Pensamento de rico: 15 pensamentos que diferem os ricos

5 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 15 min, 33 seg


Adotar um pensamento de rico é essencial para as pessoas que desejam enriquecer, uma vez que o pensamento está diretamente ligado aos hábitos e atitudes.

Nesse sentido, adquirir pensamentos de rico pode te ajudar a mudar suas atitudes e adquirir novos hábitos, que poderão contribuir para que você fique rico. Além de adotar alguns pensamentos enriquecedores, é preciso também evitar algumas crenças de pobre que podem atrapalhar você de ficar rico.

Quer ter pensamento de rico? Então, se liga nesses 15 pensamentos que diferem os ricos!

Importância de ter um pensamento de rico

O pensamento de rico é essencial para as pessoas que querem atingir a riqueza ou a liberdade financeira. No livro Os Segredos da Mente Milionária, T, Harv Eker explica um pouco sobre a importância do pensamento para atingir a riqueza.

Segundo ele, “Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”. Ou seja, se você pretende conquistar algo, tem que começar mudando os seus pensamentos. Ao mudá-los, as suas ações também irão mudar. Ao mudar suas ações, você terá resultados.

Por exemplo, ao mudar os seus pensamentos sobre dinheiro, você passa a agir de forma diferente com o mesmo, tendo um controle financeiro maior. O resultado disso é que você terá uma melhor saúde financeira e poderá realizar os seus objetivos financeiros.

Pensamento de rico que você precisa ter para enriquecer

Para enriquecer, é preciso se livrar de algumas crenças limitantes sobre dinheiro, que são típicas de pensamento pobre. Algumas dessas crenças podem parecer inofensivas, mas elas te atrapalham a enriquecer. Alguns pensamentos que você deve adotar para se livrar dessas crenças limitantes são:

1. Dinheiro não é sujo

O dinheiro só é sujo se ele derivar de atos ilegais. Se for dinheiro recebido por um trabalho honesto, ele não tem nada de sujo. Adotar o pensamento de que o dinheiro não é sujo é fundamental, pois consciente ou inconscientemente, você vai querer se afastar de coisas sujas.

Muitas vezes em filmes, livros e novelas, o dinheiro e as pessoas que têm dinheiro são retratadas como desonestas, sem honra e sujas. Na infância, muitas pessoas também já passaram por situações onde o dinheiro era tratado como algo sujo e aprenderam que ter muito dinheiro é motivo de vergonha.

Mas a verdade é que o dinheiro em si é apenas um objeto. O que você decide fazer com ele é que pode ser honroso ou sujo.

Fazer essa mudança de pensamento e perceber que o dinheiro não é sujo é muito importante. Inconscientemente, você irá se afastar de coisas sujas, logo, se você acha que o dinheiro é sujo, você se afastará dele também. Por isso, se a sua intenção é ser rico, mude o seu modo de pensar sobre o dinheiro.

2. Riqueza é para todos

Qualquer pessoa pode enriquecer e o fato de algumas pessoas serem ricas, não funciona como um impeditivo para outras enriquecerem também. É um típico pensamento de pobre achar que os ricos estão com todo o dinheiro do mundo, portanto, ninguém mais pode enriquecer.

O que talvez você não saiba, é que você pode gerar riqueza, pois o fato de outras pessoas serem ricas, não impede que você também enriqueça. Para gerar riqueza, o que você precisa fazer é abrir um negócio. Ao oferecer um produto ou serviço que outras pessoas precisam, você ganha dinheiro.

Além disso, ao empreender você ajuda outras pessoas, pois gera emprego. Inclusive, muitas pessoas acham que os empreendedores são vilões. Se você quer enriquecer, é melhor deixar essa crença limitante para trás.

O que os empreendedores fazem é oferecer um produto ou serviço que irá resolver o problema de várias pessoas e ainda oferece emprego para quem está precisando!

3. Atitudes altruístas atraem boas coisas

Boa parte das pessoas que são muito ricas realiza ações de filantropia, até porque, atitudes altruístas sempre trazem bons retornos. Você acredita em energia? Se você tiver atitudes altruístas, você gera boas energias, ajudando outras pessoas e isso é convertido para você.

4. Adeus pensamentos de escassez

Tenha sempre pensamentos de abundância, mesmo durante crises. É a velha história de ver o copo meio cheio ou meio vazio. A forma com que você vê a sua situação é muito importante para que você consiga alcançar o que deseja. Por isso, tenha pensamentos positivos e de abundância.

