Randon

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker RAPT3, RAPT4
Fundador Irmãos Hercílio Randon e Raul Randon
Presidente da empresa Daniel Raul Randon
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1998, com exceção de 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios IR Magazine Awards Brazil 2017: Melhor website em Relações com Investidores / Latin America Executive Team 2015: 3º lugar – Best Investor Relations by Buy Side
Participação do Estado 8.85%
Ano de fundação 1949
Ano do IPO 1993
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Randon
Principais produtos

O conglomerado de Empresas Randon atua em três grandes segmentos:

  • Implementos e Veículos (reboques/semirreboques, vagões ferroviários e veículos fora-de-estrada);
  • Autopeças (Materiais de fricção, sistemas de eixos e suspensões, sistemas de freios, sistemas de acoplamento e sistemas de ponta de eixo para a indústria automotiva, além de outros componentes);
  • Serviços Financeiros (Consórcios e crédito bancário).

O que a empresa faz?

A Randon S.A. Implementos e Participações é um grupo formado por doze empresas, que atuam em três segmentos: implementos e veículos, autopeças e serviços financeiros. De forma geral, o Grupo é referência nos segmentos em que atua, gerando soluções relacionadas ao transporte, bem como parceria com outras empresas e exportação para todos os continentes.

Randon - RAPT3, RAPT4

As empresas que fazem parte do conglomerado Randon possuem uma linha completa de equipamentos, que engloba desde veículos rebocados, veículos especiais, vagões ferroviários e equipamentos para o transporte de carga terrestre.

Além dos equipamentos disponibilizados pelas empresas Randon, a Companhia ainda conta com players brasileiros em sistemas automotivos e autopeças. A disponibilidade de serviços está presente tanto em território nacional, quanto no exterior, onde as empresas possuem forte atuação na exportação.

Como parte do portfólio de serviços, o conglomerado de empresas Randon também atua no ramo de serviços, disponibilizando consórcios de máquinas, veículos e imóveis. Além disso, possui o Banco Randon, uma forma de fornecer aos clientes e fornecedoras linhas de financiamento.

Randon - RAPT3, RAPT4

As doze empresas que formam o Grupo Randon são:

  • Randon S.A. Implementos e Participações (controladora) e Filiais;
  • Fras-le S.A. e Controladas;
  • Randon Veículos Ltda;
  • Randon Triel-HT Implementos Rodoviários Ltda;
  • Randon Argentina S.A.;
  • Randon Perú S.A.C.;
  • Randon Implementos para o Transporte Ltda.;
  • Randon Administradora de Consórcios Ltda.;
  • Master Sistemas Automotivos Ltda.;
  • Jost Brasil Sistemas Automotivos Ltda.;
  • Castertech Tecnologia e Fundição Ltda.;
  • Randon Investimentos Ltda. (holding do Banco Randon SA).

Modelo de Negócios

O conglomerado de empresas que compõem o Grupo Randon são líderes no mercado de produtos relacionados ao transporte de carga.

Randon - RAPT3, RAPT4

Assim, as empresas atuam em três segmentos, sendo eles:

  • Implementos e Veículos (reboques/semirreboques, vagões ferroviários e veículos fora-de-estrada);
  • Autopeças (Materiais de fricção, sistemas de eixos e suspensões, sistemas de freios, sistemas de acoplamento e sistemas de ponta de eixo para a indústria automotiva, além de outros componentes);
  • Serviços Financeiros (Consórcios e crédito bancário).

Ao todo, as empresas possuem posição de liderança em território nacional, sendo uma das maiores empresas privadas do Brasil. No exterior, o conglomerado Randon possui destaque nos produtos que fabrica e alcança mais de 100 países com as exportações, em todos os continentes.

De modo geral, as empresas possuem:

  • 22 unidades industriais;
  • Centros de distribuição;
  • Unidades de montagem e CKD;
  • Escritórios.

Randon - RAPT3, RAPT4


Breve história da empresa

A história do conglomerado de empresas Randon teve início, em 1949, quando Hercílio e Raul Randon decidiram abrir uma oficina especializada na reforma de motores industriais. A princípio, ambos os irmãos trabalhavam na fabricação de ferramentas agrícolas. Em seguida, a oficina se transformou na Mecânica Randon Ltda.

Randon - RAPT3, RAPT4

A partir da fundação da oficina, os irmãos começaram a fabricar freios a ar utilizados em reboques. Naquela época, a fabricação estava centrada no desenvolvimento de ferramentas que contribuíssem com os acentuados declives encontrados na Serra Gaúcha. Além disso, a mecânica também passou a fabricar o 3º eixo para caminhões na região.

