John Mars: biliário um dos herdeiros do grupo Mars

22 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 9 seg


John Mars é um dos herdeiros da Mars, a maior produtora de doces do mundo. Sendo que a empresa Mars é uma das maiores companhias de capital fechado dos EUA.

Quem é John Mars

John Mars é um dos herdeiros da maior produtora de doces do mundo, a Mars. Ele é neto de Frank Mars, o fundador da empresa que hoje é uma das maiores empresas de capital fechado dos EUA.

Além do foco na fabricação de doces, a Mars também atua na fabricação de vários tipos de alimentos e ração para animais de estimação.

Como é um dos herdeiros da maior produtora de doces do planeta, John Mars está na lista de pessoas mais ricas do mundo. Sendo assim, no ranking da Forbes 2021, ele ocupava a 48ª posição na lista.

Alguns anos antes, em 2019 John dividia a 33º posição de pessoa mais rica do mundo com a sua irmã, Jacqueline Mars. Sendo que Jacqueline também teve um papel fundamental no crescimento da empresa.

John Mars é um grande apoiador do Smithsonian Institution, localizado em Washington, nos EUA. Em síntese, a instituição é o maior complexo de museus, pesquisa e educação do mundo.

John Mars, que é graduado em engenharia pela Yale University. Sendo que ele atuou como presidente de desenvolvimento da Mars até 2017.

Além disso, John foi presidente do conselho administrativo e vice-presidente da Mars.

Vale destacar que John Mars é uma pessoa bem discreta. Inclusive, em edições anteriores do ranking da Forbes, a revista não conseguiu imagens dele para usar.

Uma curiosidade é que, em 2015, a Rainha Elizabeth II concedeu a John Mars um título de cavaleiro honorário no Castelo de Windsor.

Trajetória de John Mars

John Franklyn Mars nasceu dia 15 de outubro de 1935, em Arlington, Virgínia, nos EUA.

Por outro lado, a empresa Mars teve início em 1911 com uma produção caseira. Depois da morte de Frank, ela ficou sob a responsabilidade de Forrest, o seu único filho e pai de John e Jacqueline.

Quando assumiu a empresa, Forrest investiu no aumento das opções de produtos oferecidos pela empresa e expandiu os negócios.

Já em 1969, Forrest optou por deixar a presidência da empresa. Com isso, o controle da Mars foi para os seus dois filhos mais velhos, John e Forrest Jr (morto em 2016).

Mesmo que você não conheça a empresa Mars, certamente você conhece e, provavelmente, já comeu algum dos doces da companhia.

Por exemplo, dentre as principais marcas da Mars, podemos citar: Skittles, Snickers, TwixM&M. Além disso, a empresa também é dona de marcas famosas voltadas para animais de estimação, tais como Pedigree e Whiskas.

Além de ser a maior produtora de doces do mundo, a Mars é ainda uma das cinco maiores empresas de capital privado dos Estados Unidos.

Para você ter uma ideia, a companhia emprega mais de 70 mil pessoas no mundo. Sendo que, em 2017, o grupo teve uma receita de mais de US$ 35 bilhões.

Atuação da empresa

No Sul do Brasil, a Mars atua com a produção de arroz instantâneo. Em contrapartida, no nordeste o foco da empresa está nos testes sobre novas maneiras de usar o cacau.

Essa pesquisa se justifica pelo fato de que o cacau é a matéria-prima para vários tipos de doces. Dessa forma, em entrevista para o Uol Economia, Filipe Fonseca, presidente da filial brasileira, explicou:

“A Mars tem um centro de pesquisa de cacau no sul da Bahia, para estudar tecnologia, cultivo, espécies existentes e produtividade.

A gente trabalha com técnicas de produtividade com os agricultores, e essas técnicas a gente exporta para todo o mundo”.

Por outro lado, nos EUA, a Mars passou a atuar no ramo de hospitais veterinários em 2017, ao comprar a rede VCA por US$ 7,6 bilhões.

Enfim, gostou de conhecer a biografia de John Mars? Então aproveite para conhecer outras biografias. Por exemplo, com a biografia de Caito Maia você pode descobrir como foi a criação da Chilli Beans.

Em contrapartida, com a biografia de Peter Lynch você pode conferir algumas dicas de investimentos. Por fim, com a biografia de Luiza Helena Trajano, você pode conferir como ela expandiu a atuação da Magazine Luiza.

Fonte: Suno.