Dr Jorge Rodrigues: quem é, carreira e atuação nas redes sociais

Conheça o Dr Jorge Rodrigues, especialista em amadurecimento que orienta os pacientes para assumir a postura certa em cada fase da vida.

4 de agosto de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O Dr Jorge Rodrigues é um especialista em amadurecimento. Sendo assim, ele orienta biograficamente os seus pacientespara que eles possam assumir a postura correta em cada fase da vida. O intuito é fazê-los amadurecer.

No seu Instagram, e também no canal do YouTube, ele trata de assuntos que geram muitas discursões. Inclusive, é por isso que suas redes sociais são tidas como polêmicas, recebendo tanto críticos quanto apoiadores.

Um dos assuntos polêmicos é o de que os homens se tornaram fracos e imaturos após a Segunda Guerra Mundial e a revolução sexual. Além disso, ele explica que esse cenário obrigou as mulheres a assumir uma posição mais masculina.

Infância e estudos

Jorge Luiz Souza Rodrigues nasceu no dia 10 de janeiro de 1990, em Goiânia, capital de Goiás. Desde a infância, por volta dos 6 ou 7 anos de idade, Jorge já dizia que queria ser médico e, em desenhos, retratava a si mesmo atendendo pacientes.

Mas ser médico era um sonho difícil de ser realizado. Isso porque, na época, o curso de medicina era oferecido apenas nas faculdades públicas e para entrar era bem difícil. Apesar disso, o sonho continuou acalentado e alguns acontecimentos serviram para reforçar ainda mais o interesse pela medicina.

Um desses acontecimentos foi especialmente marcante para Jorge. Em resumo, quando ele tinha 15 anos, sua avó paterna, que Jorge considerava uma segunda mãe, desenvolveu câncer de faringe e boca. Ao ver sua avó sofrendo tanto, Jorge passou a encarar a medicina como uma forma de aliviar a dor.

Em seguida, aos 17 anos, Jorge conseguiu realizar seu sonho ao ser aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apesar da incrível sensação de ter realizado um sonho que vinha nutrindo desde a infância, no começo a faculdade não correspondeu ao que Jorge esperava.

De fato, nos primeiros três anos, ele foi muito mal na faculdade e quase reprovou em várias matérias. Contudo, as coisas mudaram quando ele conheceu Thaís Hegman Gomes de Almeida. Eles começaram a namorar e, sob a influência da amada, Jorge se tornou um ótimo aluno.

No quinto ano eles se casaram e nove meses depois nasceu sua primeira filha. Ao se formar, Jorge era o único casado e pai de família. Por isso, ele decidiu trabalhar assim que terminou os estudos, ao invés de começar uma especialização.

Carreira do Dr Jorge Rodrigues

Depois de se formar em medicina, Dr Jorge Rodrigues se mudou com a família para o interior da Bahia. Lá, ele passou três meses atendendo uma população muito pobre. Foi nessa época que descobriu uma amarga verdade sobre a sua profissão: os médicos recebem muito calote e salários atrasados.

Dessa forma, Jorge e a família voltaram para Goiânia. Em busca de uma garantia salarial, ele se inscreveu nas forças armadas. Como Tenente Médico da Força Aérea, Dr Jorge Rodrigues tinha uma rotina militar e médica.

Ele participava da orientação de recrutas, formaturas de militares e, na maior parte do tempo, atuava no hospital da Base. Lá, ele fazia pequenas cirurgias e atendia cardiologia e neurologia. Além disso, era chefe da Junta Médica Militar.

Jorge permaneceu por dois anos e meio nas Forças Armadas. Apesar de ter inicialmente entrado devido à garantia salarial, ele gostou bastante do período em que serviu. Ele gostava sobretudo da hierarquia, organização e respeito que existia por lá, mas a falta de verba destinada às forças armadas o deixava chateado.

Paralelamente, Jorge também trabalhava com UTI. Desse modo, enquanto servia na Força Aérea, ele se especializou e passou a atuar como intensivista – plantonista e depois coordenador. No total foram mais de dez anos trabalhando na UTI.

Neste período, o Dr Jorge Rodrigues notou ter duas outras vocações: saúde mental e ser professor. Foi por isso que ele decidiu fazer uma Especialização em Psiquiatria e psicoterapia no Hospital Sírio Libanês. Posteriormente, passou a atuar nas áreas de UTI e saúde mental.

Pandemia e burnout

Com a pandemia da Covid-19, Dr Jorge Rodrigues deslocou seus esforços para a UTI. Desse modo, com o aumento constante no número de casos, Jorge passou a trabalhar 120 horas por semana.

