Lara Brenner: vida, carreira e criação do Expressando Direito

20 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 43 seg


Lara Brenner é a fundadora do Expressando Direito, um curso que visa ensinar português jurídico para os profissionais da área de Direito.

A ideia do curso surgiu quando Lara notou que os profissionais tinham muitas dificuldades na Língua Portuguesa, sendo este o instrumento básico da profissão.

Dessa maneira, ela oferece um curso completo, que  ensina os profissionais a escrever com clareza; deixando totalmente de lado a típica linguagem embromada do Direito, que dificulta a compreensão até mesmo entre os próprios profissionais.

Infância e estudos de Lara Brenner

Lara Brenner da Rocha Vasconcelos Queiroz nasceu em um sábado, no dia 15 de fevereiro de 1989, em Goiânia, a capital de Goiás. Seus pais são a médica Kátia Brenner e o advogado Mário Vasconcelos. Na infância Lara era estudiosa e obediente. Além disso, tinha como objetivo se tornar médica ou juíza.

Já na adolescência, o sonho passou a ser jornalista ou diplomata. Porém, quando chegou a hora de escolher o curso superior, sem saber muito bem o que queria e influenciada pelos pais e professores, ela escolheu o curso de Direito.

Os professores notaram que Lara se destacava em humanas, e por essa razão acreditaram que o Direito seria uma boa escolha para a jovem. Por outro lado, os pais desejavam que a filha estudasse Direito e fizesse concurso, por causa da estabilidade.

Como estudar Direito parecia um plano adulto e seguro, Lara escolheu o curso e se formou em 2013, pela PUC-GO. No fundo, ela sabia que não tinha inclinação para o Direito. Entretanto, como ainda não sabia o que queria fazer da vida, e o Direito tinha um ar promissor, ela ficou na área.

Após se formar, ela atuou por um tempo nessa área. Mas depois passou a ser professora de redação e de português. Ao perceber uma demanda por português jurídico, ela criou o Expressando Direto. Atualmente, Lara Benner tem uma parceria com o Brasil Paralelo, uma empresa multimídia, onde dá aulas de português.

Carreira de Lara Brenner

Depois de se formar em Direito, Lara exerceu a profissão em três escritórios diferentes: Felicíssimo Sena, Gualberto e Bastos e Ovídio Martins. Ela ficou um ano em cada escritório, exercendo diferentes funções com o intuito de se encontrar no Direito.

Além de advogar, Lara também fez pós-graduação em Direito Eleitoral, na UFG, e Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas, Esp. Apesar de sempre ficar esperançosa quando mudava de escritório, Lara notou que advogar, de fato, não era o que ela queria fazer da vida.

Neste momento, ela teve uma importante revelação: apesar de inicialmente exercer funções diferentes em cada escritório que trabalhou, com o passar do tempo ela sempre se tornava responsável por corrigir peças, que tinham muitos desvios normativos de português.

Foi assim que Lara começou a notar que o português estava chamando mais alto do que o Direito. Verdade seja dita, Lara não aguentava mais advogar, já que ela não tinha gosto pela profissão.

Com o incentivo do namorado Fernando Bueno Santos (que agora é marido), ela pediu demissão do emprego. Depois disso, começou a dar aulas particulares de português para adolescentes e adultos. Além disso, Lara passou a deixar currículo em vários colégios de ensino médio.

Em um deles, onde ela mesmo tinha estudado, surgiu uma oportunidade para trabalhar como professora de redação. Em resumo, a professora do colégio estava saindo da licença-maternidade e eles precisavam que alguém assumisse a vaga em duas semanas.

Professora no ensino médio

Lara Brenner teve duas semanas para mergulhar fundo nos estudos e se preparar para ser professora de Redação. Sem perder tempo, ela se matriculou em uma pós-graduação com docência em Letras, na Faespe. Isso foi essencial para que ela pudesse atuar legalmente em sala de aula, já que a sua formação era em Direito.

Sendo assim, no mês de outubro, Lara assumiu as aulas de redação. Ela adorou a experiência como professora. Mas achou que o ensino dessa disciplina era muito engessado, já que devia se encaixar no formato de redação para o vestibular.

