Caito Maia: conheça a biografia do fundador da Chilli Beans

26 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 35 seg


Caito Maia é o fundador da Chilli Beans. Sendo que ela é a maior marca de lojas de óculos de sol da América Latina.

Antônio Caito Maia Gomes Pereira nasceu na Granja Viana, município da Grande São Paulo, em 1969. O seu pai era músico e dava aulas de piano. Sendo assim, desde novo Caito queria ser um rock star.

Desse modo, ele juntou dinheiro e foi estudar música nos Estados Unidos. Enquanto estudava fora, Caito veio para o Brasil algumas vezes.

Sempre que vinha, trazia consigo vários óculos de sol para vender para os amigos e pessoas próximas. Sendo assim, paralela a sua carreira na música, Caito continuou vendendo óculos quando vinha ao Brasil.

No entanto, como a sua banda não decolou, ele passou a focar na venda de óculos. Com o passar do tempo, surgiu a Chilli Beans, que hoje é líder em seu setor de atuação.

Além disso, Caito Maia é um dos jurados no famoso programa Shark Tank Brasil, onde analisa negócios e decide se vai ou não investir neles.

Quem é Caito Maia?

Caito Maia é o fundador da Chilli Beans, empresa líder em óculos no Brasil e com lojas em vários países. Sendo que a empresa gera mais de 3.500 empregos e tem um faturamento de R$ 700 milhões por ano.

Em resumo, a Chilli Beans surgiu a partir da experiência de Caito ao ir para os Estados Unidos. Ao retornar, ele decidiu revender óculos e, com o passar do tempo, surgiu a Chilli Beans.

Hoje em dia, a Chilli Beans é líder de mercado e conta com mais de 800 franquias no mercado.

Além disso, Caito é um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil. Ou seja, ele é um dos jurados que avaliam as propostas de negócios e decidem investir ou não neles.

Formação e carreira de Caito Maia

Com o sonho de ser músico, Caito Maia foi estudar música nos Estados Unidos quando tinha 18 anos de idade. Nos EUA, ele fez um curso de verão na Faculdade de Música Berkeley, em Boston.

Durante o tempo em que morou fora, ele veio ao Brasil algumas vezes. Dessa forma, ele trazia consigo vários óculos de sol para vender para os amigos e pessoas próximas.

Em relação a sua carreira na música, ele chegou a ser vocalista e guitarrista de uma banda de rock chamada Las ticas tienen fuego.

Além disso, a banda chegou a fazer turnês pelo Brasil e foi indicada para uma das categorias do prêmio Vídeo Music Brasil, da MTV.

1- Chilli Beans

Enquanto fazia parte da banda, Caito não deixava de lado a venda de óculos. Como a banda não decolou, ele passou a focar apenas nos negócios.

Dessa forma, ele abriu a sua primeira loja de óculos. A empresa se chamava Blue Velvet e era uma atacadista com um bom volume de vendas.

Apesar das boas vendas, a empresa não gerava caixa. Dessa forma, depois de alguns calotes, Caito Maia teve que fechar a companhia.

Como sobraram óculos da empresa, ele montou um quiosque de vendas no mercado Mundo Mix, um evento em São Paulo que vende roupas e acessórios e assim nasceu a Chilli Beans em 1997.

Posteriormente, em 2000, Caito Maia abriu um quiosque de vendas da Chilli Beans no Shopping Villa-Lobos, em São Paulo.

Já em 2002, Caito abriu a primeira loja de grife de óculos no shopping Ibirapuera.

Com o passar do tempo, a empresa expandiu sua atuação para o exterior. Sendo que a primeira unidade internacional foi em Portugal.

Depois disso, foi aberta uma loja nos EUA. Em 2006 o portfólio da empresa aumentou. Sendo assim, a Chilli Beans passou a vender também relógios e alguns outros acessórios. 

Em 2012, Caito vendeu aproximadamente 30% da Chilli Beans para o grupo Gavea por R$ 100 milhões. Entretanto, em 2018 Caito comprou de volta os 30% e ficou com 100% da empresa.

Caso você esteja curioso em relação ao valor da fortuna de Caito Maia, saiba que não existem números exatos. Contudo, o fato é que ele é dono de 100% da Chilli Beans, que é uma empresa que vale bilhões de reais.

Com o seu sucesso excepcional, a Chilli Beans se tornou case de estudo em Harvard 3 vezes. A empresa também recebeu alguns prêmios, alguns deles foram:

  • Melhor loja de inovação do mundo, pelo Retail Design Institute, em 2012;

  • Melhor franquia do país, pela Associação Brasileira de Franquias, em 2015;

  • Os mais importantes do varejo, pelo Grupo Padrão, em 2015.