5. Bens materiais não são a mesma coisa que riqueza

Possuir muitos bens materiais não é sinônimo de que uma pessoa é rica, até porque, é fácil parcelar os bens materiais, ostentar itens caros e ser um pobre endividado. Em outras palavras, a pessoa que recebe um salário de 2 mil e não tem dívidas é mais rica do que a pessoa que recebe 5 mil, mas está atolado de dívidas.

Saber gerir bem o dinheiro que você tem é essencial para que tenha uma boa saúde financeira, evitando se endividar.

6. Pense no futuro

Agir porimpulso é uma atitude pobre, prefira pensar sobre o futuro e se planejar para o curto, médio e longo prazo. O problema do impulso é que você ignora o futuro e pensa apenas no momento. Por exemplo, ao fazer uma compra por impulso, você ignora que aquela compra pode atrapalhar suas finanças.

Uma atitude muito mais acertada é se planejar para as diversas situações no curto, médio e longo prazo. Desse modo, você consegue realizar seus objetivos e não fica à mercê de caprichos momentâneos.

7. É preciso agir

Por fim, se você quer enriquecer, é preciso tomar atitudes para isso. Só ficar esperando não vai te deixar rico. Muitas pessoas falam que querem enriquecer, mas continuam fazendo as mesmas coisas, dia após dia. O que elas não percebem é que, se você quer uma realidade diferente, então precisa agir de forma diferente.

Por exemplo, é fácil falar que quer ficar rico, mas continuar gastando mais do que ganha. Se você quer enriquecer, então comece mudando seus pensamentos e atitudes em relação ao dinheiro. Abaixo, você vai conferir alguns pensamentos de ricos que pode adotar e que irão te ajudar na jornada rumo à riqueza.

Pensamentos que diferem as pessoas ricas

Steve Siebold, em seu livro Como Pessoas Ricas Pensam, explica alguns pensamentos e atitudes dos ricos que os diferem dos demais. Alguns desses pensamentos são:

1. Se ajude primeiro

Se você não se ajudar primeiro, você não será capaz de ajudar outras pessoas. Em outras palavras: cuide da sua vida antes de tentar ajudar outras pessoas a cuidar da delas.

O primeiro passo para isso é refletir sobre o que você precisa mudar na sua vida. Você está endividado? Então se planeje para quitar as dívidas. Você está insatisfeito com seu trabalho? Então se organize para mudar de emprego ou de carreira.

2. Padrão de vida

Uma pessoa que vive em um padrão de vida de acordo com a sua renda é mais rica do que aquela pessoa que se endivida para manter um padrão de vida que não condiz com a sua renda.

Na verdade, o indicado é viver em um padrão de vida abaixo do que a sua renda permite, assim você tem maior segurança financeira e consegue investir mais.

Saber qual padrão de vida sua renda permite, é essencial para que você não fique endividado. Mas, afinal de contas, qual é o problema de ter dívidas? O problema é que você não consegue ter saúde financeira e pode acabar pagando juros altos.

A saúde financeira se refere ao equilíbrio nas finanças, ou seja, é quando você gasta menos do que ganha. Ter saúde financeira é essencial para que você consiga investir e realizar seus objetivos financeiros.

3. Ensine seus filhos como ser rico

Ao invés de ensinar seus filhos a como sobreviver, ensine pensamentos e atitudes de rico. É normal que pais pobres passem pensamentos de pobres para os filhos. Com isso, os filhos crescem com crenças limitantes sobre dinheiro e passam essas mesmas crenças para seus filhos. Isso vira um ciclo vicioso.

Se você tem filhos, compartilhe pensamentos de rico com ele, assim, as chances do seu filho ter dinheiro serão maiores. Evite compartilhar crenças limitantes sobre dinheiro, é melhor converter essas crenças em pensamentos de rico.

4. O dinheiro é um facilitador

O dinheiro é um facilitador que te permite solucionar muitos problemas. Contudo, muitas pessoas enxergam o dinheiro como um mal que devem suportar. O dinheiro não é um fim, é um meio para outras coisas.

Suponhamos que você está em um emprego que detesta. Se você não tem dinheiro, então precisa suportar esse emprego. Mas se você tem dinheiro, pode pedir demissão e focar em trabalhar com o que realmente gosta.

Outro exemplo: suponhamos que uma pessoa da sua família está doente, pode ser seus pais, filhos ou cônjuge. Se vocês não têm dinheiro, então é preciso esperar que o SUS consiga resolver o problema. No entanto, se vocês tiverem dinheiro, podem procurar um melhor atendimento nos hospitais particulares.

