Cogna Educação

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  2,4 de 5
Gestão:
  2,5 de 5
Ticker COGN3
Fundador Walfrido Mares Guia, Júlio Fernando Cabizuca, Evando José Neiva e outros
Presidente da empresa Rodrigo Calvo Galindo
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor Programa de Relações com Investidores pela Institutional Investor em 2019 / Melhor CEO – Rodrigo Calvo Galindo pela Institutional Investor em 2019 / Melhor CFO – Jamil Saud Marques pela Institutional Investor em 2019 / Melhor profissional de Relações com Investidores – Carlos Alberto Bolina Lazar pela Institutional Investor em 2019 / Melhor time de Relações com Investidores pela Institutional Investor em 2019 / Melhor Analyst Day – Geral pela Institutional Investor em 2019 / Melhores Métricas de ESG – Geral pela Institutional Investor em 2019 / Melhor Website – Geral pela Institutional Investor em 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1966
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Cogna Educação
Principais produtos

O grupo Cogna é conhecido pelo serviço de excelência no mercado educacional brasileiro. De modo geral os produtos oferecidos pela companhia neste segmento são:

  • Educação Básica
  • Ensino Superior
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Ensino preparatório
  • Ensino supletivo
  • Educação à Distância (EAD)

O que a empresa faz?

A Cogna é uma empresa do segmento educacional, sendo assim a companhia é responsável por fornecer serviços do ensino básico ao superior. Com uma trajetória de experiência nesse mercado, a empresa é reconhecida como uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil e da América Latina.

Cogna Educação - COGN3

No nicho de ensino superior presencial e à distância a empresa possui ao todo mais de 966 mil alunos. Tudo isso devido às 176 unidades próprias de Ensino superior e 1.410 polos credenciados de Ensino a Distância. Já quando o assunto é Educação Básica, a Cogna tem mais de 33 mil alunos distribuídos em 52 escolas próprias, 26 mil alunos distribuídos em 121 unidades da Red Balloon, bem como 2,1 milhões de alunos atendidos por aproximadamente 5,6 mil escolas associadas, as quais utilizam de soluções e serviços da Cogna.

Negócios da Empresa

Cogna Educação - COGN3

A atuação da Cogna é pautada em diversas empresa, sendo elas segmentadas de acordo com o ramo de atuação e o nível de ensino. No total são 4 empresas, todas elas com atuação pautada em dada região do país e segmento de mercado, garantindo maior capilaridade e penetração dos produtos da empresa no mercado.

As empresas são:

  • Kroton
  • Platos
  • Saber
  • Vasta

Kroton

Cogna Educação - COGN3

Com mais de 45 anos no mercado, a Kroton Educacional conta com 318 mil alunos presenciais e 604 mil alunos EAD. Basicamente, ela é dona de importantes redes educacionais, dais quais certamente alguma delas você já viu, estudou ou ao menos já ouviu falar, quer ver? Okay, vamos lá:

  • Pitágoras
  • Fama
  • Anhanguera
  • Unime
  • Unic
  • Unopar
  • Uniderp

Cogna Educação - COGN3

Platos

Cogna Educação - COGN3

Outra grande empresa que faz parte da Cogna Educação é a grande rede de ensino Platos. Esse segmento da Cogna é responsável por atender o mercado B2B do Ensino superior, sendo a principal parceira de crescimento das IES (Institutos de Ensino Superior) brasileiras.

Resumidamente, a plataforma Platos oferece uma ampla variedade de serviços de pós-graduação e graduação para as instituições de Ensino superior. Em outras palavras, ela oferece prospecção e matrícula de alunos, sobretudo na modalidade EAD, inteligência de mercado, assessoria e suporte regulatório, soluções acadêmicas e conteúdos digitais e físicos para outras instituições.

Atualmente, a Platos atende 176 IES através conceito da EdServ Platform (plataforma de serviços educacionais) e possui cerca de 40 contratos com IES terceiras com a solução Saraiva Educação.

Saber

Cogna Educação - COGN3

Essa marca reconhecida no meio educacional atua no segmento B2C oferecendo serviços de educação para o ensino básico, como cursos de línguas, além de disputar as licitações no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação. Ao todo, são 52 Escolas Próprias ou geridas por contratos abrangendo um total de 33 mil Alunos.

Vasta

Cogna Educação - COGN3

Um dos braços da Cogna é a Vasta, uma das empresas líderes em educação básica que mais crescem no Brasil. De um modo geral, ela oferece soluções educacionais e serviços digitais de alta tecnologia às escolas particulares que atuam no segmento de educação básica.

Sendo assim, ela atua com aproximadamente 4,1 mil escolas parceiras. Nesse contexto, ela opera com base no modelo de plataforma como serviços, também conhecido como “Platform as a Service” (PaaS). Assim, a expertise em sistemas de educação de alta qualidade e soluções para aprendizagem contínua fez com que ela estabelecesse marcas líderes no Brasil, tais como:

  • Anglo
  • Ético
  • Plurall
  • English Stars
  • Maxi

Cogna Educação - COGN3

Além disso, uma das empresas subsidiárias da Vasta é a reconhecida Somos Educação. Por sua vez, essa empresa detém o controle da rede de curso de inglês Red Balloon com foco em crianças e adolescentes, ofertando metodologia e materiais exclusivos. Ao todo, são mais de 100 unidades espalhadas em vários estados brasileiros.

