Mark Zuckerberg: biografia e carreira do fundador do Facebook

23 de novembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 56 seg


Mark Zuckerberg é um desenvolvedor e empresário estadunidense, mais conhecido por ser um dos fundadores da rede social Facebook.

Zuckerberg nasceu 1984, e começou a criar os códigos do Facebook com 19 anos, quando estudava em Harvard. Desde a infância, já gostava do mundo da computação e desenvolvia aplicativos para a família. 

Inicialmente, o Facebook foi criado para ser um meio de comunicação entre os estudantes de Harvard. Contudo, o aplicativo se desenvolveu e se transformou numa rede social global com bilhões de usuários. Hoje, é uma das maiores Big Techs do mundo, dona do WhatsApp e Instagram. 

Saiba mais sobre Mark Zuckerberg, um dos homens mais ricos do mundo, abaixo.

Quem é Mark Zuckerberg?

Mark Elliot Zuckerberg é um magnata, empresário e filantropo norte-americano. Ele é famoso por cofundar o site de mídia social Facebook e sua empresa-mãe, Meta Platforms (anteriormente Facebook, Inc.), da qual é presidente, diretor executivo e acionista controlador.

Zuckerberg lançou o Facebook em 2004 com seus colegas da Universidade de Harvard, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. O Facebook expandiu-se rapidamente, alcançando um bilhão de usuários até 2012.

Além do Facebook, a Meta Platforms também é proprietária de outras plataformas de mídia social populares, como Instagram e WhatsApp.

Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan anunciaram que doariam a maior parte de sua riqueza ao longo de suas vidas para “fazer avançar o potencial humano e promover a igualdade”. Em dezembro de 2015, eles anunciaram que doariam 99% de suas ações do Facebook (no valor de cerca de 45 bilhões de dólares na época) para a Iniciativa Zuckerberg Chan.

De acordo com a Forbes, o patrimônio de Mark Zuckerberg chega a US$ 109,1 bilhões em 2023.

Infância e juventude

Mark Zuckerberg nasceu em 14 de maio de 1984, na cidade de White Plains, Nova York. Seus pais, Edward e Karen Zuckerberg, eram dentistas. Zuckerberg tem duas irmãs mais velhas, Randi e Donna, e um irmão mais novo, Ari. Ele foi criado em uma família judia e foi educado na tradição judaica.

O jovem Zuckerberg começou a programar aos 12 anos de idade, quando recebeu um computador como presente de Natal. Ele criou um jogo de batalha naval para seus amigos e também criou um programa de mensagens instantâneas para a escola.

Durante a infância, Mark recebeu de presente de seu pai um livro de programação chamado “C + + para leigos”, que o fez se interessar instantaneamente por programação. Ainda em sua juventude, ele criou um sistema de comunicação chamado “Zucknet”, que seu pai adotou como meio de comunicação de sua clínica odontológica.

Ele frequentou a Escola Primária Ardsley e, mais tarde, a Escola Preparatória Phillips Exeter Academy. Em 2002, Zuckerberg se matriculou na Universidade de Harvard, onde estudou ciência da computação.

Em 2004, ele criou o Facebook com seus colegas de quarto, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. O Facebook se tornou rapidamente um sucesso e, em pouco tempo, expandiu-se para outras universidades.

Quando o Facebook começou a decolar, Zuckerberg estava no segundo ano da graduação. Ele abandonou a universidade e se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia. Embora não tenha se formado pela instituição, Zuckerberg chegou a receber um diploma honorário doze anos depois de deixar Harvard, quando foi convidado para discursar na cerimônia de formatura da turma de 2016.

Vida pessoal atualmente

Mark Zuckerberg é casado com Priscilla Chan, uma médica que ele conheceu durante seus anos em Harvard. Eles se casaram em 2012 e têm três filhas. Juntos, o casal desenvolveu o projeto Chan Zuckerberg (CZI), através do qual prometeram doar 99% de sua fortuna para causas sociais ao longo dos anos.

Zuckerberg é atualmente o dono da Meta, empresa responsável por redes sociais como o Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads. Ele é um dos empresários mais jovens deste meio e acumula uma fortuna de mais de 130 bilhões de dólares.