5. APriorize a educação

Não deixe de buscar conhecimento, os ricos estão sempre em busca de aprender. Quem não aprende nada novo, fica sempre estagnado no mesmo local. Já quem está sempre em busca de novos conhecimentos, pode evoluir.

Por exemplo, se você está insatisfeito com o seu salário, pode estudar e se especializar em algo dentro do seu setor de atuação para conseguir uma promoção. Outra opção, é estudar para mudar de carreira e trabalhar com o que você realmente gosta.

6. Círculo de pessoas

Conviva com pessoas ricas. A convivência com pessoas que possuem pensamento de rico irá te ajudar a enriquecer também. Isso ocorre pois cada pessoa é uma média das pessoas que estão à sua volta. Ou seja, você é a média das pessoas que você convive.

Nesse sentido, se você vive com pessoas de pensamento pobre, a tendência é que você também tenha esses tipos de pensamento. Mas, se você vive com pessoas ricas, a tendência é que você adote os pensamentos dos ricos.

7. Concentre-se em ganhar

Foque em como ganhar muito dinheiro, ao invés de em pequenas economias que não fazem grande diferença no quadro geral. Economizar no cafezinho não vai ter deixar rico. As grandes economias contam muito mais.

Por exemplo, ao financiar uma casa ou um carro, você contrai uma grande dívida por muitos anos. E essa dívida é constituída por altos juros. Sendo assim, é essencial pensar bem antes de contrair esse tipo de dívida, ao invés de se preocupar em economizar com um café de R$ 1,50.

8. Planeje o futuro

Uma pessoa com pensamento típico de pobre é aquela cujos pensamentos ficam constantemente indo para o passado. Já a pessoa com pensamento rico é aquela que planeja o futuro e toma atitudes para que seus planos se realizem.

Ficar ruminando o que passou, vai apenas atrapalhar o seu presente e, consequentemente, o seu futuro. É muito melhor pensar no futuro e viver o presente da melhor forma possível. É claro que algumas coisas do passado não são fáceis de serem superadas. Neste caso, aconselho você a procurar ajuda profissional de um psicólogo.

9. O dinheiro é uma ferramenta

O dinheiro é uma ferramenta que representa múltiplas oportunidades. Em outras palavras, o dinheiro é um meio para que você consiga realizar objetivos e aproveitar oportunidades. A ideia, ao enriquecer, não é ser a pessoa mais rica do cemitério, ou seja, ficar rico e esperar pela morte.

A ideia é ficar rico para poder ter uma vida melhor, realizando seus objetivos financeiros e afins. Além disso, sendo rico, você pode ajudar outras pessoas, seja por meio da criação de emprego (empreendendo) ou fazendo doações para instituições.

10. Siga a sua paixão

Ao invés de trabalhar com algo que você não gosta, apenas pelo dinheiro, prefira encontrar uma maneira de ser bem remunerado fazendo algo que você gosta. Você pode até ter bons resultados financeiros trabalhando com algo que você não gosta. Mas você será feliz?

Se você encontrar uma forma de ganhar dinheiro fazendo o que realmente gosta, poderá usufruir não apenas de uma boa remuneração, como também da alegria de fazer algo que você ama.

11. Tenha grandes objetivos

Crie grandes objetivos e se planeje para alcançá-los. Evite o pensamento de pobre que prefere definir baixas expectativas para evitar decepções. Aqui vale um pequeno adendo sobre a diferença entre sonho e objetivo.

Em resumo, os sonhos são desejos que você possui e que ficam apenas no campo das ideias. Já um objetivo é algo que você decide alcançar. A diferença entre os dois é que os sonhos dificilmente são alcançados, eles tendem a ser apenas desejos.

Por outro lado, os objetivos podem ser realizados pois você decide alcançá-los. Isso envolve planejamento e definição de metas. Portanto, se você quer realizar um sonho, você precisa transformá-lo em um objetivo.

12. Melhore a si mesmo

Um pensamento de rico é se concentrar em melhorar continuamente a si mesmo e aprender tanto com os sucessos, quanto com os fracassos.

A capacidade de aprender com todas as situações é essencial para que você consiga evoluir. Por exemplo, os fracassos são inevitáveis, mas você pode escolher se afundar em autopiedade, ou pode focar nos aprendizados desse fracasso.

