Marcos Baroni, quem é? Vida e carreira do Professor Baroni

7 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 48 seg


Marcos Baroni, também conhecido como Professor Baroni, é um dos maiores especialistas em fundos imobiliários do Brasil. Além disso, ele é professor há mais de 20 anos em cursos de graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Professor desde os 16 anos, Marcos Baroni define o papel do professor como um orientador que contribui com o desenvolvimento da sociedade, dentro de uma perspectiva de que possa promover a construção do conhecimento.

Infância de Marcos Baroni

Marcos Baroni, mais conhecido como Professor Baroni, nasceu no dia 08 de novembro de 1978, em Morrinhos, em Goiás. Seus pais são Maria Aparecida Arantes Baroni e Marco Antonio Baroni. Na infância Marcos era um bom aluno e gostava muito de brincar na praça em frente à sua casa. 

Com apenas 16 anos, ele começou a dar aulas em cursos de informática. Em resumo, a irmã do Professor Baroni é formada em computação e os amigos dela iam para a sua casa estudar e Marcos ficava por perto.

Como a sua irmã é mais velha do que ele e o pai deles sempre incentivou o estudo de computação, Marcos também se envolveu com essa área. Nesse contexto, um dos colegas da irmã do Marcos Baroni coordenava um curso de computação e precisava de alguém para dar aulas.

Como ele viu que o Marcos entendia sobre computação e estava preparado para dar aula, ele decidiu chamá-lo para dar aula em uma turma de computação. Marcos gostou bastante da experiência de dar aulas e depois disso, nunca mais deixou de atuar como professor.

Marcos Baroni, quem é? Vida e carreira do professor Baroni

Suno

Carreira

O Professor Baroni se formou na área de TI por meio da Faculdade Objetivo, onde concluiu o curso em 1998. Após a faculdade, ele trabalhou em diversos locais e chegou a atuar em 5 lugares diferentes ao mesmo tempo.

Alguns exemplos de locais que ele trabalhou foram: Byte Center, MegaSisti, Farol Digital, UNIP, Faculdades Objetivo, Unifan, IPOG, Senac, Legado Asset e Suno.

Atualmente ele atua no IPOG como professor de MBA nas áreas de Gestão de Projetos, Processos e Negócios Imobiliários e também na Suno Research, como analista CNPI responsável por fundos imobiliários.

Dessa forma, na Suno o Professor Baroni trabalha diretamente na produção de relatórios, carteiras e do material voltado para as redes sociais. Sendo que a produção de relatórios envolve entrar em contato com gestores e fazer a leitura de relatórios gerenciais, prospectos de ofertas e outros materiais públicos.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários entraram na vida do Professor Baroni quando ele tinha em torno de 30 anos, já tinha um volume de capital bem razoável e gostava da ideia de receber dividendos. Baroni já tinha uma certa independência financeira e queria aplicar seu dinheiro em ativos que proporcionassem renda com recorrência.

Desse modo, ele procurou entender sobre o funcionamento dos fundos imobiliários e passou a investir. Quando o Professor Baroni percebeu que o rendimento mensal dos FIIs é sensacional, já que ele potencializa resultados, ele passou a se envolver cada vez mais com fundos imobiliários.

Marcos Baroni, quem é? Vida e carreira do professor Baroni

Instagram

Com o passar do tempo, o Marcos Baroni passou a ir para São Paulo conhecer e conversar com os gestores dos fundos imobiliários que ele investia. Sendo assim, ele focou cada vez mais os seus estudos em fundos imobiliários, investindo em FIIs e se tornando um especialista no assunto.

O resultado disso é que atualmente o Professor Baroni é um dos maiores especialistas em fundos imobiliários do Brasil. Sendo que praticamente todo o seu capital está alocado em fundos imobiliários e a diversificação da sua carteira é feita entre diferentes tipos de FIIs.

Inclusive, em relação à diversificação, o Professor explica que muitas vezes os investidores confundem diversificação com pulverização da carteira. Para ele, é melhor que o investidor diversifique dentro do seu ciclo de competências, do que invista em várias empresas, cujos negócios não entende.

Por exemplo, como o Professor Baroni é especialista em FIIs e entende muito sobre esse assunto, ele prefere diversificar dentro do seu ciclo de competências. Ou seja, não adianta diversificar por diversificar, o investidor deve entender sobre os ativos que ele adiciona na carteira.

Para as pessoas que pretendem começar a investir em fundos imobiliários, a dica do Professor Baroni é: “Comece. Entenda que os FIIs visam gerar renda passiva e isso deveria ser ensinado a todos os brasileiros. Hoje, há várias formas de se buscar conhecimento e estamos sempre disponíveis.”

Inclusive, dentre as formas de buscar conhecimento, estão os dois livros do Professor Baroni sobre fundos imobiliários:

1- Guia Suno Fundos Imobiliários de Marcos Baroni e Danilo Bastos: Este livro usa alguns artigos escritos pelo Professor Baroni para o site da Suno na seção Fiikipedia. Sendo que os artigos possuem analogias para explicar alguns termos importantes do mercado de capitais como, por exemplo, gestão de carteira e inflação

Enjoei

2- 101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários de Marcos Baroni e Jean Tosetto: Como o próprio nome do livro indica, esta é uma obra em formato de perguntas e respostas, onde são abordados diferentes assuntos relacionados com os investimentos em FIIs.

O livro é voltado tanto para os investidores que estão começando a investir em fundos imobiliários, quanto para os investidores que já aplicam em FIIs, mas que desejam relembrar ou adquirir novos conhecimentos. 

Canal Professor Baroni

O canal no YouTube Professor Baroni foi criado pela Suno, em meados de 2019. O canal focado em fundos imobiliários, conta atualmente com mais de 131 mil inscritos. Dentre as temáticas abordadas pelo professor estão:

  • Comparação de fundos imobiliários;
  • Como calcular indicadores de FIIs como o Dividend Yield, por exemplo;
  • Análise de fundos imobiliários;
  • A relação das variações da taxa Selic e os fundos imobiliários;
  • Rentabilidade de FIIs.

Enfim, como um estudioso dos FIIs, o Professor Baroni aborda os mais diversos assuntos relacionados aos fundos imobiliários e ensina os inscritos a analisar e montar uma carteira de FIIs. O feedback recebido pelo Professor tem sido positivo, já que como trata-se de um conteúdo especializado, os inscritos gostam bastante.

Agora que você conhece um pouco da vida, carreira e investimentos do Professor Baroni, assista ao podcast do Investidor Sardinha, onde ele foi convidado e entenda mais sobre diversificação, fundos imobiliários e sobre o mercado imobiliário no Brasil:

Além da biografia do Professor Baroni, existem algumas outras biografias aqui no site que podem te interessar como, por exemplo: Nathalia Arcuri, Cristiana Arcangeli, Luiza Helena Trajano e Raul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações

Fontes: Entrevista exclusiva, iSardinha Podcash

Imagens: Suno, Buildings, Instagram e Enjoei