Investimentos responsáveis, o que são? Definição, critérios e como investir

14 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 35 seg


Os investimentos responsáveis são caracterizados por serem ativos de empresas que se preocupam em causar impactos positivos na sociedade, no meio ambiente e com boas práticas governamentais.

Portanto, os investidores que optam por essas empresas estão preocupados não apenas com os preços das ações, mas também em saber como essas empresas tratam seus funcionários, como fazem a gestão de resíduos e se possuem uma administração transparente.

A quantidade de investidores preocupados em apoiar empresas que se preocupam em contribuir com o futuro da humanidade vem crescendo, o que significa que, a longo prazo, os ativos das empresas sustentáveis podem se valorizar.

O que são investimentos responsáveis

Os investimentos responsáveis são aqueles que levam em consideração as práticas da empresa em relação aos aspectos sociais, meio ambiente e governança corporativa. Em outras palavras, tratam-se de investimentos sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e governamental das empresas.  

Investimentos responsáveis, o que são? Definição, critérios e como investir

Euractiv

Dessa maneira, o investidor não está preocupado apenas em saber se as ações estão caras ou baratas, mas também considera como essa empresa impacta o meio social, ambiental e se ela preza por uma transparência e responsabilidade governamental. 

Em síntese, ao optar por aplicar em empresas que se preocupam com os impactos que causam, o investidor não apenas contribui para que a quantidade de empresas responsáveis cresçam, como também contribui para resultados melhores no futuro da humanidade.

Critérios

Existe uma série de critérios para determinar se os ativos de uma empresa se enquadram na categoria de investimentos responsáveis. A principal forma de identificar é por meio do ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, que traduzindo significa Ambiental, Social e Governança Corporativa. De acordo com esses três pilares, podemos averiguar se uma empresa é sustentável:

1- Ambiental: Neste quesito, o investidor deve averiguar se a empresa se preocupa com temáticas como o desmatamento, aquecimento global, gestão de resíduos e poluição da água e do ar.

2- Social: Já na questão social, a empresa deve se preocupar com seus colaboradores e com a sociedade. Desse modo, algumas práticas, como diversidade e respeito às leis trabalhistas, devem fazer parte da cultura da organização.

Investimentos responsáveis, o que são? Definição, critérios e como investir

Meratings

3- Governança: Por fim, no critério governança, é preciso observar todo o sistema de governança das empresas em relação à sua conduta corporativa, estrutura de auditoria e a existência de canais de denúncia.

O ideal para serem considerados como investimentos responsáveis, é que as empresas apresentem excelência nos três critérios. Porém, muitas vezes, a empresa se destaca em apenas um ou dois. Logo, é importante que o investidor determine qual critério é mais importante para ele e qual o grau mínimo de excelência ele aceita nos demais requisitos.

O ESG pode ser usado também para comparar empresas e determinar qual a mais responsável. Entretanto, é importante que essa comparação seja feita entre empresas do mesmo setor. Afinal de contas, os impactos causados por elas variam de acordo com a atividade exercida. Por exemplo, uma empresa de energia causa um impacto completamente diferente que uma empresa de tecnologia.

Vantagens

A principal vantagem de se realizar investimentos responsáveis, é a contribuição com a sociedade. Dessa forma, quanto mais investidores se preocuparem com os impactos positivos das companhias, mais as empresas se sentirão no dever de contribuir com a sociedade. Portanto, temos como vantagem primária a contribuição para o bem-estar social.

Environment journal

Em resumo, quanto mais as práticas sustentáveis forem difundidas, mais empresas sustentáveis surgem e, consequentemente, mais as práticas de bons relacionamentos com os funcionários, preocupação com o meio ambiente e boas práticas governamentais se difundem.

Por fim, temos ainda a vantagem de que a opção de realizar investimentos responsáveis está crescendo. Isso significa que os ativos dessas empresas podem se valorizar no longo prazo.

Contudo, independente da empresa ser sustentável, os investidores devem analisar as suas ações antes de investir. Dessa maneira, você pode, por exemplo, analisar as empresas e determinar quais são sustentáveis e depois submetê-las à análise fundamentalista.

Como realizar investimentos responsáveis

Existem algumas alternativas para realizar investimentos responsáveis. Dentre elas, a mais prática, é aplicar em fundos ESG. No entanto, você pode aplicar também por meio de ETFs – Exchange-Traded Fund, ou individualmente.

Na opção de fundos ESG, o gestor é o responsável por analisar quais empresas possuem altos índices de ESG e quais trazem um bom retorno financeiro. Ou seja, o papel do gestor é encontrar investimentos responsáveis, que sejam sustentáveis e rentáveis ao mesmo tempo.

Fdr

Sendo assim, se você optar por investir sozinho, a função de encontrar investimentos responsáveis e rentáveis será sua. A outra opção é aplicar em ETFs que sigam índices de sustentabilidade, como o Índice Carbono Eficiente ou o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Enfim, agora que você sabe quais os critérios e vantagens de optar por investimentos responsáveis, aproveite para conhecer sobre os Green bonds, o que são? Como funcionam, origem, tipos e como investir.

Fontes: Suno, Nubank e Infomoney

Imagens: Exame, Meratings, Environment journal, Euractiv e Fdr