Reduflação: o que é e como a prática afeta o consumidor

24 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 14 seg


A reduflação consiste na redução da quantidade de certo produto sem diminuir o preço. Ou seja, é uma forma “invisível” de inflação.

Como a reduflação funciona

A reduflação funciona como uma maneira das empresas subirem os preços dos produtos, de uma forma mais discreta. Isso porque, na reduflação, as empresas diminuem a quantidade dos produtos sem diminuir os preços.

Desse modo, você compra uma quantidade menor pelo mesmo preço de antes. Isso significa que o preço subiu, mas é pouco perceptível, já que muitas vezes o preço da etiqueta não mudou.

Ou seja, a reduflação é adotada pois a maior parte das pessoas repara apenas no preço da etiqueta do produto, e não se atenta às mudanças na quantidade.

Por exemplo, você já reparou que as barras de chocolate estão diminuindo de tamanho com o passar do tempo? Quem ama chocolate certamente notou!

Pode acontecer também de, além de diminuir a quantidade, a empresa ainda subir o preço! Talvez você esteja se perguntando se essa é uma prática legal.

De acordo com Rui Rosa Dias, professor do Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School (ISAG-EBS), “Ilegal não é, agora é pouco ético, é falta de transparência”.

Inclusive, a prática não é nova e remete pelo menos à década de 80.

Um bom exemplo disso foi quando, em 1987, a companhia aérea American Airlines economizou 40 mil dólares anuais ao remover apenas uma azeitona de cada salada servida aos passageiros da classe executiva.

O que diz a lei sobre a reduflação

No Brasil, os fabricantes são obrigados a comunicar as alterações no rótulo do produto, informando a quantidade de produto diminuída, num local de fácil visualização e com caracteres bem visíveis.

Se a embalagem não tiver as informações sobre a redução de forma clara, você pode denunciar a empresa por meio dos órgãos de proteção ao consumidor, como Procon, Senacon e Ministério da Justiça. De acordo com o Procon:

“Aos consumidores que adquirirem os produtos em desconformidade com essa lei, fica assegurado o direito de trocá-los por outro produto de sua livre escolha ou obter a devolução do valor pago em dinheiro”.

Adriano Fonseca, advogado da Proteste Associação de Consumidores, explica que: “O ideal é que o consumidor sempre fique atento aos produtos escolhidos, principalmente aqueles de compra recorrente.

Caso seja feita de forma indiscriminada, sem que as devidas informações sejam apresentadas de forma que o consumidor logo as identifique, a reduflação poderá configurar uma prática abusiva, assim como uma violação dos direitos de informação e princípios da boa-fé”.

Enfim, segundo a portaria nº 392, de 29 de setembro de 2021 do Ministério da Justiça as empresas devem:

1- Indicar as mudanças

No rótulo deve constar a quantidade que existia antes e depois da alteração. Sendo que é preciso informar a quantidade de produto diminuída, em termos absolutos e percentuais.

2- Informações

As informações sobre as mudanças devem estar em um local de fácil visualização, com caracteres em caixa alta, negrito, e em cor contrastante com o fundo do rótulo.

A mudança deve ser informada na parte principal do rótulo. É proibido a inclusão da informação em locais encobertos e de difícil visualização como as áreas de selagem e de torção.

3- Tempo

É preciso especificar no rótulo as mudanças na quantidade durante um prazo mínimo de 6 meses.

Como a reduflação te afeta?

A reduflação afeta diretamente o seu poder de compra. Isso porque você gasta o mesmo dinheiro para comprar uma quantidade menor.

Nesse sentido, se você precisar comprar exatamente a mesma quantidade de antes, vai precisar gastar mais dinheiro.

É a mesma coisa que acontece com a inflação. A única diferença é que a reduflação camufla esse aumento de preços. É por isso que é essencial ficar atento para possíveis mudanças nas quantidades.

Muitas pessoas são fiéis a certas marcas e não reparam na embalagem quando vão comprar, olham apenas os preços. Mas, com a prática da reduflação ganhando cada vez mais espaço, você precisa ficar sempre de olho.

Além disso, você pode procurar por formas de proteger o seu poder de compra. Uma maneira de fazer isso, é por meio de investimentos com rendimento acima da inflação.

Enfim, confira agora mesmo algumas alternativas de ativos com retorno acima da inflação.

Fontes: Sapo e G1.

Bibliografia:

‘Reduflação’, a estratégia que disfarça o aumento dos preços vendendo menos produto pelo mesmo valor. Sapo. Acesso em: 23 de maio de 2022.

Alvarenga, Darlan. ‘Reduflação’: embalagens ficam menores em meio à disparada de preços; saiba identificar abusos. G1. Acesso em: 23 de maio de 2022.