Comece a investir no exterior antes que seja tarde

1 de dezembro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 55 seg


A maioria dos investidores já sabe que é importante investir em dólar, mas muitos ainda estão presos à teoria e permanecem 100% expostos ao mercado financeiro nacional. Para quem ainda não começou a aportar fora do país, eu tenho um recado direto. Comece a investir no exterior antes que seja tarde demais!

Não se trata, aqui, de um discurso alarmista. Mas, de uma necessidade real de todo investidor. Na verdade, quanto mais tarde você decide aportar fora do Brasil, mais vulnerável fica sua carteira de investimentos. E há razões de sobra para investir no exterior.

Por que investir no exterior?

Quando decide investir em empresas americanas, por exemplo, você está diversificando e protegendo sua carteira de investimentos. Além disso, existe um motivo bem óbvio que justifica essa escolha.

O mercado de ações americanas é, de longe, o maior e mais importante do mundo. Para se ter uma ideia, as ações brasileiras representam pouco mais de 1% do mercado financeiro global. Já as bolsas americanas levam uma fatia de 44% do bolo.

Comece a investir no exterior antes que seja tarde

Isso significa que os Estados Unidos concentram as maiores e mais relevantes empresas do mundo com ações negociadas em bolsa.

Além de maior, o mercado de ações dos Estados Unidos também é o que mais cresce e o mais rentável, quando comparado ao de outros países. Isso faz com que uma única empresa, a Apple (Nasdaq:AAPL), tenha mais valor de mercado que todas as empresas, juntas, listadas da Bolsa de Valores brasileira (B3).

Americanos são investidores natos

Uma das explicações para a hegemonia do mercado de ações nos Estados Unidos é a própria característica da população. Os americanos são muitos (330 milhões de habitantes) e, diferentemente do Brasil, a maioria têm o hábito de investir. Isso acaba fomentando um sistema que conta com mais de 4,5 mil empresas listadas nas bolsas, milhares de ETFs (Exchange Traded Funds) e 5 principais índices (S&P 500, Nasdaq, Dow Jones, MSCI e Russell).

Corretoras para brasileiros investirem no exterior

De olho nesse grande mercado americano, várias corretoras já oferecem a possibilidade de investir no exterior, com taxas menores e plataformas totalmente em português. As principais são a Avenue, a Stake, a Interactive Brokers, a TD Ameritrade e a Sproutfi (antiga Passfolio).

Caso ainda não tenha confiança para investir em dólar, no exterior, você pode se expor às ações americanas aportando no IVVB11, o ETF que replica o S&P 500, em reais.

Com todas as facilidades para investir no exterior, inclusive na hora de declarar os investimentos internacionais no Imposto de Renda, não restam desculpas para você continuar 100% exposto ao mercado brasileiro.

E, se você acha que o momento é ruim devido à alta do dólar, lembre-se que, historicamente, a moeda americana está sempre se valorizando frente ao real. Ou seja, “dólar caro é aquele que você não comprou”.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho por que você deve investir no exterior antes que seja tarde demais. 

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Moeda chinesa: o Yuan Digital vai substituir o dólar?