Eduardo Saverin: o bilionário brasileiro e co-fundador do Facebook

Eduardo Saverin foi um dos fundadores do Facebook, com Mark Zuckerberg. Atualmente ele está a frente do B Capital Group. Conheça sua vida.

15 de outubro de 2020 - por Jaíne Jehniffer


Eduardo Saverin foi um dos colegas de Mark Zuckerberg que ajudou na criação do Facebook. Pouco tempo depois de criarem a empresa juntos, em uma jogada estratégica, Zuckerberg reduziu a participação acionária de Saverin e os conflitos entre os fundadores começaram. 

Saverin ficou famoso depois de lançar o filme A Rede Social, no qual revelava como era a convivência de Zuckerberg com os demais fundadores da empresa. É claro que a história foi romanceada, mas traz em sua essência as desavenças entre as duas primeiras pessoas a acreditarem no sucesso do Facebook.

Atualmente, Saverin vive em Singapura, onde é um dos fundadores de um fundo de investimentos de alto risco. A mudança dos Estados Unidos para Singapura foi polêmica e existe a suspeita de que ele estava tentando evitar pagar milhões em impostos.

Saiba mais sobre esse brasileiro que ajudou a funda o Facebook, Eduardo Saverin, na matéria a seguir.

Quem é Eduardo Saverin?

Eduardo Saverin é um bilionário brasileiro que vive em Sinagapura. Ele foi um dos cofundadores do Facebook, juntamente com Mark Zuckerberg.

De fato, foi o brasileiro quem contribuiu financeiramente para que a rede social deixasse de ser apenas um projeto e se tornasse um negócio. 

Atualmente Saverin é um dos investidores à frente do B Capital Group, empresa voltada para o investimentos de alto risco em diversos setores diferentes. 

Carreira de Eduardo Saverin

Formação

Eduardo Luiz Saverin nasceu na cidade de São Paulo, em 1982. Tendo como pais a psicóloga Sandra e o empresário Roberto. Saverin é conhecido, principalmente, por ter contribuído com a criação do Facebook, mas ele é também um empresário e investidor.

Dez anos após o seu nascimento, em 1992, a família Saverin se mudou para Miami. Como os Saverins tinham dinheiro, eles procuraram sair do Brasil que, na época, estava no governo Collor, em plena crise inflacionária e poupança congelada

Em Miami, Eduardo Saverin fez o ensino médio na escola Gulliver e depois foi estudar em Harvard. Uma curiosidade é que, aos 13 anos, Eduardo ganhou uma partida de xadrez contra um mestre internacional. A vitória chegou até mesmo a virar notícia na revista da Associação Internacional de Xadrez. 

Já em Harvard, Eduardo Saverin foi eleito como presidente da Associação de Investimentos de Harvard. Em síntese, essa associação tinha por objetivo ensinar sobre investimentos para os alunos. Foi inclusive, nessa época, que ele começou a se destacar como investidor.

Facebook

Ainda na época da faculdade, aos 22 anos, Saverin foi abordado por Mark Zuckerberg que estava desenvolvendo o projeto Thefacebook. Os dois alunos juntaram US$ 1 mil e tornaram o que na época era um site para a integração de alunos, em uma empresa rentável. 

Dessa maneira, o primeiro endereço da empresa, foi a casa dos pais de Eduardo Saverin. Como criador e programador do Thefacebook, 70% da empresa pertencia a Mark Zuckerberg e os 30% restantes eram de Saverin, que contribuiu financeiramente para que o projeto se tornasse um negócio.

Posteriormente, outras pessoas foram chamadas para participar da empresa, entre eles Andrew McCollum, Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Portanto, os cinco juntos detêm os títulos de cofundadores do Facebook. 

Com o sucesso do Facebook em Harvard, os cinco fundadores optaram por abrir a rede social para outras universidades. Posteriormente, após concluir os estudos, Eduardo Saverin se mudou para New York com o objetivo de encontrar parcerias para o Facebook. 

Saverin e Zuckerberg

Pouco depois da abertura da empresa, a amizade entre Saverin e Zuckerberg começou a ter percalços. Primeiramente,  Zuckerberg refez o estatuto da empresa de forma que reduziu a participação societária de Saverin e, pouco depois, o retirou do quadro de fundadores. 

Consequentemente, Saverin reagiu bloqueando todas as contas bancárias do Facebook. Por fim, a disputa foi parar na justiça, onde Saverin conseguiu um acordo em que ele se tornou sócio minoritário e teve novamente o nome entre os fundadores. 

Depois de todas as brigas com Zuckerberg, Eduardo Saverin decidiu se mudar para Singapura. 

Trabalhos depois do Facebook

Com novos ares em Singapura, Saverin se voltou para novos projetos. Dessa maneira, ele é cofundador da B Capital Group, um fundo de capital voltado para investimentos de risco.

O outro fundador da empresa é Rajarshi Ganguly, que também era seu colega em Harvard. 

O papel de Saverin como líder e investidor é supervisionar os investimentos na Índia e sudeste da Ásia. Já Ganguly fica responsável por cuidar de outros aspectos diários do fundo. Atualmente existem outros sócios, como a ex-diretora da Apple, Karen Page.

Em resumo, o fundo possui investimentos em áreas diversas como, por exemplo, logística, comércio exterior, saúde e startups

Fortuna de Eduardo Saverin

Atualmente, Eduardo Saverin é considerado o brasileiro mais rico da história, com uma fortuna estimada em aproximadamente $32,3 bilhões. Sua riqueza provém principalmente de sua participação no Facebook e do crescimento das ações da Meta Platforms.

Em 2023, a valorização das ações da Meta contribuiu significativamente para seu patrimônio, que subiu para R$ 155,9 bilhões. Além disso, Saverin continua a expandir seus investimentos através da B Capital Group e outras iniciativas no setor tecnológico.

A Rede Social

O filme A Rede Social visa revelar como era o relacionamento de Zuckerberg e os demais fundadores do Facebook. Além disso, o filme conta também como foi a criação do Facebook, desde a ideia inicial de Zuckerberg até o sucesso da rede social. 

Dessa forma, retratado como um jovem antissocial que passava boa parte do tempo no computador, Mark ironicamente criou um site voltado para a socialização.

A princípio, o Facebook era focado apenas nos estudantes de Harvard. Mas o sucesso foi tanto que se expandiu para outras universidades e, por fim, ganhou o mundo.

Fontes: G1, Terra, Correio Braziliense, Gaúcha ZH, 

Sean Parker: conheça a biografia e carreira do criador do Napster

Mukesh Ambani: conheça a vida e carreira do bilionário indiano

Chris Gardner: o investidor retratado em “À procura da felicidade”

Leila Pereira: biografia da empresária e presidente do Palmeiras