Padtec

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PDTC3
Fundador Cpqd – Centro de Pesquisa E Desenvolvimento em Telecomunicações
Presidente da empresa Carlos Raimar Schoeninger
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Padtec não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Destaque do segmento Infraestrutura do Anuário Telecom 2019 / 46.ª maior empresa de telecomunicações do Brasil no ranking do Anuário 2019 / Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1998
Ano do IPO 1999
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Padtec
Principais produtos

A Padtec é a maior fabricante de transporte óptico na América Latina e oferece ao mercado soluções avançadas de transmissão óptica flexíveis e de alta capacidade baseadas na tecnologia DWDM e integralmente desenvolvidas no Brasil. Atua nos segmentos:

  • Operadoras Regionais e ISPs;
  • Operadoras de Redes;
  • TI e Multimídia;
  • Governo;
  • Utilities e Integradores;
  • Financeiro;
  • Redes Científicas.

E disponibiliza serviços como:

  • Implantação e Comissionamento de redes DWDM;
  • Caracterização e análise de redes ópticas;
  • Gerência de redes e Gestão de Sistemas;
  • Suporte On-Site.

O que a empresa faz?

A Padtec é uma empresa brasileira que atua no mercado de telecomunicações, onde desenvolve, fabrica e comercializa soluções para sistemas ópticos. A empresa é a maior fabricante de transporte óptico na América Latina e oferece ao mercado soluções de transmissão óptica flexíveis baseadas na tecnologia DWDM. 

Padtec - PDTC3

A companhia, que inicialmente era conhecida como Ideiasnet S.A, iniciou suas operações como empresa de investimentos em projetos de Internet no ano 2000, mesmo ano em que abriu capital na B3, onde passou a investir em projetos de internet.

A princípio, o foco da empresa era voltado em empresas de tecnologia com rápido crescimento no mercado, como SaaS (Software as a Service), bem como na indústria de segurança e construção, digital media, banda larga óptica, digital commerce, setor financeiro e de pagamentos. 

A Padtec possui como atividade principal a participação em outras sociedades, além de carteiras de valores mobiliários e atua na área de tecnologia. A holding foi criada em 1999 como parte do CPqD, do qual é parceira até os dias atuais, e começou a exercer suas atividades como empresa própria em 2001. 

Padtec - PDTC3

A sede da Padtec fica em Campinas, no estado de São Paulo e a empresa atua no mercado de telecomunicações, onde desenvolve, fabrica e comercializa soluções voltadas aos sistemas ópticos. Na América Latina, a empresa foi a primeira a utilizar equipamentos DWDM. 

A holding é conhecida por possuir representantes em todos os continentes, no qual possui presença em redes de grandes operadoras e provedores de serviços. O portfólio da empresa inclui:

  • Equipamentos para acesso corporativo. 
  • DCI; 
  • SAN Extension; 
  • Redes metropolitanas;
  • Redes multi-terabyte de longa distância terrestres e submarinas. 

No Brasil, a Padtec possui mais de 40 mil quilômetros de redes ópticas com tecnologia DWDM (em português: multiplexação por divisão densa de comprimentos de onda), bem como proventos de serviços de internet (ISPs). Além disso, os segmentos em que a empresa atua são: 

  • Operadoras Regionais e ISPs; 
  • Operadoras de Redes; 
  • TI e Multimídia; 
  • Governo; 
  • Utilities e Integradores; 
  • Financeiro; 
  • Redes Científicas. 

Breve história da empresa

A história da Padtec teve início em 2001, quando a empresa deu início às suas operações como empresa de investimentos em projetos de internet. Inicialmente, a companhia era chamada de IdeiasNet S.A. 

O foco inicial da empresa era investir em companhias que tivessem rápido crescimento no mercado, em diversas áreas de atuação, como a SaaS (Software as a Service), na indústria de segurança e construção, bem como tecnologia no setor financeiro e de pagamentos, mobilidade, banda larga, digital media, digital commerce, dentre outros. 

Padtec - PDTC3

Durante um período de seis anos de atuação, a empresa se consolidou como uma venture de capital de tecnologia no Brasil, onde participou de forma ativa de todos os estágios dos serviços que oferecia. Por conta disso, se tornou referência no setor em que atua, além de sinônimo de empreendedorismo e alto nível de Governança Corporativa. 

Já em 2015, a empresa passou por um processo de desinvestimento, no qual vendeu a maior parte de seus ativos e deu início ao processo de simplificação da estrutura societária que compunha a companhia. Em 2020, a Padtec realizou a incorporação de ações de emissão da Padtec S.A. 

Atualmente, a Padtec Holding é a única acionista da Padtec S.A. 


Diretoria

Carlos Raimar Schoeninger (Diretor Presidente)

Argemiro Oliveira Sousa Filho (Diretor de Negócios)

Renato Jordão da Silva (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Roberto Yoshihiro Nakamura (Diretor de Tecnologia)


Conselho administrativo

Antonio Carlos Valente da Silva 

Christiane Almeida Edington

Sami Amine Haddad 

Sebastião Sahão Junior

Paulo José Pereira Curado


Principais concorrentes

Totvs (TOTS3)

Sinqia (SQIA3)

Positivo (POSI3)

Locaweb (LWSA3)

Linx (LINX3)

Valid (VLID3)


Perspectiva para o futuro

As ações tecnologia, principalmente no Brasil, estão cada vez mais em alta nos mercados. A Padtec, como visto, é uma empresa brasileira que atua no mercado de telecomunicações, sendo a maior fabricante de transporte óptico na América Latina. 

A empresa possui mais de 40 mil quilômetros de redes de ópticas com tecnologia DWDM, além de provedores de serviços de Internet (ISPs). A companhia também atua no mercado de cabos submarinos, como o Cabo Junior e o projeto Amazônia Conectada. 

Padtec - PDTC3

De modo geral, a Padtec ainda tem muito para crescer, já que o tempo em que passou a realizar suas operações como empresa própria não é tão grande assim. Apesar disso, além da forte presença em território brasileiro, a empresa possui grande presença na Argentina e no Chile. A América Central também é atendida pela Padtec, onde conta com mais de 15 mil quilômetros de redes ópticas. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir o desenvolvimento ainda mais ampliado em inovação, a fim de prover soluções de negócios que auxiliem na ampliação do portfólio de produtos, já que as empresas ligadas à tecnologia estão cada vez mais em alta nos mercados, especialmente no Brasil, que ainda precisa se desenvolver muito nesse quesito.


Composição acionária

PDTC3 Acionista Percentual
1 Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações 54,908%
2 BNDES Participações S.A. – BNDESPAR 23,052%
3 LMC Brazil LLC 5,007%
4 Outros 17,033%