Alugar imóvel mobiliado ou vazio: o que vale a pena?

29 de fevereiro de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 32 seg


Ao decidir entre alugar um imóvel mobiliado ou vazio, a escolha depende de diversos fatores. Se busca um investimento maior e a liberdade de personalizar o espaço ao longo do tempo, um imóvel vazio pode ser a melhor opção.

Por outro lado, alugar um imóvel mobiliado pode ser vantajoso em termos de praticidade e conveniência, especialmente para quem procura uma solução mais imediata e não deseja lidar com a compra e transporte de móveis.

Quer ter mais informações sobre a decisão entre alugar um imóvel mobiliado ou vazio?

Alugar imóvel mobiliado

Quais são as vantagens?

Alugar um imóvel mobiliado pode ter várias vantagens:

A principal, é a conveniência. Você não precisa se preocupar em comprar, transportar e instalar móveis. Isso pode ser especialmente útil se você estiver se mudando para uma nova cidade ou país.

A segunda vantagem é a economia de tempo. Como o imóvel já está mobiliado, você pode se mudar e começar a viver no local imediatamente. Em terceiro lugar, economia de dinheiro. Embora o aluguel de um imóvel mobiliado possa ser um pouco mais caro, você pode economizar dinheiro a longo prazo, pois não precisa comprar móveis.

Finalmente, a flexibilidade. Se você não planeja ficar em um lugar por muito tempo, alugar um imóvel mobiliado pode ser uma opção mais flexível. Lembre-se, no entanto, que existem também desvantagens em alugar um imóvel mobiliado, que veremos a seguir. É importante pesar esses prós e contras antes de tomar uma decisão. É importante ter tudo isso em mente na hora de escolher imóvel mobiliado ou vazio.

E as desvantagens?

Alugar um imóvel mobiliado também pode ter algumas desvantagens, como demonstraremos.

A primeira, é o custo mais alto. O aluguel de um imóvel mobiliado geralmente é mais caro do que o de um imóvel não mobiliado. Em seguida, temos a questão do estilo e gosto pessoal. Os móveis já existentes podem não ser do seu gosto ou não se adequar ao seu estilo de vida.

Existe a questão da responsabilidade: Se os móveis forem danificados, você pode ser responsável por reparar ou substituir os itens. Tem também a questão do espaço limitado. Se você já possui móveis, pode não haver espaço suficiente no imóvel mobiliado para acomodá-los.

E por fim, você terá menos flexibilidade para personalizar. Com um imóvel já mobiliado, você tem menos liberdade para alterar o espaço e torná-lo “seu”. Ou seja, é importante considerar todos esses fatores ao decidir se um imóvel mobiliado é a melhor opção para você.

Quando vale a pena?

Alugar um imóvel mobiliado pode valer a pena em várias situações:

Primeiro, por que pode ser uma mudança temporária ou de curto prazo. Se você está se mudando para uma nova cidade por um curto período de tempo, por exemplo, para um estágio ou projeto temporário, pode ser mais conveniente alugar um imóvel mobiliado.

Outra opção é a das mudanças rápidas. Se você precisa se mudar rapidamente e não tem tempo para mobiliar um imóvel, um imóvel mobiliado pode ser uma boa opção. E se for a primeira moradia. Para quem está saindo da casa dos pais ou da universidade e não possui móveis próprios, um imóvel mobiliado pode ser uma opção econômica e prática.

Também pode valer a pena pela economia de custos iniciais. Se você não tem dinheiro para investir em móveis no momento, alugar um imóvel mobiliado pode ajudar a economizar esses custos iniciais.

Finalmente, se você for um estudantes ou profissional em trânsito. Para estudantes ou profissionais que se mudam frequentemente, a flexibilidade de um imóvel mobiliado pode ser uma grande vantagem e uma opção pela qual vale a pena a escolha.

Alugar imóvel vazio

Quais são as vantagens?

Alugar um imóvel vazio também tem suas vantagens.

Uma das principais vantagens é a personalização: Você tem a liberdade de decorar e mobiliar o imóvel do seu jeito, de acordo com seu gosto e necessidades. Também conta o custo de aluguel mais baixo. Geralmente, o aluguel de um imóvel vazio é mais barato do que o de um imóvel mobiliado.

Menos responsabilidades: Você não precisa se preocupar com a manutenção ou danos aos móveis que já estavam no imóvel. Outra vantagem é o espaço para seus próprios móveis. Se você já possui móveis, um imóvel vazio oferece espaço para acomodá-los.

Por fim, há o sentimento de propriedade. Mobiliar e decorar seu próprio espaço pode fazer com que o imóvel alugado tenha mais a “sua cara”. A decisão de alugar um imóvel vazio deve ser baseada em suas necessidades e circunstâncias individuais. É importante considerar todos os prós e contras antes de tomar uma decisão.

E as desvantagens?

Alugar um imóvel vazio também pode ter algumas desvantagens, sendo a mais evidente o custo inicial mais alto. Você precisará comprar, transportar e instalar seus próprios móveis, o que pode ser caro e demorado.

Tempo e esforço também contam: Mobiliar um imóvel do zero pode ser um processo demorado e trabalhoso. Você precisará pesquisar, comprar e organizar a entrega de cada item.  Com relação à responsabilidade pelos móveis, uma vez que você compre o mobiliário, será responsável por sua manutenção e reparo.

Outra desvantagem é a de menos conveniência. Se você se mudar frequentemente, ter que embalar e transportar seus móveis cada vez pode ser inconveniente. Por fim, o possível desperdício: Se você se mudar para um imóvel que já está mobiliado, no futuro, pode acabar com móveis extras que não precisa.

Quando vale a pena?

Alugar um imóvel vazio pode valer a pena em várias situações. A primeira é se fora para uma longa permanência. Se você planeja ficar no mesmo lugar por um longo período de tempo, pode ser mais econômico comprar seus próprios móveis.

Vale pela possibilidade de personalização: Se você tem um gosto específico para decoração e quer um espaço que reflita sua personalidade e estilo, um imóvel vazio dá a liberdade de personalizar o espaço ao seu gosto.

Outra boa questão a ser avaliada é se você já possui móveis. Um imóvel vazio permite que você os utilize, evitando a necessidade de vender ou armazenar móveis desnecessários.

Também temos economia a longo prazo. Embora o custo inicial de mobiliar um imóvel possa ser alto, pode ser mais econômico a longo prazo se comparado ao aluguel mais alto de um imóvel mobiliado.

Finalizando, a preferência por novos móveis. Se você prefere ter móveis novos ou de certa marca, um imóvel vazio permite que você escolha exatamente o que deseja.

Entretanto, como enfatizamos sempre, a decisão de alugar um imóvel vazio deve ser baseada em suas necessidades específicas. É importante considerar todos os prós e contras antes de tomar uma decisão definitiva.

  • Leia mais: Uma vez que você já está bem informado sobre alugar um imóvel mobilizado ou vazio, aprenda outra questão importante: Quanto custa morar sozinho?

Fontes: Guarida, Casa Mineira, Inteligência Financeira, Nova Época, Silvio Iwata