4 dicas para economizar dinheiro em 2024

18 de janeiro de 2024, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 50 seg


A mudança de calendário sempre traz aquela vontade de fazer as coisas diferente. No ano passado, você não conseguiu fazer sobrar dinheiro. Mas, neste ano, você está decidido a mudar! Pois bem, eu te dar uma forcinha e te contar 4 dicas para economizar dinheiro em 2024.

E fique tranquilo. Eu estou falando de coisas bem práticas e realistas, que vão fazer você economizar já no primeiro mês. Então vamos juntos nessa missão de segurar as contas e juntar dinheiro em 2024, sem precisar economizar no cafezinho.

Chega de perder dinheiro!

A verdade é que a maioria das pessoas não sabe como economizar dinheiro do jeito certo. E vive naquele looping infinito: hora tem dinheiro sobrando, hora está atolada em dívidas. 

Mas, agora, chegou o momento de virar o jogo e passar a economizar de verdade! Chega de perder dinheiro e ver todo o salário escorrendo pelo ralo.

Como economizar dinheiro em 2024

Existe o jeito certo de tratar bem o seu dinheiro e nunca mais ter problemas financeiros para preocupar sua cabeça. E é exatamente isso que vou te mostrar aqui: 4 dicas práticas para economizar em 2024.

Assim, você vai perceber quão poderosas são algumas pequenas mudanças de atitude com relação aos gastos do cartão de crédito e à alimentação.

E vai descobrir que o seu impulso por gastar e a forma com que você enxerga os investimentos são determinantes para a saúde do seu bolso. Então, vamos conferir as dicas para economizar em 2024.

Dica 1: cancele assinaturas desnecessárias

Sabe todos aqueles serviços de streaming, assinaturas de revistas, sites e jogos? Está na hora de descobrir quais destas despesas já não são mais essenciais.

Com isso, você tira um peso muito grande do seu orçamento doméstico. E passa a pagar apenas pelo necessário.

Portanto, a dica de ouro é cancelar todas as assinaturas do seu cartão de crédito ou débito. Depois, você volta a assinar e pagar apenas pelo que precisa.

Dica 2: invista antes de gastar

Um dos maiores erros que fazem as pessoas não conseguirem pegar o hábito de investir é a ideia de “deixar pro final”. A verdade é que, fazendo isso, nunca vai sobrar dinheiro para investir.

Pensando nisso, a segunda dica é você investir antes de pagar qualquer outra conta. Afinal, nada melhor e mais justo que você se pagar primeiro.

Dica 3: faça a própria comida

Pouca gente se dá conta que os gastos com alimentação são um dos maiores vilões do orçamento doméstico. Dessa forma, uma ótima dica é você parar de comer fora de casa. E economizar muito dinheiro fazendo a própria comida.

Este hábito vai te fazer planejar melhor suas refeições e aproveitar boas promoções no supermercado. Então, é literalmente “colocar a mão na massa” para economizar.

Dica 4: não compre por impulso

Por fim, mas não menos importante, você precisa parar de comprar por impulso. Este é um dos piores hábitos das pessoas endividadas. No caso das mulheres, costuma ser ainda pior.

Para ajudar a evitar as dívidas, a dica aqui é bem simples. Antes de comprar qualquer produto ou serviço que seja relativamente caro, se questione: eu realmente preciso disso?

Reflita por 7 dias antes de comprar. Na grande maioria das vezes, a resposta para a pergunta vai ser “não”. Assim, você vai economizar o seu suado dinheirinho e viver de forma mais leve.

Controle os gastos para economizar dinheiro

É claro que todas essas 4 dicas só vão funcionar se você tiver um bom controle de suas receitas e despesas. Neste ponto, é essencial usar um aplicativo de orçamento doméstico ou uma planilha. E manter tudo na ponta do lápis.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu te mostro como manter seus gastos sob controle. E detalho as 4 dicas para economizar dinheiro em 2024.

Tenho certeza que estas “pequenas” mudanças vão ser um grande divisor de águas na sua vida ainda neste ano.

E se você gostou do conteúdo, aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Lá, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Juros do cartão limitados a 100% – os bancos vão perder dinheiro?