diversas vantagens, tais como:

1- Versatilidade

O Bitcoin serve como meio de pagamento, como investimentos para diversificar a carteira e, além disso, é mais seguro do que o dinheiro tradicional. 

2- Segurança

O Bitcoin é tão ou mais seguro do que o dinheiro guardado em bancos. Afinal, o nível de segurança da plataforma é superior ao dos bancos tradicionais.

Como o Bitcoin é descentralizado, para invadir o sistema, um hacker teria que invadir milhares de computadores. Por outro lado, os bancos tradicionais costumam arquivar os dados em poucos servidores.

3- Custos

Por não precisar do intermédio bancário, as operações com a moeda virtual são mais baratas. É possível realizar transferências entre países sem os custos tradicionais. Além disso, as transações ocorrem de forma muito mais rápida, se comparado ao sistema tradicional. 

4- Independente

O Bitcoin não depende de nenhuma instituição financeira para operar. Ou seja, basta o consenso da maioria simples (50% +1) dos integrantes da rede. 

E as desvantagens?

Assim como todo investimento, as moedas virtuais também apresentam algumas características negativas. Algumas delas são:

1- Aceitação

Poucos locais aceitam o Bitcoin, sendo assim, ele não é muito usado em operações simples de pagamento em estabelecimentos comerciais.

2- Volatilidade

A alta volatilidade da cotação do Bitcoin torna o investimento nesse ativo difícil. 

3- Aquisição

Como ainda é um tipo de ativo um pouco restrito, comprar Bitcoins não é tão fácil e acessível quanto comprar uma ação de uma empresa na bolsa de valores brasileira. 

Como investir em Bitcoin?

O perfil de investidor que normalmente investe nesse tipo de ativo é o perfil de investidor mais arrojado, agressivo. Isso porque a volatilidade desse tipo de investimento é bem alta. Portanto, as chances de ganhar muito dinheiro são grandes, mas, ao mesmo tempo, os riscos também são mais acentuados. 

Para comprar Bitcoins você pode minerar ou realizar a operação através de uma corretora de Bitcoins, as Exchanges. Através desse meio, as operações de compra e venda são seguras e anônimas.

Um detalhe é que é possível comprar frações de Bitcoins, sendo assim, não é necessário comprar a moeda digital inteira. Depois que você investir em seus Bitcoins, o mais recomendado é guardá-los em carteiras. Essas carteiras são aplicativos no celular ou computador, onde é possível realizar operações com o Bitcoin. 

Qual é a origem do Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda digital criada em 2009, por uma pessoa ou grupo de pessoas que usava o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”.

No dia 31 de outubro de 2008, Nakamoto enviou um e-mail para uma lista de pessoas interessadas em criptografia. No e-mail, ele escreveu que estava trabalhando em um novo sistema de dinheiro virtual descentralizado. Além disso, ele inseriu um link com o white paper (manual) da criptomoeda, em inglês.

No white paper Nakamoto explicou de forma resumida os fundamentos do Bitcoin que tem como base quatro pontos:

  1. É uma rede peer-to-peer para evitar o gasto duplo (possibilidade de enviar as mesmas moedas mais de uma vez)
  2. É uma rede descentralizada
  3. Possibilita o anonimato dos participantes
  4. Usa Prova de Trabalho (um tipo de algoritmo) para gerar Bitcoin

Nakamoto definiu ainda que o Bitcoin tem uma oferta finita: apenas 21 milhões de unidades podem ser mineradas até 2140. Isso faz com que a moeda seja escassa, o que ajuda na manutenção do seu valor.

O envio do e-mail foi em 2008, mas a mineração do primeiro bloco da blockchain do Bitcoin ocorreu apenas no dia 3 de janeiro de 2009.

Enfim, agora que você o que é e como funciona o Bitcoin, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e confira 4 motivos para investir em Bitcoins:

Agora que você entende sobre a moeda digital Bitcoin, descubra também sobre os Bancos digitais – O que são, como funcionam e lista dos principais bancos

Fontes: Foxbit, Nubank, Infomoney, Medium e Cointimes.