B2W Digital

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BTOW3
Fundador Fusão da Americanas.com e Submarino
Presidente da empresa Marcio Cruz Meirelles
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A B2W Digital distribuiu dividendos para os seus acionistas de 2008 a 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Marcas Mais (Estadão) 1º e 2° lugar em Vendas Online / E-Bit Loja Diamante Mais Querida e TOP 5 / Internet Retailer 1º e 27º lugar no ranking geral Global 1000 / Prêmio Época Reclame Aqui (Época Negócios)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1999
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da empresa
Principais produtos

A B2W Digital é uma empresa do varejo eletrônico, seus produtos são ofertados por meio da atuação nas seguintes frentes:

  • E-commerce;
  • Marketplace;
  • Serviços de crédito ao consumidor;
  • Pagamentos, crédito e serviços financeiros;
  • Plataforma de tecnologia e soluções de logística, distribuição e atendimento ao cliente.

Para a oferta de tais produtos, a companhia conta com as seguintes marcas:

  •  Americanas.com;
  •  Submarino;
  •  Shoptime;
  •  Sou Barato.

O que a empresa faz?

A B2W Companhia Digital é uma empresa que atua no comércio eletrônico, que surgiu a partir da junção das plataformas digitais Americanas.com e Submarino, em 2006. É uma empresa de capital aberto, considerada como líder na América Latina no setor em que atua.

B2W Digital - BTOW3

Uma das principais atividades da B2W é reunir produtos, serviços, negócios e pessoas em um só lugar, de maneira dinâmica e prática. Com isso, a história da empresa, de certa forma, nasceu junto com a história do e-commerce no Brasil, onde produtos das lojas físicas passaram a ser disponibilizados de forma online.

Não é à toa que a B2W é considerada uma das gigantes do comércio elétrico, já que a empresa possui marcas importantes e conhecidas, como Americanas.com, Shoptime, Submarino e Sou Barato. Além disso, o que marca o desenvolvimento da Companhia são as operações de marketplace em constante crescimento.

Modelo de Negócio

B2W Digital - BTOW3

A atuação da B2W é dividida da seguinte maneira:

  • E-commerce e Marketplace – atua por meio da Americanas.com, Shoptime e Submarino;
  • Opções de crédito ao consumidor – através do Submarino Finance e Digital Finance;
  • Pagamentos, serviços financeiros e oferta de crédito – disponível por meio da Ame;
  • Plataforma de tecnologia;
  • Soluções de logística;
  • Distribuição e atendimento ao cliente.

As Lojas Americanas, por exemplo, é responsável por deter 60% do capital social da B2W, onde as ações são exclusivamente ordinárias. De modo geral, as ações da Companhia estão listadas na bolsa de valores como Tag Along Diferenciado. A empresa ainda dispõem de índices importantes no Brasil, como ISE, IGC, IBrX50, IVBX-2, Icon, Ibovespa e MSCI.

Atualmente, é possível encontrar centros de distribuição da B2W em todo o país, onde a Companhia é responsável pela distribuição de mais de 8 milhões de produtos nas diferentes categorias disponíveis nas plataformas digitais.

Marcas

A B2W Digital é uma Companhia que detém grandes marcas do e-commerce brasileiro. Submarino, Sou Barato, Americanas.com e Shoptime são plataformas digitais que possuem os mais variados tipos de produtos para os diversos tipos de clientes.

B2W Digital - BTOW3

A Americanas.com, para se ter uma ideia, é a maior loja online do Brasil, com mais de 40 categorias de produtos disponíveis para venda na plataforma digital. Além disso, a loja foi eleita como a nº1 quando o assunto é atendimento aos clientes, que possuem variadas opções de entrega no momento das compras.

Os serviços da Americanas.com abrangem diferentes perfis de clientes, que podem comprar os diversos produtos da loja pelo site, app ou, até então, nos quiosques instalados nas lojas. Ao comprar, os clientes têm a opção de receber o produto em casa ou retirar nas mais de 1.700 que a Americanas dispõe.

Já o Submarino é a plataforma digital mais conhecida quando o assunto são livros, tecnologia, games e atendimento. Sendo assim, o principal objetivo da marca é reunir em um só lugar as atualidades do mundo da internet, bem como os lançamentos tecnológicos do momento.

B2W Digital - BTOW3

Para desfrutar dos diversos produtos que a plataforma possui, os clientes podem acessar o site pelo app da marca, além de navegar no site que, inclusive, é considerado ágil e bem dinâmico.

O Shoptime é uma marca que possui demonstração ao vivo de produtos exclusivos. Ou seja, a empresa se enquadra, na América Latina, como o maior canal de home shopping, onde diversos produtos são mostrados ao vivo, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Apesar de fazer parte da B2W, o Shoptime possui marcas próprias, como Casa & Conforto – que trabalha com produtos de casa, mesa e banho -, Fun Kitchen (eletroportáteis), Life Zone (esporte e lazer) e La Cuisine (utilidades domésticas).