13. Usar o dinheiro dos outros

O pensamento pobre é aquele que defende que, para enriquecer, é preciso usar o próprio dinheiro. Já o pensamento rico é aquele que defende que é possível enriquecer usando o dinheiro dos outros.

É possível enriquecer usando o próprio dinheiro, mas você pode acelerar isso usando o dinheiro dos outros. Por exemplo, pode esperar ter dinheiro para abrir um negócio ou pode se unir a quem já tem dinheiro e abrir uma empresa em parceria.

14. Agir é a chave do sucesso

As pessoas ricas preferem gastar o seu tempo tomando atitudes que irão contribuir para o aumento da sua riqueza, ao invés de esperar que o dinheiro caia do céu.

Nesse texto, enfatizamos, em vários momentos, sobre a importância de mudar o seu pensamento e deixar as crenças limitantes sobre dinheiro para trás. Essa mudança de pensamento anda junto com a atitude de agir para alcançar o que você deseja.

15. Diferencial

A maior parte das pessoas que enriqueceram, conseguiram sua riqueza ao venderem algum conhecimento específico que possuem. Qual o seu diferencial? Essa é uma pergunta que exige um bom autoconhecimento, algo que muitas pessoas não têm.

Portanto, a dica é: se conheça. Reflita sobre seus desejos mais íntimos, sobre suas crenças e sobre as coisas que você gosta de fazer. Com base nisso, você poderá entender o que possui que o difere das outras pessoas. O próximo passo é encontrar uma forma de rentabilizar essa sua diferença.

Pensamentos que te impedem de enriquecer

Assim como existem os pensamentos de rico que você deve adotar, existem alguns pensamentos pobres que você deve evitar:

  • Isso é muito caro, não consigo comprar;
  • Meu carro é o único patrimônio que tenho;
  • Quando pobre ganha dinheiro, alguma coisa sempre estraga ou alguém fica doente;
  • Nunca vou ser uma pessoa rica;
  • Só vou ser rico se morrer de trabalhar;
  • Quero ficar rico para não ter mais que trabalhar.

Além dos listados acima, existem alguns pensamentos de pobre que são realmente ruins e você deve evitar, tais como:

1. Minha casa é meu maior bem

Essa frase se fundamenta em um equívoco. Primeiramente, a casa que você mora é um passivo e não um ativo. Em resumo, ativos são os bens que te trazem dinheiro, ao passo em que os passivos te tiram dinheiro. Como uma casa possui diversos custos, ela é um passivo e não um ativo, logo, ela não pode ser o seu maior bem.

Inclusive, saber diferenciar os ativos dos passivos é uma grande característica dos ricos, pois eles priorizam os ativos ao invés dos passivos. Já os pobres tendem a priorizar os passivos ao invés dos ativos.

2. Nunca serei rico

Este pensamento de pobre traz a sensação de que não há nada que você possa fazer para mudar a sua situação financeira e enriquecer.

Se você não acredita que é capaz de enriquecer, então você realmente não ficará rico, pois de alguma forma você vai acabar fugindo da riqueza, geralmente de forma inconsciente. Troque este pensamento por “como irei me tornar rico?”

3. Ou eu sou rico ou sou feliz

Este é um pensamento muito errado. O fato é que você pode ser feliz ou triste, sendo pobre ou rico. No entanto, o dinheiro pode trazer maior felicidade. Por exemplo, vamos supor que seu filho fique doente inesperadamente.

Se você for pobre, você terá que lidar com o SUS. Se você for rico, poderá pagar um tratamento particular. É claro que nesse exemplo, você ainda terá a tristeza de ver seu filho triste, mas onde será a tristeza maior, esperando na fila do SUS ou pagando um tratamento particular?

4. Não consigo comprar isso

O grande problema deste pensamento é que ele gera acomodação, o que te atrapalha a agir e mudar a sua realidade. Ao invés de afirmar que não consegue comprar algo, prefira se perguntar como você pode comprar aquilo. Assim, você abre a mente para criar formas de alcançar o que deseja.

5. Eu odeio o meu emprego

Se você não gosta do trabalho que tem, uma alternativa é descobrir qual a sua paixão e mudar de emprego. Trabalhar com o que você não gosta pode ser um impeditivo para você enriquecer, pois pode te levar ao comodismo e falta de ação.

6. Eu faço isso amanhã

A procrastinação é um problema sério que pode impactar diversas áreas da sua vida, inclusive a financeira. O fato é que não existe um momento certo para começar a investir ou se planejar para a aposentadoria. Portanto, ao invés de deixar para depois, faça agora.