Ele e sua família residem em Palo Alto, Califórnia. Apesar de sua imensa riqueza e influência, Zuckerberg é conhecido por levar um estilo de vida relativamente simples. Ele é conhecido por usar camisetas cinzas simples e dirigir carros modestos.

Carreira de Mark Zuckerberg

Formação

Mark Zuckerberg nasceu em White Plains, Nova York. Ele desenvolveu um interesse por programação desde cedo. Durante sua infância, Mark recebeu de presente de seu pai um livro de programação chamado “C + + para leigos”, que o fez se interessar instantaneamente por programação.

Ele frequentou a Escola Primária Ardsley e, mais tarde, a Escola Preparatória Phillips Exeter Academy. Em 2002, Zuckerberg se matriculou na Universidade de Harvard, onde estudou ciência da computação.

Embora não tenha se formado pela instituição, Zuckerberg chegou a receber um diploma honorário doze anos depois de deixar Harvard, quando foi convidado para discursar na cerimônia de formatura da turma de 2016.

Primeiras Programações

Zuckerberg começou a programar aos 12 anos de idade, quando recebeu um computador como presente de Natal. Ele criou um jogo de batalha naval para seus amigos e também criou um programa de mensagens instantâneas para a escola.

Ainda em sua juventude, ele criou um sistema de comunicação chamado “Zucknet”, que seu pai adotou como meio de comunicação de sua clínica odontológica.

Facebook

Em 2004, Zuckerberg cofundou o Facebook com seus colegas da Universidade de Harvard, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. O Facebook expandiu-se rapidamente, alcançando um bilhão de usuários até 2012.

Quando o Facebook começou a decolar, Zuckerberg estava no segundo ano da graduação. Ele abandonou a universidade e se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia.

Polêmicas

Em 2018, Mark Zuckerberg foi convocado ao Congresso americano para responder sobre um escândalo de coleta e uso indevido de dados de usuários do Facebook por uma empresa de consultoria. Durante a sabatina, o empresário enfrentou questionamentos sobre como os dados de pelo menos 87 milhões de usuários do Facebook foram parar na empresa britânica Cambridge Analytica, que trabalhou para a campanha eleitoral de Donald Trump em 2016.

Além disso, Zuckerberg também teve que explicar como o Facebook obtém dados dos chamados “perfis sombra”, que são informações coletadas sobre pessoas que não estão registradas ma plataforma. Ele admitiu que, para “fins de segurança”, o Facebook coleta informações sobre pessoas que não se registraram no site.

Esses eventos levaram a um maior escrutínio sobre as práticas de privacidade do Facebook e outras grandes empresas de tecnologia.

Aquisições de Apps

Zuckerberg e o Facebook fizeram várias aquisições notáveis ao longo dos anos. Em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram.

Em 2014, o Facebook comprou o aplicativo de mensagens WhatsApp por 19 bilhões de dólares. Essas aquisições ajudaram a expandir ainda mais o alcance e a influência do Facebook na esfera das mídias sociais.

Filantropia de Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg também realizou contribuições significativas para a filantropia. Ele e sua esposa, Priscilla Chan, lançaram a Chan Zuckerberg Initiative (CZI), uma organização que tem como objetivo “avançar o potencial humano e promover a igualdade”. Eles anunciaram que doariam 99% de suas ações no Facebook durante suas vidas para a Iniciativa Zuckerberg Chan.

A Chan Zuckerberg Initiative é uma empresa de responsabilidade limitada (LLC), o que dá a Zuckerberg e Chan mais flexibilidade para investir em empresas sociais com fins lucrativos e também apoiar causas políticas. Isso porque uma LLC possui menos regras do que uma fundação tradicional.

A CZI tem se concentrado em lutar contra doenças, melhorar a educação e conectar pessoas através da Internet. Além disso, Zuckerberg é um defensor ativo da reforma da educação e da imigração.

  • Leia mais: Agora que você conhece o dono da Meta, que tal conhecer outro dos bilionários das Big Tech? Conheça Jeff Bezos, o dono da Amazon.

Fontes: G4 Educação, eBiografia, Infomoney, Genial, Suno, Canaltech