BR Distribuidora

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRDT3
Fundador Petrobras
Presidente da empresa Rafael Salvador Grisolia
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A BR Distribuidora distribui dividendos para os seus acionistas desde 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 37.50%
Ano de fundação 1971
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos BR Distribuidora
Principais produtos

A empresa distribui combustíveis e lubrificantes para empresas de diferentes setores, tais como: siderurgia, mineração, papel e celulose, cimento, transporte, aviação, termelétricas, agronegócio e transportador revendedor retalhista de combustível.

A Companhia também produz e comercializa produtos asfálticos, por meio de sua subsidiária integral Stratura Asfaltos S.A., tais como:

  • Cimento asfáltico de petróleo (CAP);
  • Asfalto diluído de petróleo (ADP);
  • Emulsões asfálticas convencionais e com polímero;
  • Asfalto borracha e asfaltos modificados com polímero.

O que a empresa faz?

A BR Distribuidora é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil. Ex-subsidiária da Petrobras, a empresa foi criada para assumir as atividades de distribuição e comércio dos produtos de petróleo e derivados da grande empresa petrolífera.

BR Distribuidora - BRDT3

Como a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes, a BR Distribuidora serve mais de 7.703 postos de serviços e, aproximadamente, 17.000 clientes dos mais diversos segmentos operacionais, com mercado consumidor, mercados especiais e mercado de aviação. 

A BR Distribuidora opera por meio da maior estrutura logística do país, onde possui 95 bases de armazenamento de combustível, 99 postos de abastecimento em aeroportos e 13 depósitos de lubrificantes.

A estrutura logística da BR Distribuidora engloba, de forma estratégica, as cinco regiões do Brasil, onde a empresa opera com uma frota terceirizada com mais de 8.000 veículos, atendendo de forma eficiente os clientes de qualquer município brasileiro. 

Em volume de vendas, a BR Distribuidora é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do país. 

Segmentos operacionais da empresa

A BR Distribuição opera em três segmentos: rede postos, mercado consumidor e mercado de avaliação. 

BR Distribuidora - BRDT3

  • Rede de postos – neste segmento, a BR Distribuição se enquadra como a maior rede de postos de serviços do Brasil. A empresa fornece com exclusividade: diesel, gasolina, etanol, gás natural veicular e lubrificantes para, aproximadamente, 7.703 postos de serviços, localizados em todas as regiões do Brasil. 
  • Mercado Consumidor: a empresa é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes para empresas que atuam em diferentes setores econômicos. 
  • Mercado de Aviação: assim como nos demais segmentos, a BR Distribuidora é a maior distribuidora de combustíveis de aviação do Brasil. Ao todo, a empresa está presente em 99 aeroportos em todo o país, onde possui uma carteira com 1,6 mil clientes. 

Além dos segmentos, a BR Distribuição também atua em mercados especiais, como químicos, de energia e de asfaltos.


Breve história da empresa

A história da BR Distribuidora teve início com a criação da Petróleo Brasileira S.A, em 1953, quando Getúlio Vargas ainda era o presidente do Brasil. No dia 3 de outubro de 1953, a lei 2.004 foi assinada, por meio da campanha “O Petróleo é Nosso”, que na época gerou mobilização em todas as regiões do Brasil. 

Em 1958, a primeira marca institucional da Petrobras, claramente inspirada na bandeira brasileira, foi lançada pela empresa. A Petrobras Distribuição só foi criada em novembro de 1971, com o objetivo de tomar frente da distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante. 

BR Distribuidora - BRDT3

A rede de postos que a empresa dispunha na época era de 840 unidades. Já em 2005, a empresa deu início à venda de biodiesel e passou a disponibilizar o produto em toda a sua rede de postos, o que cobriu 100% do território nacional. 

Em 2017, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores e teve uma oferta pública inicial de 28,75% das ações, marcando assim o retorno financeiro da companhia ao mercado. 

Dois anos mais tarde, em 2019, ocorreu a oferta pública subsequente de ações, onde a BR Distribuição passou a ser uma empresa privada com capital pulverizado na Bolsa de Valores. 


Diretoria

Rafael Salvador Grisolia  (Presidente)

Flavio Coelho Dantas (Diretor Executivo de Comercial, Varejo e Inteligência de Mercado)

Marcelo Fernandes Bragança (Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing)

Marcelo Cruz Lopes (Diretor Executivo de Comercial B2B)

André Corrêa Natal (Diretor Executivo de Finanças, Compras e RI)

Henry Daniel Hadid (Diretor Jurídico, Auditoria e Compliance)

Aspen Ricardo Andersen da Silva (Diretor de TI e Digital)

Leonardo de Castro Burgos (Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing)

Selma Rocha Fernandes (Diretora de Gente e Gestão)


Conselho administrativo

Edy Luiz Kogut (Presidente)

Alexandre Firme Carneiro

Carlos Augusto Leone Piani

Claudio Roberto Ely

Leonel Dias de Andrade Neto

Maria Carolina Lacerda

Mateus Affonso Bandeira

Pedro Santos Ripper

Ricardo Carvalho Maia


Principais concorrentes

Ultrapar (UGPA3)

PetroRio (PRIO3)

Cosan (CSAN3)


Perspectiva para o futuro

A BR Distribuição é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, sendo portanto uma empresa bem posicionada no mercado. Além disso, o fato da empresa ter deixado de ser estatal, contribui para que o crescimento da companhia aumentasse. 

Apesar da rentabilidade da BR Distribuição ser menor comparada à de outras empresas do mesmo setor, como Ipiranga e Raízen, a empresa caminha para um desenvolvimento exponencial, onde já se classifica como uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis e lubrificantes. 

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir maior investimento nos segmentos operacionais da empresa a fim de manter o potencial dos produtos que oferece. Além disso, espera-se que a empresa busque novos caminhos de crescimento em outros mercados, como o de gás natural, eletrificação de veículos e comercialização. 


Composição acionária

BRDT3 Acionista Percentual
1 Petrobras SA 37,50%
2 Free Float 62,50%