2- Shark Tank Brasil

Além da atuação na Chilli Beans, Caito também faz parte do programa Shark Tank Brasil. Desse modo, ele é um dos tubarões, isto é, jurados do reality sobre empreendedorismo.

Em resumo, no programa os empreendedores apresentam suas ideias de negócio e tentam convencer um dos tubarões a investir e se tornar sócio da empresa.

O programa conta com vários outros nomes de peso, tais como Camila Farani, José Semenzato e João Apolinário.

12 aprendizados de Caito Maia

Algumas dicas de Caito Maia para os empreendedores poderem crescer, mesmo em meio à crise são:

1- Fidelize o cliente

Encontre uma forma de fazer o seu cliente sempre voltar a consumir o seu produto. Além disso, você pode atrair seu público contando histórias.

2- Tenha proximidade com o seu time

Para Caito Maia, o empresário deve estar próximo ao seu time para que a equipe se mantenha motivada. Sendo que é essencial manter o time motivado e alinhado.

3- Ame o que faz

As chances da empresa ter sucesso são bem maiores se você ama e se dedica ao negócio.

4- Profissionais com diferentes perfis

Contrate profissionais com diferentes perfis na sua empresa. Isso é muito importante, pois assim você consegue atender a diferentes perfis de público.

5- Reduza os custos

Sempre busque formas de diminuir os custos e despesas.

6- Coloque a mão na massa

Os momentos de dificuldade sempre vão existir. Mas é preciso trabalhar duro para superá-los.

7- Conheça seus clientes

saiba o que o cliente quer para que você saiba o que vender.

8- Esteja atento a novas oportunidades

Fique de olho no que está acontecendo no Brasil e no mundo, para que você possa aproveitar novas oportunidades quando elas surgirem.

10- Metas alcançáveis

Estabeleça metas alcançáveis para a sua equipe. Definir metas inatingíveis pode frustrar o time e causar desânimo quando não for cumprida.

11- Saiba o bolso de cada cliente

É preciso saber o quanto o seu cliente está disposto a gastar. Isso ajuda a definir os preços e margens.

12- Use a tecnologia a seu favor

Por fim, não deixe de usar o que a tecnologia oferece para melhorar a atuação da sua empresa. Ou seja, esteja disposto a extrair o melhor da tecnologia para o seu negócio.

Livro de Caito Maia

Em 2018, Caito Maia publicou um livro em parceria com o jornalista e especialista em propaganda Rodolfo Araújo. O nome da obra é: E se colocar Pimenta? A história da marca mais quente do Brasil.

No livro, Caito conta a história da marca e faz uma análise das suas estratégias e modelo de negócios. A obra fala ainda sobre a missão, visão e valores da Chilli Beans.

Ou seja, o livro não conta apenas a história da empresa, ele também é uma aula de empreendedorismo, construção de marca e mindset.

Frases de Caito Maia

Por fim, algumas frases marcantes de Caito Maia são:

  • “Na dificuldade aprendemos, nos preparamos e nos ajustamos”.

  • “Eu não sou um cara talentoso, mas sou disciplinado”.

  • “Um profissional pode ter talento, mas sem disciplina não se atinge o sucesso”.

  • “Não tinha formação acadêmica. As pessoas me perguntam se fez falta. Fez, sim senhor. Adoraria ter feito uma faculdade de Administração. Como solucionei isso? Contratando”.

  • “Não importa o tamanho do seu negócio, se você não conhece-lo a fundo, ele não terá transformação.”

  • “A gente não vende óculos. A gente vende Chilli Beans.”

LEIA MAIS

Stéphanie Fleury, quem é? Trajetória e criação da carteira virtual DinDin

Alice Walton, quem é? Carreira e filantropia da mulher mais rica do mundo

Jorge Paulo Lemann, quem é? Vida, carreira e curiosidades do bilionário

João Roberto Marinho, quem é? Trajetória e gestão do grupo Globo

Nathalia Arcuri – História da investidora, dicas de livros e canal Me Poupe!

Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

Larry Ellison, quem é? Trajetória e fundação da Oracle Corporation

Fontes: Suno, Conta azul e, por fim, Tc.

Bibliografia

  • Caito Maia, CEO da Chilli Beans e empreendedor de sucesso. TC. Acesso em 27 de dezembro de 2022.