AES Tietê

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,6 de 5
Gestão:
  3,6 de 5
Ticker TIET3, TIET4, TIET11
Fundador Grupo AES
Presidente da empresa Italo Tadeu De Carvalho Freitas Filho
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A AES Tietê distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Troféu Transparência na Categoria Companhia do Setor Elétrico / Prêmios Melhores Empresas para você trabalhar / Reconhecimento no Guia Exame de Sustentabilidade
Participação do Estado 14.38%
Ano de fundação 1999
Ano do IPO 2001
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos AES Tietê
Principais produtos

A AES Tietê é uma prestadora de serviços no segmento de geração de energia. Nesse sentido, a companhia oferece as seguintes soluções:

  • Mercado livre de energia;
  • Comercialização varejista;
  • Gestão de energia elétrica;
  • Geração distribuidora;
  • Autoprodução;
  • Armazenamento de energia.

No Noroeste do estado de São Paulo, por exemplo, os reservatórios da empresa oferecem serviços como:

  • Irrigação;
  • Turismo;
  • Abastecimento para municípios do entorno;
  • Pesca esportiva e profissional;
  • Operação da hidrovia Tietê-Paraná.

O que a empresa faz?

A AES Tietê é uma empresa do setor de utilidade pública que atua no segmento de geração de energia.  Pertence ao grupo AES Brasil e opera, principalmente, no estado de São Paulo. Na B3, possui negociações em ações preferenciais e ordinárias.

De forma geral, a empresa é composta por uma matriz formada por hidrelétricas, fontes eólicas e fontes solares, sendo uma das empresas mais eficientes quando o assunto é geração de energia elétrica no Brasil. O parque gerador da empresa é composto por nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s).

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Cada setor possui capacidade de 2.658 MW e garantia física bruta de 1.247 MW médios. O parque gerador fica localizado nos rios Tietê, Grande Pardo e Mogi-Guaçu, ou seja, na região central e noroeste do estado de São Paulo.

No Noroeste do estado, por exemplo, os reservatórios da empresa oferecem diversos benefícios, como:

  • Irrigação;
  • Turismo;
  • Abastecimento para municípios do entorno;
  • Pesca esportiva e profissional;
  • Operação da hidrovia Tietê-Paraná.

A empresa trabalha com o conceito de aproveitamento múltiplo de água. Sendo assim, as eclusas da Companhia foram construídas simultaneamente às margens das usinas hidrelétricas. O aproveitamento múltiplo possibilita a integração com o setor elétrico, o que faz da AES Tietê referência no setor.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

AES no Brasil

No segmento de geração de energia, o grupo AES Brasil possui a AES Tietê, localizada no estado de São Paulo. A empresa é formada por um parque gerador que conta com nove usinas hidrelétricas, localizadas na região Noroeste do estado e na região central.

A AES Tietê tem 2.658 megawatts (MW) de potência instalada hidráulica. São doze usinas hidrelétricas localizadas na região central e noroeste do Estado de São Paulo.

Cinco delas – Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava – ficam no rio Tietê, que corta o estado no sentido leste-oeste, com 1.100 quilômetros de extensão.

Há outras três hidrelétricas no rio Pardo – Caconde, Euclides da Cunha e Limoeiro – e mais uma no rio Mogi Guaçu.

Além disso, no estado de Minas Gerais, a AES Brasil controla três Pequenas Centrais Hidrelétricas, chamadas de PCH’s, que possuem capacidade instalada de 2.651 MW. Ou seja, no território paulista, por exemplo, a capacidade corresponde a 21% da energia. Já no mercado nacional, a porcentagem representa 2,6% da geração de energia total.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

No estado do Rio Grande do Sul, o grupo empresarial controla a AES Uruguaia.  A usina termelétrica é pioneira na operação de energia com a utilização de gás natural no Brasil. Além disso, possui capacidade instalada de 639 MW.

As principais soluções oferecidas pela empresa são:

  • Mercado livre de energia;
  • Comercialização varejista;
  • Gestão de energia elétrica;
  • Geração distribuidora;
  • Autoprodução;
  • Armazenamento de energia.

AES no Mundo

A presença do grupo AES Brasil também está em outros países, além do Brasil. Assim, a empresa faz parte de uma companhia global, denominada AES Corporation, localizada em Arlington, na Virginha.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Além disso, a Companhia possui instalação em 15 países diferentes, inclusive com ações listadas na bolsa de NY. A atuação do grupo empresarial é focada, principalmente, na operação de empresas geradoras de energia, bem como na distribuição por meio das próprias empresas.

A geração de energia é pautada em diferentes fontes, como:

  • Energia eólica;
  • Solar;
  • Hidráulica;
  • Biomassa;
  • Térmica.

Atualmente, a AES Corporation está entre as principais empresas que armazenam energia e possui, ao total, capacidade instalada de 32 GW. Além do mais, conta com distribuidoras que trabalham no fornecimento de energia para mais de 2 milhões de clientes.


Breve história da empresa

A história da AES Tietê teve início com a aquisição da empresa, em 1999, pelo grupo AES. Na época, a empresa era conhecida como Companhia de Geração de Elétrica Tietê. De forma geral, a AES Tietê foi criada a partir do processo de cisão da Companhia Energética de São Paulo (CESP) para privatização.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Desde a aquisição pelo grupo AES, a empresa era registrada como AES Tietê S.A. e, após o processo, permaneceu com o parque de geração de energia, formado por 12 usinas hidrelétricas.

