Supérfluo, o que é? Definição, como identificar e cortar gastos excedentes


O supérfluo é aquilo que não é realmente necessário para a sua vida, sendo que o oposto são os gastos essenciais. Energia e água são um bom exemplo de gastos necessários, porém, até mesmo neles é possível realizar uma economia. 

Entretanto, pode não ser fácil identificar quais são os gastos supérfluos e os essenciais. Na verdade, é bem comum confundirmos algo que gostamos de ter, com algo que precisamos ter. Nesse momento, é importante avaliarmos os gastos e sermos completamente sinceros conosco.

Ao se livrar dos gastos desnecessários, objetivos podem ser alcançados e, até mesmo, a liberdade financeira pode ser atingida. Portanto, é muito importante analisar as despesas pessoais e definir quais cortes serão feitos.

Foregon

O que é supérfluo

Supérfluo é considerado como o excedente, o que é desnecessário. Justamente por não serem essenciais, os gastos supérfluos são os primeiros a serem atacados quando se pretende reduzir gastos e aumentar os ativos financeiros

O oposto do supérfluo é o necessário. Portanto, gastos com despesas fixas, como água e energia, são tidos como fundamentais, já um cappuccino no meio da tarde, por exemplo, pode ser visto como supérfluo. 

Mato Grosso econômico

Além de demandarem um valor significativo, os gastos desnecessários, por vezes, são diários e nem percebemos. São coisas simples, como por exemplo, comprar uma roupa nova, quando você já tem um guarda roupa muito bem abastecido.

Como identificar o supérfluo

Muitas vezes o gasto supérfluo vem junto com o impulso. Portanto, controlar os impulsos é uma forma de cortar gastos supérfluos. 

Por outro lado, pode ser que não seja assim tão fácil perceber se uma coisa é supérflua ou necessária. Afinal, pode ser que você queira uma blusa nova para um encontro, então esse seria um gasto necessário, certo? 

Na dúvida, algumas perguntas podem resolver o problema. A primeira pergunta a se fazer é se o produto comprado realmente fará falta. Continuando com o nosso exemplo da blusa, essa blusa realmente fará falta no encontro? Ou ela pode ser substituída por uma que você já tenha?

Se ainda continuar na dúvida, vá para outra pergunta: dá para substituir esse produto por outro de menor valor? Por fim, se questione e seja totalmente sincero: você consegue viver sem esse produto? 

Supérfluo o que é? Definição e cinco maneiras de cortar gastos

Dicas da Flórida

Se você for completamente honesto consigo mesmo, irá perceber que existem poucos gastos realmente necessários na vida e boa parte é supérfluo.

É claro que você não precisa cortar todos os gastos desnecessários da sua vida. Afinal, muitos deles são motivos de prazer. 

No entanto, é importante avaliar quais os gastos supérfluos você pode cortar para uma economia pessoal, principalmente se você tiver objetivos com o dinheiro poupado, como investir ou realizar um sonho.

Então, para definir de uma vez por todas quais são os gastos desnecessários da sua vida, faça uma lista

Guia bolso

Anote diariamente nessa lista quais são os seus gastos. Pode parecer meio chato no começo, mas tenha em mente o objetivo que você quer alcançar com a redução de gastos.

No final do mês, categorize seus gastos e identifique quais são os desnecessários e quais você vai cortar.

Cortes de gastos desnecessários

De maneira geral, os gastos desnecessários são uma forma de impedir o enriquecimento. Isso porque, ao invés de investir, você está gastando dinheiro com coisas que não terão nenhum retorno financeiro

Se você pretende alcançar a liberdade financeira, a economia é realmente necessária e pode ser feita cortando os supérfluos.

Supérfluo o que é? Definição e cinco maneiras de cortar gastos

Goartha

Esses gastos variam de pessoa para pessoa, mas, de maneira geral, podemos listar alguns gastos que mais se repetem, tais como:

1- Academia

Se exercitar faz bem para a saúde, mas não faz nada bem para o seu bolso se matricular e não frequentar a academia.

Até mesmo quem frequenta apenas duas ou três vezes por semana pode economizar comprando passes diários, ao invés de pagar uma mensalidade, por exemplo. 

2- TV por assinatura

A maioria das pessoas passa a semana toda trabalhando e não tem tempo de assistir a todos os canais por assinatura que contrataram.

Logo, se não é utilizado e não é realmente necessário, esse é um gasto supérfluo. 

Supérfluo o que é? Definição e cinco maneiras de cortar gastos

Noticias da tv

Algumas opções são sites que alugam filmes ou plataformas de streaming, que oferecem serviços mais acessíveis e ainda existe a possibilidade de dividir a conta com um amigo. 

3- Comer fora de casa

Cozinhar em casa é sempre mais barato do que comer fora, ainda mais se comparado aos preços de restaurantes de alta classe.

Uma opção é levar marmitas feitas em casa para o serviço. Porém, caso você realmente opte por não fazer isso, ao menos procure comer em locais mais simples. 

4- Supermercado

As gôndolas dos supermercados estão cheias de produtos supérfluos. Além disso, existem também as famosas ofertas, que fazem você comprar coisas que não pretendia.

Uma boa forma de evitar gastos desnecessários é fazer uma lista de supermercado apenas com os itens fundamentais.

Supérfluo o que é? Definição e cinco maneiras de cortar gastos

O imparcial

Mas é importante se policiar e se ater a lista. Outra coisa importante é não fazer compras com fome, já que nesse estado, provavelmente, você vai querer comprar todas as comidas que encontrar pela frente.

Por fim, também não é legal levar crianças para o supermercado, já que elas, no geral, sempre querem comprar itens supérfluos.

Por outro lado, se você já quiser ensinar seu filho a ser econômico, pode ser bom, mas isso só funciona se você souber dizer não quando ele pedir para comprar besteiras. 

5- Carro

Carro representa um enorme gasto e, se ele não for realmente necessário, talvez seja um supérfluo e você não saiba.

Mas, caso ele seja realmente necessário, tente reduzir os gastos, como, por exemplo, você mesmo lavar o carro ao invés de levar ele ao lava-jato. 

Portal auto shopping

E aí, está pronto para reduzir os gastos e se organizar financeiramente? Então aproveite e descubra o Quanto você precisa investir para viver de renda?

Fontes: Suno, Finanças pessoais e dinheirama

Imagens: Foregon, Mato Grosso econômico, Tetra supermercado, Guia bolso, O imparcial, Dicas da Flórida, Goartha, Noticias da tv e Portal auto shopping

Conte-nos a sua opinião...