Cogna Educação - COGN3


Breve história da empresa

A história da Cogna começa em 1966, quando cinco jovens amigos montaram o curso pré-vestibular Pitágoras em Belo Horizonte, Minas Gerais. O modelo de ensino teve tamanho sucesso que apenas em dois anos, já contava com uma base de 600 alunos distribuídos em 13 turmas.

Assim, em 1972, acontece a inauguração do primeiro Colégio Pitágoras para alunos do 1º e 2º graus. Pouco tempo depois, em 1974, o grupo dá início às operações de sua maior unidade no Ensino Básico, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim.

Cogna Educação - COGN3

A década de 90 marca a constituição da Rede Pitágoras, um aglomerado de escolas comprometidas com o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços educacionais prestados. Como resultado, surge em 1999 a Fundação Pitágoras para viabilizar projetos educacionais em instituições públicas e privadas.

Então, na primeira década do século XXI marca o grupo Pitágoras realiza a abertura de seu capital na bolsa de valores com o nome Kroton Educacional, no ano de 2007.

Cogna Educação - COGN3

Como resultado, a empresa realiza uma importante aquisição em 2010, com a compra da IUNI Educacional, instituição que oferece programas de graduação e pós-graduação sob as marcas UNIC, UNIME e FAMA, configurando a maior aquisição do setor de educação superior do Brasil.

No ano seguinte, ela passa a deter o controle da Faculdade Atenas Maranhense (São Luís e Imperatriz – MA), da Faculdade União (Ponta Grossa – PR) e da Faculdade do Sorriso. Ao final de 2011, ela ainda adquire a UNOPAR, o que possibilitou à Companhia ser a líder no setor de educação a distância do Brasil.

Cogna Educação - COGN3

A expansão acelerada da empresa fez com que ela realizasse mais aquisições, agora em 2012, com a compra do Centro Universário Cândido Rondon (Unirondon) e da Uniasselvi.

Em 2013, acontece um importante acordo entre a Kroton e a Faculdade Anhanguera, além da abertura de 40 novos polos de graduação a distância da Unopar. Essa fusão se concretiza em 2014, tornando a Kroton a maior empresa educacional do mundo em termos de valor de mercado e alunos.

Cogna Educação - COGN3

Um passo importante para a transformação digital da empresa acontece em 2015, quando ela adquire a empresa Studiare, o que seria essencial para o projeto de adaptive learning na companhia.

Em 2017, a empresa inaugura 200 novos polos, totalizando 1.110 centros educacionais naquela época.

Em 2018, a Kroton realiza uma parceria estratégica com o Cubo Itaú, dando origem ao maior hub de Edtechs da América. Nesse mesmo ano, ocorre a criação da Saber, um dos braços da Companhia, além da aquisição do grupo Somos, considerado como a maior plataforma de Educação Básica do Brasil.

Cogna Educação - COGN3

Mais recentemente, em 2019, acontece uma reestruturação dos negócios na Kroton, dividindo as operações em quatros campos de atuação dentro do segmento educacional. Assim, surge a marca Cogna, uma holding que se posiciona como uma collection of companies, assim como vimos anteriormente.

Cogna Educação - COGN3


Diretoria

Rodrigo Calvo Galindo (Diretor Presidente da Cogna)

Mario Ghio Junior (Diretor Presidente da Vasta)

Paulo de Tarso Moraes (Diretor Presidente da Platos)

Paulo Serino (Presidente da Saber)

Roberto Valério Neto (Presidente da Kroton)

Bruno Giardino (Diretor de Relações com Investidores)

Fabio Sampaio de Lacerda (Vice-Presidente de Gente e Operações Corporativas)

Jamil Saud Marques (Vice-Presidente Financeiro CFO)

Julia Barroso Gonçalves (Vice-Presidente de Produto, Gestão e Expansão)

Leonardo Augusto Leão Lara (Diretor Jurídico)


Conselho administrativo

Nicolau Ferreira Chacur (Presidente)

Rodrigo Calvo Galindo (Vice-Presidente)

Juliana Rozenbaum Munemori

Luiz Antonio de Moraes Carvalho

Thiago dos Santos Piau

Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto


Principais concorrentes

Ânima Educação (ANIM3)

Bahema (BAHI3)

Ser Educacional (SEER3)

YDUQS (YDUQ3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Cogna atua de modo diversificado e sempre buscando ferramentas e plataformas inovadoras para tornar a educação mas eficiente e atraente aos alunos.

Sua estratégia está baseada na em implementar soluções cada vez mais disruptivas e necessárias principalmente no cenário da educação básica. Por isso, esse modelo deve basear na utilização cada vez maior de ferramentas que objetivam a transformação digital.

Cogna Educação - COGN3

Ademais, podemos perceber que a empresa pode crescer no longo prazo tanto de modo orgânico, com aumento de eficiência operacional e aumento de sua base de alunos e instituições parceiras, quanto por meio de um crescimento inorgânico via aquisições.

Cogna Educação - COGN3


Composição acionária

COGN3 Acionista Percentual
1 GIC Private Limited 5,23%
2 Alaska 4,78%
3 Blackrock 4,36%
4 Ações em tesouraria 0,42%
5 Free Float 85,22%