Metal Frio

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker FRIO3
Fundador Joaquim Caio, Alfredo Brasil e Oswaldo Margarido
Presidente da empresa Petros Diamantides
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Metal Frio distribuiu dividendos consecutivamente no período de 2008 a 2011. Acesse  para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio de liderança na categoria “Bens de Capital”, no 33º Prêmio Fórum de Líderes /
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1960
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Metal Frio
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Metal Frio é uma empresa do ramo de equipamentos de refrigeração comercial. A companhia oferece freezers, geladeiras e coolers. Além disto a empresa fornece prestação de serviços na indústria de refrigeração.

Os refrigeradores da empresa englobam os seguintes segmentos:

  • Bebidas
  • Sorvetes
  • Tripla Ação (Alimentos)
  • Chest Freezer

Por meio das marcas constituintes do grupo a empresa abrange diversas parcelas de mercado. Dentre as marcas da Metal Frio podemos citar:

  • Metalfrio Solutions
  • Derby
  • Caravell
  • Klimasan

O que a empresa faz?

A Metal Frio é uma multinacional de origem brasileira que faz a fabricação e comercialização de geladeiras, freezers e coolers. Sendo que ela é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo Plug-In.

Além disso, a Metal Frio é líder de mercado na América Latina e um dos fabricantes com crescimento mais acelerado no mundo em relação a receita líquida.

Os produtos da Metal Frio estão presentes em cerca de 90% dos estabelecimentos brasileiros que têm equipamentos de refrigeração comercial do tipo Plug-In.

Metal Frio - FRIO3

Em relação ao portfólio de produtos da Metal Frio, a empresa possui mais de 350 modelos de refrigeradores, conservadores e congeladores verticais e horizontais do tipo Plug-In.

Além do amplo portfólio, a empresa se posiciona como provedor de soluções completas. Dessa forma, a Metal Frio oferece uma grande variedade de serviços que envolve a conceituação de novos produtos, fabricação, distribuição e pós-vendas.

Através da venda direta e dos distribuidores e representantes comerciais, localizados em 74 países pelo mundo, a Metal Frio fornece produtos para os maiores fabricantes mundiais de bebidas e alimentos.

A Metal Frio opera através de cinco unidades industriais, sendo que duas estão no Brasil, uma está na Turquia, outra na Rússia e uma no México. Além disso, ela tem um centro de distribuição próprio nos EUA. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio das seguintes marcas:

  • Metal Frio: Marca líder em refrigeração comercial.
  • Klimasan: É uma marca líder no mercado turco de expositores de bebidas.
  • Caravell: É uma marca de refrigeração comercial dinamarquesa que está entre as mais reconhecidas e tradicionais do mundo.
  • Derby: Marca de design europeu que conta com tecnologia inovadora.

Metal Frio - FRIO3

Além dessas marcas, a Metal Frio atua ainda por meio da LifeCycle. Em resumo, a LifeCycle é uma empresa integrante da Metal Frio Solutions que oferece serviços de manutenção, movimentação, reposição de peças e revitalização de freezers e refrigeradores.


Breve história da empresa

A Metal Frio foi fundada em 1960. No começo, o intuito era produzir componentes de sistemas de refrigeração.

No entanto, pouco depois o foco da empresa se voltou para o atendimento da demanda específica dos fabricantes de bebidas e sorvetes, que fabricavam os próprios equipamentos.

Em 1976 a Metal Frio se tornou a primeira empresa na América Latina a introduzir expositores verticais com portas de vidro antiembaçante e o ‘Sistema Frost FREE’.

Metal Frio - FRIO3

Em 1989 a Continental 2001, uma fabricante de eletrodomésticos e uma das líderes brasileiras em fogões para uso doméstico, adquiriu participação majoritária na Metal Frio.

Já em 1991, o grupo alemão Bosch Siemens Hausgerate (BSH), comprou a Continental 2001 e o restante da participação social da Metal Frio. Desse modo, a Metal Frio se tornou uma divisão da Bosch Siemens Hausgerate.

Sendo que a BSH investiu bastante para que a Metal Frio se tornasse a primeira unidade industrial ecologicamente projetada no seu setor em toda a América Latina.

Em 1992 a Metal Frio foi a primeira empresa a introduzir máquinas automáticas de venda no Brasil por meio de uma parceria com a Royal Vendors/Coinco e Polyvend.

