Viés de projeção: o que é e como funciona?

15 de junho de 2023, por Cesar Fontenele

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


Viés de projeção é tendência de acreditarmos que as pessoas têm as mesmas prioridades que as nossas, mesmo sabendo que isso é improvável.

Além disso, é a aptidão de projetarmos o futuro como uma extensão direta do presente.

Esse viés, como todo viés cognitivo, afeta a racionalidade por nos induzir a avaliar as situações de forma errônea. Ele nos leva a manter as condições do presente como imóveis.

Sendo assim, projetamos o futuro com as mesmas condições do presente.

O viés de projeção afeta diretamente as nossas vidas, pois criamos cenários futuros, tendo apenas o passado e o presente como referencial. Portanto, vivemos tendo que administrar expectativas e incertezas.

Esse assunto é interessante, não é? Se identificou? Então, vamos lá aprender sobre e como nos atinge nossas vidas!

O que é o viés de projeção?

Viés de projeção é um tipo de viés cognitivo, logo, é um deslize de racionalidade que afeta as decisões que tomamos.

De início, o viés de projeção é a tendência que o ser humano tem de projetar o futuro esperando que ele seja constituído das mesmas condições do presente.

No entanto, sabemos que isso é impossível, porque o futuro é totalmente imprevisível, visto que tudo ao nosso redor se modifica diariamente.

Quantas vezes você já não disse que, quando ganhar na loteria, todos os seus problemas vão sumir e, consequentemente, será a pessoa mais feliz do mundo. Adivinhamos, né?

Pois é, já somos bem crescidinhos para concluir que esse pensamento não se sustenta, posto que os problemas não desaparecem apenas por sermos milionários.

Você acredita mesmo que o Jeff Bezos não tem problemas?!

Por isso, especialistas afirmam que o viés de projeção é um desvio de racionalidade, pois nos induz a desconsiderar as mudanças existentes entre o hoje e o futuro.

Como ele funciona?

Agora que você já sabe o que é o viés de projeção, vamos aprender como ele funciona na nossa mente. Bora lá?!

Como qualquer viés cognitivo, o viés de projeção atinge a capacidade lógica e nos influencia a avaliar as situações de forma errônea.

Criamos expectativas sobre quase tudo, não é mesmo?

Desejamos não pegar fila no banco, nem trânsito no caminho para o trabalho, termos filhos saudáveis, porém não temos controle sobre nenhuma dessas expectativas.

Isto é, o viés de projeção nos induz a manter as condições boas do presente como estáticas, de modo que o futuro seja como o presente.

Portanto, sabemos bem que o futuro não será semelhante ao presente.

Como o viés de projeção pode interferir na nossa vida?

O viés de projeção pode afetar nossas decisões de várias formas. No entanto, as principais pesquisas sobre o tema são voltadas para o consumo.

Ao desejar algo, imaginamos o uso desse bem a partir das condições dadas, claro, no presente e não nas do futuro.

Imagine o seguinte cenário: Você comprou uma casa durante o verão, ela é bem aberta, possibilitando uma boa circulação de vento. Logo, foi muito agradável a visita ao imóvel.

Essa sensação prazerosa causada pelo vento, te trouxe satisfação, que fez você não raciocinar como seria viver nessa mesma casa em outras estações do ano, como no outono e inverso. Deu para compreender?

Assim sendo, essa sensação prazerosa te induziu a não raciocinar na hora de fechar a compra da residência.

Essa constatação te assustou? Então, calma que há como nos protegermos disso.

Como evitá-lo?

Seria ótimo se pudéssemos evitar cair nessa cilada, né? Então, anote essas dicas agora mesmo!

Segundo especialistas, para se preservar do viés de projeção, é indicado:

  • Ser racional e paciente;
  • Ter humildade;
  • Parar de tentar convencer os outros;
  • Evitar ficar preso em suas convicções;
  • Reavaliar suas análises periodicamente;
  • Entender que investir é pessoal e de longo prazo.

Qual é a relação entre o viés de projeção e a lacuna de empatia?

Primeiramente, apesar de semelhantes, não confunda viés de projeção com lacuna de empatia, pois há diferença entre esses dois vieses cognitivos.

Muita atenção agora para não sair por aí dizendo que é tudo a mesma coisa, porque não é.

A lacuna de empatia é um viés que não passa de uma mentira que contamos a nós mesmos.

Conforme ela, o nosso cérebro tem ótima capacidade de nos imaginar realizando ações no futuro, porém fracassa miseravelmente em antecipar como nos sentiremos.

É fácil sermos empáticos pelas outras pessoas, mas temos dificuldade em nos colocar no lugar do nosso próprio eu futuro.

Por isso, que, quando adiamos uma tarefa por acreditar que estaremos mais dispostos a fazê-la no futuro, falhamos, porque, na verdade, podemos estar muito mais indispostos.

Portanto, a lacuna de empatia mostra a nossa incompetência para nos colocar no lugar do nosso eu futuro. Contudo, o viés de projeção reproduz o nosso estado emocional presente nesse mesmo eu futuro.

E aí, fez sentido para você? Esperamos que sim!

Então, aproveite e leia estas outras matérias sobre outros tipos de vieses cognitivos: Viés da trivialidade: o que é, como funciona e como evitarViés atencional: descubra o que é e como funciona.

Fonte: Mais retorno, TheCap, Finanças Comportamentais e Investidor em valor.