Carteira de grandes investidores – Estratégias e filosofias de investimento

29 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 24 seg


Ao ler sobre grandes investidores, provavelmente você já se perguntou como é a carteira de ações deles. Portanto, neste texto, vamos te mostrar não apenas quais são as carteiras de grandes investidores, mas também vamos te contar quais são suas estratégias para a escolha das ações investidas.

Dessa maneira, você vai poder se inspirar nas ações investidas por esses grandes investidores e poderá montar uma carteira de investimentos personalizada conforme seu perfil de investidor

Porém, vale lembrar que, apesar de você poder se inspirar nas carteiras de grandes investidores, esse texto não é uma recomendação de investimento. 

Tramp

Carteira de grandes Investidores

A seguir, listaremos os três maiores investidores e suas respectivas carteiras. Além disso, falaremos um pouco da biografia de cada um para que você possa se inspirar.

1- Ray Dalio

O primeiro de nossa lista, é Ray Dalio. O investidor Raymond Thomas Dalio é gestor e fundador sócio da Bridgewater Associates, uma das maiores gestoras de hedge do mundo, com cerca de US$ 140 bilhões sob gestão e mais de 1.500 funcionários.

Ray Dalio ficou amplamente conhecido pelo seu best-seller Princípios, um dos livros mais recomendados para investidores e, portanto, a obra é tida como o livro de cabeceira por muitos.

Tech crunch

Em síntese, Dalio é famoso pela sua política de transparência total dentro das empresas. Além disso, Ray Dalio é filantropo e, assim como Warren Buffett, faz parte da iniciativa Giving Pledge.

Em resumo, a iniciativa tem por intuito a promessa de bilionários doarem parte de sua fortuna em vida ou testamento para a caridade.

Um dos pilares da filosofia de investimentos de Ray Dalio é a diversificação. Ele utiliza de uma estratégia de investimento chamada risk parity ou paridade de risco. 

Enfim, essa estratégia busca estabelecer a carteira de forma a igualar os risco de cada classe de ativos utilizando da alavancagem para ponderar o risco, buscando um nível ideal de volatilidade.

Carteira de grandes investidores e suas filosofias de investimento

DCI

Dessa maneira, no sentido de diversificação Dalio, ficou conhecido pelo termo correlacionamento de risco. Portanto, sua carteira de investimento busca a maior diversificação possível.

De fato, para ele, uma carteira ideal possui 15 investimentos não relacionados entre si de forma que, cerca de 80% do risco, seja diluído.

Uma das maneiras mais simples de se diversificar no exterior é por meio de ETF’s e Dalio investe pesadamente nestes ativos.

Carteira de Ray Dalio

As dez maiores posições da carteira de investimentos de Ray Dalio são:

Planilha com ações investidas por Ray Dalio

A primeira coluna da tabela se refere ao nome das ações investidas e os números devem ser multiplicados por mil para se chegar ao valor exato. Dessa maneira, as ações investidas por Dalio são:

1- SPY – Um dos ETF’s mais antigos que replica o S&P 500, um dos maiores e mais respeitados índices do mercado norte-americano;

2- GLD – ETF que investe em ouro físico, sendo um dos mais antigos ETF de ouro da bolsa norte-americana;

3- IVV – Semelhante ao SPY, replica o S&P 500;

4- VWO – ETF de economias emergentes, com maior exposição nos seguintes países:

5- IAU – Ouro físico, semelhante ao GLD;

6- Alibaba Group – Uma das maiores e-commerce do mundo, responsável por cerca de 60% das entregas na China e um dos 20 maiores sites do mundo;

7- FXI – ETF das maiores empresas da China;

8- MCHI – Investe nas empresas de maior relevância no setor financeiro e tecnologia na China;

9- VEA – ETF que investe, principalmente, nas grandes economias consolidadas fora dos EUA, sendo que, os maiores investimentos são:

10- EFA – Por fim, o EFA é semelhante ao VEA exposição a economias consolidadas fora dos EUA.

2- Steve Cohen

Steven Cohen é fundador e supervisor da firma Point 72 Asset Management, com cerca de $16 biliões sob gestão. Além disso, Steve Cohen foi o personagem inspirador da série Billions.

Dessa maneira, em 2018, foi considerado, pela Forbes, como um dos homens mais ricos. Além de ser um dos maiores investidores, ele também é conhecido por suas coleções de arte, estimadas em mais de um bilhão.

Steve tem formação em economia e foi na época da faculdade que ele aprendeu a investir com a ajuda de um colega. Posteriormente, em 1992, com o próprio dinheiro, conseguiu criar o fundo hedge Sac Capital Advisors.