Posteriormente, a BSH optou por transformar a Metal Frio em uma empresa independente. Dessa forma, em dezembro de 2001, ela foi constituída como uma subsidiária chamada Metal Frio Solutions Ltda.

Com isso, os ativos relacionados com as operações da Metal Frio foram transferidos para a Metal Frio Solutions Ltda. Já em 2004 a BSH decidiu vender a Metal Frio. Com a venda, a empresa começou uma nova fase.

Isso porque, os novos acionistas tinham por objetivo transformar a Metal Frio em uma das líderes mundiais do setor de refrigeração comercial Plug-In, até 2010.

Sendo assim, os novos acionistas deram início a um processo de crescimento acelerado com foco na ampliação das margens de rentabilidade, redução de custos, aumento da eficiência da cadeia de valor, inovação de produtos, melhores práticas de governança corporativa e internacionalização.

Metal Frio - FRIO3

Em 2006 por meio da criação de uma joint venture com o grupo OzLider, a Metal Frio estabeleceu uma unidade industrial para a fabricação de refrigeradores na Turquia, com o intuito de atender ao mercado europeu.

Ainda em 2006 a Metal Frio comprou ativos localizados na Dinamarca e Rússia e inaugurou uma nova plataforma de produção para atender a demanda crescente do mercado brasileiro e latino americano.

No ano seguinte veio a abertura de capital e a consequente listagem na bolsa de valores brasileira. No mesmo ano a empresa comprou 100% do capital social da Refrigeración Nieto, uma empresa de refrigeração comercial mexicana.

Alguns meses depois, a Metal Frio aumentou a sua participação no mercado mexicano ao adquirir 83,3% do total do capital social da Enerfreezer.

Já em 2008 a Metal Frio comprou 71% do capital social da Senocak, que atua no mercado de fabricação e comercialização de equipamentos de refrigeração comercial na Turquia, Ucrânia e Rússia.

No mês de abril de 2008 foi finalizada a fase II de expansão da unidade industrial de Três Lagoas e no ano seguinte teve início a fase III.

Em 2009, através de uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, foi aprovado a redução de capital no valor de R$ 101,4 milhões para que os prejuízos apurados em 2008 fossem absorvidos. 

Metal Frio - FRIO3

Além disso, em 2009 a Metal Frio foi a primeira empresa das Américas a desenvolver refrigeradores com gás CO2 e Deck Removível.

Por fim, em 2010 a Metal Frio divulgou um convênio com o Governo do Estado de Pernambuco e com o Município de Vitória de Santo Antão, para a construção de uma nova fábrica.


Diretoria

Petros Diamantides (Diretor Presidente)

Frederico da Silveira Moraes (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Fábio Eliezer Figueiredo (Diretor)


Conselho administrativo

Marcelo Faria de Lima (Presidente)

Pedro Manuel Jacinto Casanova Guerra (Vice-Presidente)

Luiz Antonio de Rossi Jr

Livinston Martins Bauermeister

Hélio Marcos Coutinho Beltrão


Principais concorrentes

Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (BDLL4)

Electro Aço Altona S.A. (EALT3, EALT4)

Inepar (INEP3, INEP4)

Nordon Indústrias Metalúrgicas S.A. (NORD3)

Industrias Romi S.A. (ROMI3)


Perspectiva para o futuro

A Metal Frio é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo Plug-In. Sendo que ela está presente em 74 países nos cinco continentes.

Nesse sentido, a perspectiva é que a empresa continue a investir em seu crescimento nacional e internacional. 

Vale destacar que com a crise da Covid-19 houveram mudanças significativas no comportamento de consumo e na relação entre os clientes da Metal Frio e seus clientes finais.

Metal Frio - FRIO3

Sendo assim, houve uma demanda por produtos e serviços cada vez mais tecnológicos e inteligentes.

Nesse sentido, a perspectiva para o futuro da Metal Frio é justamente o investimento em produtos e serviços mais tecnológicos e inteligentes que permitam atender às novas demandas do mercado.


Composição acionária

FRIO3 Acionista Percentual
1 Peach Tree LLC. 15,87%
2 Marcelo Faria de Lima 1,09%
3 Rio Verde Consultoria e Participações Ltda. 35,44%
4 Almond Tree LLC. 37,83%
5 Free Float 9,77%