Nathalia Arcuri – História da investidora, dicas de livros e canal Me Poupe!


Nathalia Arcuri é a fundadora do Me Poupe!, canal no YouTube voltado para a educação financeira, com pitadas de humor e entretenimento. Considerado, atualmente, o maior canal de finanças do mundo, o Me Poupe! conta com mais de 5 milhões de inscritos.

Empoderada, Nathalia fundou o canal como uma forma de ajudar as mulheres a serem independentes financeiramente. Dessa maneira, a youtuber está presente em diversas plataformas compartilhando conteúdos sobre investimentos, principalmente, em renda fixa.

Isso porque, a maior parte do seu público é de investidores iniciantes que querem aprender como investir. Logo, como a renda variável é mais arriscada do que a renda fixa, e é importante primeiro fazer uma reserva de emergência, Nathalia ensina, primeiros, os princípios desse tipo de investimento menos arriscado.

Nathalia Arcuri

Folha

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A vida de Nathália Arcuri

Nathalia Arcuri nasceu em uma família de classe média, em 1985, em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. A mãe era dona de casa e o pai, engenheiro civil, sendo Nathalia, a filha do meio do total de três meninas.

Aos 7 anos, Nathalia ficou sabendo que uma coleguinha de escola tinha ganhado uma poupança aonde seria poupado dinheiro para que, aos 18, ela comprasse um carro.

Mas, ao questionar os pais se ela também tinha poupança, Nathalia Arcuri soube que não e, ainda, levou a resposta: cresça e apareça. Então, ela decidiu juntar sozinha para comprar um carro quando completasse 18. Dessa maneira,  Nathalia Arcuri guardava o dinheiro do lance e pedia dinheiro nas datas comemorativas ao invés de brinquedos.

Influu

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme foi crescendo novas opções para conseguir dinheiro foram surgindo. Na adolescência fez até algumas pontas em comerciais de TV e todo o cachê era poupado com o carro em mente. Tudo isso, claro, aliado a maior economia que podia com roupas e comida. 

Em resumo, quando completou 18 anos, Arcuri tinha o dinheiro do carro, porém sua madrinha o deu para ela de presente. O dinheiro não gasto, então, foi para outro objetivo, a casa própria. Após mais alguns anos poupando, Nathalia conseguiu comprar o apartamento a vista em parceria com o marido. Aos 32 anos Nathalia atingiu a meta de muitos investidores, o primeiro milhão investido. 

Me Poupe!

Nathalia Arcuri se formou em jornalismo, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU FIAM-FAAM), por amar o universo da comunicação. Mas, mesmo durante a faculdade, ela já se interessava por investimentos e procurava livros e sites sobre o assunto.

Em meio as leitura ela percebeu que esse tipo de conteúdo não era disponibilizado em uma linguagem acessível para a maioria das pessoas. Depois de formada, Nathalia trabalhou no SBT e posteriormente na Record. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2012, trabalhando como repórter de TV, Nathalia começou a se sentir incomodada com a zona de conforto no qual se encontrava. Então, decidiu ir atrás de conhecimento teórico sobre investimentos.

Nathalia Arcuri

Criadores id

Leu diversos livros, se especializou em Planejamento Financeiro pelo Insper, venceu o Prêmio IBCPF (Planejar). Ela tem ainda especialização em Economia Comportamental e Arquitetura de Escolhas, além de três especializações em Coaching. Em 2017, a pesquisa Ipsos elegeu Arcuri como a youtuber mais influente do Brasil.

Paralelamente aos estudos, diversas vezes tentou levar a ideia de uma educação financeira para a televisão, porém a ideia sempre foi recusada.  Enfim, em 2015, Nathalia decidiu dar um passo além e criou o blog Me Poupe!. Poucos meses depois, Arcuri pediu demissão na Tv e abriu o Me Poupe!, dessa vez, como canal no YouTube.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na época ela recebia um salário de 13 mil na Tv, mas abriu mão da estabilidade por acreditar no seu sonho de ensinar educação financeira aos brasileiros. O gatilho de querer ensinar as pessoas veio de um dado estatístico de que, a cada 15 segundos, uma mulher é espancada no Brasil, sendo que 70% delas dependem financeiramente dos agressores.

Múltiplas plataformas

A atual meta de Nathalia Arcuri é transformar todos os brasileiros em investidores. Atualmente, o Me Poupe! está presente não apenas no blog e no YouTube, mas também nas redes sociais e na rádio 89 Fm da Rádio Rock, com o programa Me Poupe 89, voltado para a  educação financeira.

Para resumir, o que começou apenas como um blog, agora é uma empresa com 12 profissionais, alguns, inclusive, ex-colegas de redação da youtuber. Além disso, o canal Me Poupe! é o maior canal do mundo sobre finanças. Atualmente, são mais de 5 milhões de inscritos. 

Veja

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2018, Nathalia Arcuri lançou o livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso. O livro se tornou um best-seller e virou o um dos mais vendido no Brasil.

Outro projeto de Arcuri é a Jornada da Desfudência, um curso online sobre educação financeira. Por fim, a youtuber também dá palestras.

Com todo o sucesso alcançado, Arcuri já recebeu propostas de voltar para televisão, contudo, todas foram recusadas, pois as propostas são para que ela vire comentarista.

Entretanto, o intuito de Arcuri é voltar para a Tv e fazer um reality. Essa ideia, inclusive, foi recusada quando ela trabalhava na Tv. Portanto, anos depois de sair da record, Arcuri fez o reality em seu canal e foi um sucesso. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, um dos princípios de Nathalia Arcuri é não abrir mão do que realmente importa para você. O fundamental é planejar e ter foco e, como resultado, sem abrir mão do café, é possível alcançar os objetivos. Dessa forma, alguns dos conselhos da empreendedora para quem quer ser miliário são:

  • Estabeleça metas;
  • Sempre peça descontos;
  • Pague à vista quando tiver desconto;
  • Cada centavo importa;
  • Pesquise bastante antes de comprar. 

Dicas de livros de Nathalia Arcuri

Comunica

Por fim, Nathalia Arcuri leu dezenas de livros em seu caminho aos milhões e, além de seu próprio livro, ela indica a leitura de outros, como, por exemplo:

  • Comece pelo Porquê de Simon Sinek;
  • O Essencialismo de Greg Mckeown;
  • A Marca da Vitória de Philip Knight;
  • Mindset de Carol S. Dweck;
  • Sapiens – uma breve história da humanidade de Yuval Noah Harari.

Enfim, agora que você já conhece a Nathalia Arcuri, conheça também Bruno Perini, quem é? Experiências, carreira, princípios e Você MAIS Rico e confira também quais são os melhores cursos de investimentos do Brasil 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: M.p., Jornal contábil, Suno e Tv e Famosos

Imagens: Criadores id, Folha, Influu, Seu crédito digital, Veja e Comunica


Conte-nos a sua opinião...