B2W Digital - BTOW3

Por fim, o Sou Barato é marca que trabalha com uma proposta diferenciada, onde produtos, ao serem devolvidos, são reembalados e comercializados novamente por um preço menor. O Sou Barato é o outlet da Americanas.com, que também trabalha com produtos usados e novos, todos vendidos com garantia.

Ao todo, a plataforma do Sou Barato disponibiliza 20 departamentos com mais de 22 mil produtos e descontos que chegam a 60%.

B2W Digital - BTOW3


Breve história da empresa

A história da B2W teve início em 2006, quando a Americanas.com e o Submarino de juntaram. As Lojas Americanas, atualmente, detêm de grande parte do domínio acionário da empresa. As ações da empresa estão listadas no Novo Mercado, o nível mais alto de governança da B3.

B2W Digital - BTOW3

Quando foi fundada, o objetivo da Companhia era competir com as gigantes do comércio digital na época. Com isso, logo nos primeiros anos de fundação, a B2W já detinha 50% do segmento de vendas online no Brasil. Assim, com o passar dos anos, a empresa se tornou, dentre as gigantes mundiais, a terceira maior em seu ramo de atuação.

O rápido crescimento foi possível graças às marcas que fazem parte do portfólio da B2W, como a Americanas.com, Submarino, Sou Barato e Shoptime. Juntas, as marcas englobam diferentes tipos de consumidores, que podem desfrutar de uma variedade enorme de produtos e serviços, disponibilizados por meio da internet, quiosques, catálogos, televendas e TV.

B2W Digital - BTOW3

Em 2013, a B2W diversificou a oferta de produtos ao lançar o Marketplace. Com isso, a Companhia passou a comercializar produtos de terceiros através das plataformas digitais que possui. Além disso, uma vantagem da B2W é a opção de resgatar o produto, após a compra, nas lojas físicas das Lojas Americanas.

Ou seja, a Companhia se utiliza da concepção multichannel (online to off-line), onde os clientes compram pela internet e podem retirar o produto nas lojas físicas. Por fim, em 2019, a B2W realizou o lançamento da Americanas Empresas, também chamada de Americanas Mundo e ganhou a certificação de “Great Place to Work 2020”.

B2W Digital - BTOW3


Diretoria

Marcio Cruz Meirelles (Diretor Presidente)

Fabio da Silva Abrate (Diretor de Relações com Investidores)

Anna Christina da Silva Sotero (Diretora Comercial)

Carlos Eduardo Rosalba Padilha (Diretor Opercional)

Marcelo da Silva Nunes (Diretor Financeiro)

Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira (Diretor Operacional)

Carlos Henrique de Lucca Fortes Gatto (Diretor Operacional)

José Mauro Rocha de Barros (Diretor Operacional)

José Timotheo de Barros (Diretor Operacional)

Thiago Mendes Barreira (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Anna Christina Ramos Saicali (Presidente)

Jorge Felipe Lemann

Celso Alves Ferreira Louro

Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez

Mauro Muratório Not

Paulo Antunes Veras

Luiz Carlos Di Sessa Filippetti


Principais concorrentes

Lojas Americanas (LAME3, LAME4)

Centauro (CNTO3)

Livraria Saraiva (SLED3, SLED4)

Via Varejo (VVAR3)

Magazine Luiza (MGLU3)


Perspectiva para o futuro

De forma geral, o e-commerce vem crescendo de maneira acelerada nos últimos anos, principalmente, impulsionado pela “nova” forma de consumir dos brasileiros. Se antigamente o consumidor brasileiro buscava fazer compras pela internet de forma eventual, atualmente, esse hábito está crescendo e a B2W é uma empresa que se beneficia por meio da mudança no consumo.

B2W Digital - BTOW3

Nitidamente, nos últimos anos, a Companhia investiu de forma assídua em Logística e Tecnologia. Tanto é que os investimentos fizeram da empresa líder no segmento em que atua, sendo uma das três maiores do segmento do comércio digital no mundo. Assim, a B2W trabalha de forma a integrar as plataformas que opera, a fim de proporcionar infraestrutura sólida e facilidade aos clientes.

As marcas que fazem parte da Companhia (Submarino, Americanas.com, Shoptime e Sou Barato) combinam vendas diretas, Marketplace e serviços digitais diversos, onde disponibilizam, em mais de 40 categorias, mais de 20 milhões de itens. Além disso, por meio de suas subsidiárias, a B2W ainda oferece serviços bancários, como cartão de crédito.

Sendo assim, como projeção futura, é possível esperar da Companhia maior investimento em tecnologia e ampliação das ferramentas digitais, com o intuito de maximização dos resultados. Além disso, a empresa deve fortalecer o controle orçamentário, atualizar os meios tecnológicos e aumentar a disciplina financeira.


Composição acionária

BTOW3 Acionista Percentual
1 Lojas Americanas 61,43%
2 Macquarie Group Limited 5,30%
3 Free Float 33,24%