Além disso, desde 2003, a empresa é controlada pela Companhia Brasiliana de Energia. A Companhia é uma holding formada pela AES Corp – empresa localizada em Arlington, na Virginha – e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

No caminho do crescimento

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Por meio do crescimento acelerado na geração de energia, a empresa possuía, até 2015, um contrato bilateral de compra e venda de energia elétrica com a AES Eletropaulo, que assegurava a energia produzida pela AES Tietê S.A.

De fato, os processos de construção de novas produtoras de energia estavam em andamento. Logo, em 2011, a Companhia finalizou a construção de uma produtora de energia, a PCH São Joaquim, localizada em São João da Boa Vista, em São Paulo.

Com a finalização da construção, a empresa somou à capacidade instalada de produção, 3 MW. Já em 2012, outra unidade de geração de energia foi finalizada, dessa vez, a unidade PCH São José, localizada no Rio Jaguari-Mirim.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Antes mesmo do contrato bilateral de energia com a AES Eletropaulo vencer, a AES Tietê S.A começou a traçar novos caminhos. Assim, em 2012, a empresa iniciou um plano estratégico de negócios, no qual seria possível a comercialização da maior parcela de energia disponível no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Reestruturação societária

Em 2015, após intensos processos de mudanças, a AES Tietê realizou a reestruturação societária da empresa, bem como de sua controladora, a Companhia Brasiliana de Energia.

Com a reestruturação, foi incorporado à empresa a AES Rio PCH Ltda. e que, mais tarde, foi incorporada pela Companhia Brasiliana de Energia.  A partir disso, a AES Tietê S.A passou a ser AES Tietê Energia S.A.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Em 2017, a empresa adquiriu o Complexo Eólico Alto Sertão II, com capacidade instalada de 386,1 MW. A aquisição contribui para que, além da fonte hidráulica, a empresa também incluísse no portfólio a fonte eólica. No mesmo ano, a AES Tietê Energia incorporou, nos serviços prestados, a fonte de energia solar.

O serviço de energia solar só foi possível a partir da aquisição do Complexo Solar Boa Hora que, na época, ainda era um projeto. Contudo, a capacidade projetada do complexo era de 91 MWp (75 MWac). Além disso, a Companhia conseguiu, ainda em 2017, o direito de comercializar a energia gerada pelo Complexo Solar Água Vermelha II.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Ambos os complexos (Complexo Solar Boa Hora e Complexo Solar Água Vermelha II) começaram a ser construídos de forma simultânea. Além disso, a capacidade instalada da AGV Solar foi projetada para 94 MWp (75 MWac), bem como energia contratada por 20 anos.

Atualmente, a AES Tietê Energia é uma das empresas mais eficientes na geração de energia elétrica no país, com um parque gerador formado por nove usinas hidrelétricas e três PCH’s – Pequenas Centrais Hidrelétricas. Ao total, a empresa possui capacidade instalada de 2.658 MW e garantia física bruta de 1.247 MW médios.


Diretoria

Italo Tadeu De Carvalho Freitas Filho (Diretor Presidente)

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi (Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Julian Jose Nebreda Marquez (Presidente do Conselho de Administração)

Arminio Francisco Borjas Herrera

Berned Raymond da Santos Ávila

Charles Lenzi

Denise Duarte Damiani

Fabiana Ribeiro Tonon

Francisco Jose Morandi Lopez

Franklin Lee Feder

Kleber Jansen Costa

Krista Sweigart

Leonardo Eleutério Moreno

Marcelo Daniel Aicardi

Maria Paz Teresa Cerda Herreros

Matthew Theodore Olive

Ricardo Bull Silvarinho

Sérgio Eduardo Weguelin Vieira

Susan Pasley Keppelman Harcourt

Valdeci Goulart

Vicente Javier Giorgio


Principais concorrentes

Energias do Brasil (ENBR3)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Em síntese, a AES Tietê possui grande potencial de crescimento, principalmente em relação aos investimentos feitos em inovação e tecnologia, que contribuem, ainda mais, na melhora das soluções prestadas pela empresa.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

De forma objetiva, os serviços prestados pela companhia incluem a geração e destruição de energia, adquirindo posição de relevância no setor, não só em território nacional, como também no internacional. Além disso, a empresa conta com experiência na geração de diferentes tipos de energia.

A AES Tietê se baseia, para continuar o nível de crescimento, em quesitos que contribuem para a evolução da companhia, como a capacidade de geração de caixa, as práticas de governança corporativa, adoção de práticas sustentáveis na condução dos negócios, bem como na estrutura de capital equilibrada.

AES Tietê - TIET3, TIET4, TIET11

Nesse sentido, podemos esperar para o futuro que a empresa invista ainda mais no desenvolvimento tecnológico do parque gerador de energia, tanto das instalações nacionais, quanto das internacionais, para estender e fornecer, de forma ainda mais abrangente, a geração de energia.


Composição acionária

TIET3 Acionista Percentual
1 BNDES Participações S.A. 14,38%
2 AES Holdings Brasil Ltda. 61,57%
3 Centrais Elétricas Brasileiras S.A. 4,03%
4 Free Float 20,02%
TIET4 Acionista Percentual
1 BNDES Participações S.A. 37,40%
2 AES Holdings Brasil Ltda. 0,04%
3 Centrais Elétricas Brasileiras S.A. 10,48%
4 Free Float 52,08%