Ativos financeiros, o que são? Tipos, características e como investir


Os ativos financeiros são títulos que podem ser comprados tanto em instituições financeiras, quanto por corretoras. O lucro se dá através da sua compra e venda. Ou seja, quando bem administrados, eles podem trazer um bom retorno financeiro. 

Portanto, os ativos financeiros são geradores de lucros para os investidores, sendo uma boa opção para quem quer enriquecer. Dessa maneira, existem diversos tipos diferentes, que podem se encaixar em perfis diferentes. 

Contudo, não vale confundir os ativos financeiros com passivos financeiros. Os dois termos são opostos, já que um é gerador de renda e o outro é apenas gasto. 

Coach financeiro

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que são ativos financeiros

Os ativos são tudo o que pode ser negociado no mercado financeiro, pois possuem valor. Alguns exemplos são as ações, os títulos públicos e os títulos privados. Ou seja, os ativos financeiros são intangíveis, porém, eles podem ser convertidos em dinheiro. 

Criptofacil

Entender esse conceito é extremamente importante para quem almeja alcançar a liberdade financeira e, em seguida, a independência financeira. Isso porque, somente com mais ativos do que passivos é possível enriquecer. 

Ativos financeiros X passivos

Por definição, um ativo financeiro é aquele que gera renda para a pessoa. Em contrapartida, um passivo financeiro é aquele que é um gasto para a pessoa. Portanto, podemos considerar como ativos, por exemplo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Tesouro Direto;
  • Ações;
  • Fundos de investimentos.

Valor investe

Por outro lado, os passivos são todos os gastos com, por exemplo:

  • Energia;
  • Aluguel;
  • Cartão de crédito.

Em resumo, todo mundo possui passivos. Contudo, é importante ter mais ativos do que passivos se você almeja a riqueza.

Tipos de ativos financeiros

Podemos dividir os ativos financeiros em três tipos:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Geração de renda

Os ativos financeiros de geração de renda são voltados para as pessoas que almejam uma renda periódica.

Em outras palavras, esse ativo proporciona uma rentabilidade regular ao investidor.  Portanto, algumas opções podem ter os fundos imobiliários e ações que pagam dividendos

XP

2- Reserva financeira

Como o próprio nome sugere, ativos de reserva financeira são para poupar o dinheiro. Ou seja, é uma forma de apenas deixar o dinheiro guardado, sem grandes retornos financeiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nessa categoria, a poupança é a mais popular entre os brasileiros, que a veem como segura, apesar de não render praticamente nada. 

3- Ativos financeiros de crescimento

Esses são os que geram bons rendimentos, principalmente a longo prazo. Outra característica é o risco elevado, já que este ativo está aliado à alta rentabilidade. Portanto, podemos citas as ações e os ETFs

Ativos financeiros o que são? tipos, como investir e diferença entre passivo

Valor investe

Opções de ativos financeiros

Existem diversas opções de investimento em ativos. Algumas delas são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tesouro Direto: Aplicar no tesouro direto é basicamente emprestar dinheiro ao governo. Dessa maneira, esse é um investimento muito seguro e apresenta rentabilidade muito superior à poupança. Ele é mais recomendado para o perfil conservador, pois além de apresentar baixo risco, ainda é possível saber qual será a rentabilidade. 

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA): Esse títulos são emitidos pelos bancos e servem para injetar dinheiro tanto no agronegócio quanto no ramo imobiliário. A maior vantagem dessa opção é a isenção do imposto de renda. Enfim, as letras também são consideradas investimentos seguros de renda fixa. 

Ativos financeiros o que são? tipos, como investir e diferença entre passivo

Ceoagro

Certificado de Depósito Bancário (CDB): Os CDBs têm um funcionamento similar ao tesouro direto, contudo, eles são certificados emitidos pelos bancos. Também é um investimento de baixo risco, ou seja, recomendado para o perfil conservador. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ouro: O ouro é uma ótima opção de reserva de valor, já que mantém seu valor ao longo dos anos. Ou seja, o ouro é uma forma de proteger outros investimentos. 

Ativos financeiros o que são? tipos, como investir e diferença entre passivo

Exame

Ações: As ações são os ativos mais famosos da renda variável. Elas são pequenas frações de uma empresa vendidas na bolsa de valores. De forma geral, apresentam graus diferentes de risco, que podem também trazer alta rentabilidade ou prejuízo. Portanto, são mais indicadas para investidores com perfil mais agressivo. 

Câmbio: O banco é relacionado à alguma moeda. Entretanto, esse tipo de investimento costuma apresentar muitas variações, então é mais recomendado para investidores agressivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em quais ativos financeiros investir

Como existem diversas opções de ativos financeiros no mercado, é muito importante que o investidor tenha bem definido quais são seus objetivos antes de aplicar em algum. Afinal, os ativos financeiros possuem características diferentes que irão se adequar a planos diferentes.  

Ativos financeiros o que são? tipos, como investir e diferença entre passivo

The cap

Portanto, o primeiro passo é definir qual o seu perfil de investidor. Posteriormente, defina quais as metas você planeja alcançar com o investimento. Nessa etapa é importante estar atento à liquidez, prazos e rentabilidade dos ativos. Lembre-se de averiguar, também, quais são os gastos com taxas e impostos.

Depois disso, defina quais os tipos de investimentos mais se encaixam com o seu perfil e metas. Por fim, basta escolher uma corretora ou instituição financeira e realizar o investimento no ativo financeiro que preferir.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora que você sabe tudo sobre ativos, veja o vídeo de Raul Sena com dicas para investir na bolsa de valores brasileira e assim aumentar ainda mais os seus ativos:

E aí, curtiu conhecer sobre ativos financeiros e está pronto para possuir mais ativos do que passivos? Então aproveite e descubra como alcançar a Liberdade financeira, o que é? Definição, características e como alcançar

Fontes: Suno, Capital researche e Remessa online

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Imagens: Criptofacil, Coach financeiro, Valor investe, XP, Imóvel magazine, Valor investe, The cap, Exame e Ceoagro


Conte-nos a sua opinião...