A rotina era exaustiva; ele fazia longos plantões, prestava atendimento online gratuito na área de psiquiatria, coordenava três UTIs e chegou até a coordenar um Hospital de campanha inteiro no Acre. Teve um dia em que ele teve que dar dez notícias de óbito. O resultado de todo esse esforço foi um burnout grave.

Alguns sintomas de burnout são: fadiga extrema, dispersão e irritabilidade. Geralmente o burnout começa a se instalar devagar, como uma espécie de ansiedade que consome a pessoa. Com o tempo, começam a aparecer os sintomas depressivos, e por fim, a pessoa afunda, sem ânimo e sem vontade de fazer nada.

Se você estiver em um início de burnout, é provável que precise trabalhar na marra. Contudo, o conselho do Dr Jorge Rodrigues é procurar um psiquiatra imediatamente. O tratamento consiste no afastamento do trabalho por um tempo, mudança de rotina, terapia e reinstalação de hábitos alimentares, exercícios e medicação.

Crise

O Dr Jorge Rodrigues possui espondilite anquilosante, uma doença reumatológica que causa dores insuportáveis nas articulações. O burnout e a espondilite anquilosante se juntaram e, depois de um dia particularmente difícil, quando Jorge não conseguiu levantar da cama por causa das terríveis dores, ele tomou uma medida extrema.

Nessa época, ele tomava morfina para as dores. Desesperado para acabar logo com elas, ele tomou um vidro inteiro de morfina para se matar. Ele vomitou muito e boa parte do remédio foi embora. Sua esposa então decidiu interná-lo em uma clínica psiquiátrica.

Durante toda a temporada na clínica, Thaís permaneceu com ele e o ajudou em sua recuperação. Segundo Dr Jorge Rodrigues, sua vida foi salva por duas pessoas: a esposa e o Dr Ítalo Marsili, que cuidou de seu tratamento.

Depois de uma temporada na clínica, o Dr Jorge Rodrigues e a esposa foram viajar pela Europa. Nessa época, Thaís engravidou do quarto filho, José Hegman. Na época eles já tinham a Clara, a Catarina e o Francisco Hegman.

O quarto filho serviu como uma luz na vida de Jorge e fez com que ele abrisse os olhos para a vida. Desse modo, ele voltou a se dedicar à Psiquiatria. Infelizmente, o casal acabou perdendo o filho. Mas, enquanto viveu, José foi essencial para que Jorge pudesse se restabelecer.

Redes sociais do Dr Jorge Rodrigues

Com o objetivo de ajudar as pessoas, o Dr Jorge Rodrigues começou a movimentar suas redes sociais em fevereiro de 2021. Cinco meses depois, ele já alcançava mais de 50 mil pessoas. Dois meses após começar no Instagram, ele também abriu um canal no YouTube.

Especialista em amadurecimento, Dr Jorge Rodrigues fala sobre amadurecimento, ansiedade, depressão, burnout e principalmente sobre relacionamentos. Como ele trata de assuntos que geram muitas discursões, suas redes sociais são consideradas polêmicas.

Sendo assim, apesar de não levantar bandeira nenhuma, apenas explicar alguns conceitos que muitos consideram retrógrados, ele é criticado por relativistas, por socialistas, por conservadores, por tradicionais religiosos e por revolucionários de esquerda.

Em suas redes sociais, Dr Jorge Rodrigues também compartilha seus estudos sobre a forma de pensar do ser humano antes de Descartes. Um desses estudos se refere aos quatro temperamentos e as sete linguagens do amor. Os quatro temperamentos são: terra, fogo, água e ar. Já as linguagens do amor são:

  1. Tempo de qualidade ou presença;
  2. Atos de serviço;
  3. Toque;
  4. Presente;
  5. Palavra de afirmação e motivação;
  6. Surpresa;
  7. Tempo de bolha.

Para aprender como identificar qual o seu temperamento e como as linguagens do amor funcionam, veja o podcast do  Investidor Sardinha, com a participação do Dr Jorge Rodrigues:

Enfim, agora que você conhece a biografia do Dr. Jorge Rodrigues, não deixe de conhecer o outros perfis, como, por exemplo, Lara Brenner: vida, carreira e criação do Expressando Direito

Imagens de Mariana Lomazzi.

John Maynard Keynes: vida e carreira do pai da macroeconomia

Daniel Kahneman: biografia e carreira do Nobel de economia

Jim Simons: quem foi o criador do fundo Medalliou

Anne Werninghaus: quem é essa bilionária brasileira?