Entretanto, em 2012, a empresa foi alvo de uma investigação sobre esquemas ilegais. Em resumo, Steve admitiu a culpa. Alguns anos depois, em 2018, ele fundou o fundo hedge Point 72 Asset Management.

Carteira de grandes investidores e suas filosofias de investimento

Guia do investidor

Steve é adepto da estratégia de investimento agressiva. Basicamente, ele utilizava a estratégia de Day Trade, onde realizava investimentos de alto risco em negociações rápidas. 

Porém, Steve não investe só em ações, ele gosta, também, de investir em imóveis de luxo, além das já citadas obras de arte que ele coleciona.

Carteira de investimentos de Steven Cohen

A primeira coluna da tabela se refere ao nome das ações investidas e os números devem ser multiplicados por mil para se chegar ao valor exato.

Carteira de grandes investidores

Portanto, Steven Cohen possui na carteira de investimentos as seguintes ações:

1- Alibaba Group;

2- Amazon;

3- Merck & Co. Inc – Merck Sharp & Dohme é uma empresa farmacêutica, química e de ciências biológicas global, presente em 67 países;

4- Fiserv Inc – é um provedor líder global de tecnologia que atende ao setor de serviços financeiros, impulsionando a inovação em pagamentos, serviços de processamento, risco e conformidade, gerenciamento de clientes e canais e percepções e otimização de negócios;

5- NXP Semiconductors – Empresa de tecnologia do segmento de semicondutores do mercado automotivo e industrial;

Carteira de grandes investidores e suas filosofias de investimento

Valor econômico

6- Immunomedics – empresa farmacêutica líder em fabricação de drogas e anticorpos;

7- Renaissancere Holdings – fornecedora de resseguros, seguros e outros serviços comerciais relacionados;

8- Alexion Pharmaceuticals – empresa do ramo farmacêutico com foco no desenvolvimento de vacinas;

9- Dell;

10- JD.COM –  Enfim, a última é a JD.COM. Essa é uma empresa chinesa de comércio eletrônico com sede em Pequim.

3- Warren Buffett

Para finalizar, não teria como falar sobre as carteiras de grandes investidores sem falar de Warren BuffettWarren Buffett nasceu em 30 de agosto de 1930, em meio a Grande Depressão em Omaha, Nebraska (EUA). 

A princípio, a carreira de Warren no mundo dos investimentos começou cedo, quando comprou sua primeira ação aos 11 anos de idade. 

Carteira de grandes investidores e suas filosofias de investimento

Infomoney

Ao concluir seus estudos, Buffett trabalhou como vendedor de investimentos e como analista de seguros na empresa de seu mentor, Benjamin Graham.

Ao longo de sua trajetória, Buffett se moldou como investidor, se adaptando de acordo com o mercado e, atualmente, é um dos maiores investidores do mundo.

Em síntese, a filosofia de investimentos de Warren é composta, basicamente, pela estratégia Value Investing – estratégia de investimento que foca em encontrar ações com um preço abaixo do seu valor intrínseco.

Ou seja, em dado momento, o investidor tem uma margem de segurança com uma ampla capacidade de valorização.

Portanto, para realizar seus investimentos, Warren Buffet se utiliza da estratégia do seu mentor Graham, a análise fundamentalista. Em resumo, essa análise busca encontrar empresas saudáveis e com boas perspectivas de futuro. Sendo assim, não é apenas comprar ações baratas.

Carteira do investidor Warren Buffett

A primeira coluna da tabela se refere ao nome das ações investidas e os números devem ser multiplicados por mil para se chegar ao valor exato.

Planilha com ações investidas por Warren buffett

1- Apple Inc;

2- Bank Of America;

3- Coca Cola Company;

4- American Express Company;

5- Kraft Heinz Company;

Carteira de grandes investidores e suas filosofias de investimento

Dinheiro fala

6- Moodys Corporation – é uma empresa americana de serviços financeiros, atua na classificação de crédito e fornecimento de software e serviços de análise financeira;

7- Wells Fargo;

8- US Bancorp Del –  é uma holding bancária americana sediada em Minneapolis, Minnesota, e incorporada em Delaware;

9- Davita Helthcare Partners – serviços de laboratório de diálise e relacionados;

10- Bank Of New York Mellon Corp.

Enfim, agora que você conhece quais são as principais ações investidas na carteira de grandes investidores, veja o vídeo de Raul Sena e entenda um pouco mais sobre como as carteiras desses investidores funcionam:

E aí, gostou de conhecer sobre as ações investidas por grandes investidores? Então, aproveite para conhecer sobre a estratégia de investimento Buy and Hold – O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Fontes: Suno, The cap e Mais retorno

Imagens: Invest News, Tramp, Tech crunch, DCI, Guia do investidor, Valor econômico, Infomoney, Terra e Dinheiro fala