Moeda chinesa: o Yuan Digital vai substituir o dólar?

26 de outubro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 53 seg


Enquanto os Estados Unidos ainda discutem se vale a pena criar o dólar digital, uma nova moeda da China está em fase avançada de testes, com mais de US$ 14 bilhões já transacionados nas principais províncias chinesas. Mas, será que o Yuan Digital vai ser a principal moeda do mundo? O Yuan Digital tem força pra substituir o dólar americano?

A hegemonia do dólar pode estar, de fato, ameaçada. Mas, caso a moeda americana seja destronada, este processo não deve acontecer da noite pro dia.

Isso porque o dólar é o principal instrumento usado nas transações internacionais, em todo o mundo. E, na prática, isso confere muito poder ao governo americano. Afinal, ele é o responsável pela emissão da moeda.

Ascensão da economia da China

A ameaça chinesa, também na questão monetária, deriva de um movimento que há anos vem se desenhando no cenário global. O que antes era considerado berço da “pirataria” se tornou a grande fábrica do mundo, usada pelas grandes empresas para baratear os custos de produção.

Mais recentemente, no entanto, a China deu uma guinada e passou a criar marcas própria (como Xiaomi, Huawei, Meizu, Tencent, etc.). Dessa forma, também começou a desenvolver novas tecnologias, que se sobrepuseram às de empresas sólidas americanas, japonesas e européias.

O grande avanço industrial e tecnológico fez surgir uma certeza. Não se trata, mais, de “se” a China vai superar os Estados Unidos como principal potência mundial, mas de “quando” isso vai acontecer.

Guerra na Ucrânia e Yuan Digital

Além da tragédia humanitária, a guerra na Ucrânia mostrou, ao mundo, o quanto a dependência do dólar gera vulnerabilidades. E a China está sabendo se aproveitar disto. 

Desde o início do ataque russo, os chineses aceleraram o desenvolvimento do Yuan Digital. Consequentemente, a moeda se apresentou como alternativa para solucionar os diversos gargalos comerciais entre os países.

Afinal, o Yuan Digital funciona como se fosse uma criptomoeda e, portanto, é bem mais simples de operar. Entretanto, diferentemente do Bitcoin e do Ether, o Yuan Digital é centralizado e controlado pelo governo chinês.

Yuan Digital vai substituir o dólar?

Recentemente, membros do governo e do congresso americano manifestaram preocupação com a ascensão do Yuan Digital. Existe um pequeno receio de que a moeda, realmente, ganhe a força necessária para substituir o dólar.

Porém, o principal temor dos americanos é de que o avanço da moeda entre em rota de colisão com interesses econômicos e, até, com a segurança nacional dos Estados Unidos. Um dos alertas dos críticos do Yuan Digital é que a nova moeda possa seja usada como instrumento de vigilância e espionagem por parte do governo chinês.

Hoje, a China já é conhecida pela produção dos chamados SuperApps, que podem acabar invadindo a privacidade dos usuários. Trata-se de grandes aplicativos, instalados no celular, que concentram, numa única plataforma, vários serviços. Entre eles, as redes sociais, mensagens, serviços bancários, compras, delivery, pagamentos e mobilidade.

Riscos do Yuan Digital

O Yuan Digital pode ser usado como ferramenta de vigilância e controle social? Na minha opinião, pode ser que sim. Este, no entanto, me parece ser um caminho sem volta. Quanto mais tecnologia temos, no dia a dia, mais exposta fica nossa privacidade.

Isso significa que a nova moeda vai tomar conta de tudo? O Yuan Digital vai substituir o dólar, rapidamente, e o mundo vai acabar? Acredito que não. Até porque um eventual cenário de troca da principal moeda usada no mundo demandaria muito tempo. Ou seja, poderia demorar uma década ou mais!

O Yuan Digital talvez se torne a principal moeda do mundo. Mas, se isso, de fato, acontecer, acredito que não será o apocalipse. Afinal, mesmo comunista, a China gosta tanto de dinheiro quanto qualquer um de nós!

E você, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho se o Yuan Digital vai substituir o dólar.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você vai ficar sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Como a desvalorização do dólar afeta a Bolsa de Valores?