Os alunos também gostaram muito da nova professora, notícia que se espalhou para outras escolas. Desse modo, quando a professora de Redação voltou da licença maternidade, Lara assumiu outra vaga na mesma escola. No ano seguinte, ela já estava dando aula em duas escolas.

Dois anos depois, já era docente em quatro escolas. Além disso, no meio da trajetória, ela acabou trocando Redação por Língua Portuguesa. O tempo que passou dando aula no ensino médio foi fundamental para que ela desenvolvesse didática de ensino e sistematizasse o conhecimento em sua cabeça.

Por fim, depois de cinco anos dando aulas no ensino médio, Lara Brenner notou que a demanda pela Língua Portuguesa entre os profissionais do Direito era enorme. Foi assim que ela começou a pensar no Expressando Direito.

Expressando Direito

Após cinco anos como professora, Lara começou a sentir vontade de entrar para o mercado digital. Primeiramente, ela passou a movimentar profissionalmente sua conta no Instagram. Pouco depois, notou que os profissionais do Direito estavam desesperados para melhorar o domínio da Língua Portuguesa.

Lara chegou a essa conclusão porque diariamente recebia inúmeras dúvidas dos profissionais. O próximo passo foi fazer um levantamento de quais eram as principais dificuldades dos profissionais de Direito.

Depois disso, ela digitou no Google “português jurídico” e analisou quais os cursos estavam sendo oferecidos. No resultado da pesquisa apareceram pós-graduações (particular com duração de dois anos), alguns cursos curtos (que entregavam pouco conteúdo) e alguns cursos excessivamente formais.

Com isso, ela notou qual o diferencial que seu produto teria: conteúdo profundo e com linguagem de fácil entendimento.

Em outras palavras, Lara Brenner percebeu que, ao aliar a didática do ensino médio com a sua formação em direito e pós em português, ela poderia ensinar português jurídico para os advogados.

Didática do curso

O Expressando Direito foi criado para ser um curso prático. Portanto, ele envolve todos os conceitos da gramática normativa. No entanto, foi feita uma seleção do que os profissionais do Direito precisam para a redação das peças.

Apesar da Lara e seu pai (sócio e professor do Expressando Direito), usarem algumas nomenclaturas técnicas, elas sempre são acompanhadas de explicações claras.

Ou seja, diferente dos cursos com advogados que falam tão embromados que até mesmo os profissionais têm dificuldades em entender o conteúdo, o curso da Lara foi criado para facilitar o entendimento da língua.

Além de trabalhar temas como concordância, regência, crase, coesão e coerência, clareza e precisão, que são algumas das principais dúvidas dos profissionais, o curso também aborda alguns vícios comuns da redação jurídica, como, por exemplo, prolixidade e falta de clareza.

Enfim, com o objetivo de dar segurança e autonomia para os profissionais, o curso possui 40 horas de conteúdo, 6 módulos bônus, exercícios sobre os conteúdos abordados, e-books e lives exclusivas para os alunos.

No final do curso, o profissional do Direito, cuja ferramenta básica de trabalho é a língua, passa a ser senhor da própria comunicação.

Vida pessoal de Lara Brenner

Lara Brenner gosta de tomar um bom vinho com o esposo e os amigos. Curte bater um papo, sem se preocupar com as horas, e de comemorar todas as pequenas vitórias do dia a dia. Como católica, ela gosta de ir à missa e entregar nas mãos de Deus suas angústias e pedir para ser um instrumento da Sua vontade.

Lara também gosta de tocar piano, desenhar, fazer musculação, comprar roupas, viajar e descobrir lugares inusitados. Adora abrir vários livros, e junto com uma boa xícara de café, se dedicar completamente a uma pesquisa ou escrita de um artigo. Amante da leitura e de filmes surpreendentes, Lara indica, sobretudo, os seguintes filmes:

  • Sociedade dos poetas mortos
  • A vida é bela
  • Whiplash
  • O leitor
  • A pele que habito
  • todos os filmes do Woody Allen

em relação aos livros, Lara gosta muito das seguintes obras:

  • Livro do desassossego de Fernando Pessoa;
  • A louca da casa de Rosa Montero;
  • 1984 de George Orwell;
  • 12 Regras para a vida de Jordan Peterson;
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.

Fontes: Investidor Sardinha e entrevista exclusiva

Imagens de Tadeu Nunó