Em 1960, a Mecânica Rondon começou a fabricar os primeiros semirreboques. Outra parte dos processos de fabricação, foi a suspensão balancim, fato que deu a possibilidade de ampliar a carga de produção da empresa. Com isso, o crescimento da Randon andava junto com o crescimento do país, que estava em processo de industrialização.

Na década de 1970, os irmãos Randon viajaram para a Europa e descobriram como o setor de transportes possuía potencial para crescer, principalmente no Brasil. Assim, decidiram abrir uma nova fábrica, bem maior que a anterior, com 40.000 metros quadrados de área construída.

Randon - RAPT3, RAPT4

Na mesma década, a Randon abriu capital na bolsa de valores, a fim de ampliar os processos produtivos e operacionais da empresa. Além disso, iniciou a fabricação de veículos fora de estrada, por meio da Randon Veículos. A partir disso, a empresa se tornou a primeira montadora de veículos automotores do Sul do país. Para completar a década, a empresa deu início aos trabalhos no exterior.

Já em 1980, a Randon deu início ao processo de diversificação ao fundar a Freios Master – joint venture com a empresa norte-americana ArvinMeritor, além de fundar a Administradora de Consórcios Randon. Ainda como parte da diversificação, a Randon incorporou a Fras-le e fundou a Randon Argentina, além da JOST Brasil.

Com a chegada dos anos 2000, a Randon já era reconhecida como referência global. Possuía, além do prestígio nacional, parceiros estratégicos de classe mundial em todos os continentes do mundo. Além das parcerias, a empresa também começou a exportar para diversos países, aumentando o reconhecimento da marca Randon.

Em 2009, a Randon completou 60 de anos de história. Ao longo dos anos, a empresa realizou mais aquisições, se tornando líder no mercado brasileiro de fabricação de sistemas de suspensão, especialmente para veículos de grande porte. Por fim, uma das últimas aquisições da empresa foi a Randon Araraquara, localizada em São Paulo.

Randon - RAPT3, RAPT4


Diretoria

Daniel Raul Randon (Diretor Presidente)

Alexandre Dorival Gazzi (Diretor Vice Presidente)

Sergio Lisbão Moreira de Carvalho (Diretor Vice Presidente)

Paulo Prignolato (Diretor Vice Presidente)

Alexandre Randon


Conselho administrativo

David Abramo Randon (Presidente)

Alexandre Randon (Vice Presidente)

Ruy Lopes Filho

William Ling

Pedro Ferro Neto


Principais concorrentes

Marcopolo (POMO3, POMO4)

Recrusul S.A. (RCSL4)

Tupy (TUPY3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Randon é um conglomerado de empresas que atua em três grandes segmentos: implementos e veículos, autopeças e serviços financeiros. Ao longo da história da empresa, as aquisições e produtos tornaram o Grupo Randon um dos maiores em relação à fabricação de soluções para transporte.

Randon - RAPT3, RAPT4

Por conta dos segmentos em que atua, a empresa viu a crise econômica afetar os diferentes setores. Entretanto, com a retomada da economia e a expansão do agronegócio, a Randon vem apresentando grande crescimento e sinais de recuperação. Grande parte das melhorias são devido à distribuição de alimentos, bem como a movimentação do comércio eletrônico.

Além disso, a estrutura operacional das empresas contribuem para manter a Randon como uma das maiores empresas privadas do Brasil. Ao todo, a companhia conta com centros de pesquisas, laboratórios e profissionais capacitados à atender os clientes e fornecedores. A empresa busca, também, constante crescimento na busca por novos produtos, bem como inovação na produção.

Portanto, sua projeção futura deve incluir o investimento em tecnologia, a fim de ampliar as linhas de produção, além de realizar transformações culturais na empresa, incluindo inovação, automação e criar uma governança mais forte. A melhora dos indicadores relacionados à economia também podem propiciar à empresa um ambiente mais favorável ao crescimento, principalmente ligado ao setor automotivo.

Randon - RAPT3, RAPT4


Composição acionária

RAPT3 Acionista Percentual
1 Dramd Participações e Administrações Ltda 81,71%
2 PREVI-Caixa Previdência Funcionários Banco do Brasil 8,85%
3 Free Float 9,45%
RAPT4 Acionista Percentual
1 Dramd Participações e Administrações Ltda 21,24%
2 PREVI-Caixa Previdência Funcionários Banco do Brasil 0,16%
3 Ações em Tesouraria 1,50%
4 Free Float 77,11%