ETFs globais são novo foco dos investidores brasileiros após riscos fiscais

3 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 41 seg


Os investidores brasileiros estão de olho no mercado global, principalmente em ações de tecnologia nas bolsas estadunidenses. O índice dos Estados Unidos da América (EUA), acompanhado pelo IVVB11 e S&P500, e também o da China XINA11 e MSCI, estavam entre os 10 mais negociados em julho na B3. O foco dos brasileiros ficou internacional após riscos fiscais e políticos.

Segundo o sócio fundador e CEO da Adam Capital, Márcio Appel, as oportunidades norte-americanas estão melhores, se comparadas há alguns meses.

Com ETFs, fundos que estão dispostos a entender a variação de grandes índices de ações e renda fixa, o público está mais interessado em veículos que seguem benchmarks globais.

De acordo com dados divulgados pela B3, dos 45 ETFs de rendimento variável no mercado local, ficou na terceira posição o ETF IVVB11, da BlackRock, com empate de performance do índice S&P500. Eles ficaram atrás dos ETFs BOVA11 e BOVV11, que refletem o desempenho do Ibovespa.

China e Cotas

InfoMoney

Das 10 ETFs de maior transação em julho, a XINA11 foi uma das que mais chamou a atenção. Ela acompanha o MSCI China. Ademais, o HASH11, de criptomoedas, e o GOLD11, com a cotação do ouro.

Vale lembrar que a B3 tem como o segundo em maior quantidade de cotistas o HASH11 com 132,1 mil investidores em julho. Em primeiro lugar está o IVVB11 com 165,7 mil. E em terceiro o BOVA11 com 114,5 mil cotistas.

Plataforma da B3 sobre ETFs

ETFs globais são novo foco dos investidores brasileiros após riscos fiscais

MA10

A B3 lançou, nesta terça-feira (24), com a BlackRock, Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Asset Management e XP uma ferramenta que auxilia o investidor com noções sobre fundos de índices (ETFs).

O nome da plataforma é ETF.com.vc. O portal favorece para que os investidores tenham um acesso rápido e de qualquer lugar ao mercado de ações, setor imobiliário, commoditiescriptomoedas e renda fixa.

A ideia dessa parceria entre a B3 e as outras 6 empresas, é trazer temas de forma didática para qualquer tipo de investidor. Sendo ele um novato ou experiente. Ou seja, as dicas variam de acordo com o nível de conhecimento dos investidores.

Portanto, podem encontrar orientações na hora de optar por uma corretora ou um recurso de comparação que ajude a decidir pelo melhor ETF.

Mas oque são ETFs?

Flipboard

ETF vem do inglês Exchange Traded Funds e são fundos de investimento negociados na bolsa de valores e no mercado, que funcionam com base em índices do mercado. Como, por exemplo, o Ibovespa.

Elas são usadas como referência ao administrador do fundo. Assim, expõe o índice e o desenvolvimento. O propósito de um ETF é o investimento fácil, claro e a capacidade de trazer variedades para o investidor. Além disso, a diferença dela para outras espécies de fundos, que precisa de uma aplicação, ETFs propõe negociações na bolsa de valores.

Leia também sobre a Baixa no Tesouro Direto!

Fonte: InfoMoney

Imagens: Ruhrhub, InfoMoney, MA10, Flipboard