Especialista revela dados sobre erros de investidores no atual cenário

25 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 17 seg


Apesar de alguns erros dos investidores durante as aplicações no cenário atual financeiro, especialistas revelaram alguns estudos mostrando que existem saídas. De acordo com a teoria das Perspectivas, se seguir a lógica das Finanças Comportamentais de 5 pessoas, 2 possuem as emoções à flor da pele e recebem um efeito negativo em situações de perda.

Segundo a economista e professora de Economia Comportamental da ESPM, Paula Sauer, o sofrimento de perder prevalece muito mais do que um sentimento bom de ganho.

Esse mês não resultou em lucros positivos. No entanto, antes de outubro, entre janeiro e setembro deste ano já havia registros negativos também sendo abaixo da inflação em relação ao mesmo prazo.

Percentuais

Especialista revela dados sobre erros de investidores no atual cenário

O Ibovespa, dentro da Bolsa de Valores do Brasil (B3), fechou em baixa de 6,75%. Sendo assim, os fundos imobiliários, conhecidos como Ifix, tiveram uma redução de 5,38%. Já a base para renda fixa, chamada de CDI, chegou com elevação de 2,52%.

Apesar da política capitalista do governo ter começado uma série de avanços na taxa básica de juros no início do ano, a Selic chegou a 6,25%. Portanto, a projeção do Banco Central (BC) mostra que a taxa tem a capacidade de alcançar 8,25% no final deste ano.

No caso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o dado de inflação soma um aumento de 6,9% de janeiro a setembro deste ano. Além disso, a previsão é de eleve ainda mais para 8,69% no fim de 2021.

Exemplos de negativados

Vale lembrar que o lucro sem a inflação está negativo para quase todas as classes de ativos. Como, por exemplo:

  • Dólar: -2,03
  • Ibovespa: -12,72
  • Ifix: -11,44
  • IMA-B: -8,55
  • Índice Small Cap: -11,59
  • IRF-M: -9,16
  • Ouro: -9,95
  • Poupança: -4,78
  • Selic/CDI: -4,04

Mal acostumado

Segundo a consultora, palestrante e professora de psicologia econômica, finanças comportamentais e educação financeira, Vera Rita Mello Ferreira, antigamente era muito fácil realizar aplicações no Brasil. Sendo assim, era necessário aplicar na renda fixa. Portanto, não havia muitos riscos e o lucro era certeiro mensalmente. É importante dizer também que o rendimento era bem maior do que em outros países.

Por isso, as pessoas ficaram habituadas a esta situação e ficaram mal acostumadas com o pensamento de que seria sempre desse jeito. A especialista explica ainda que a aplicação em renda variável deve ser realizada com uma visão de futuro distante.

Os perigos do desespero

Especialista revela dados sobre erros de investidores no atual cenário

Vera alerta também sobre casos de erros de investidores que já perderam uma grande quantia. Sendo assim, existem situações em que algum conhecido traz a informação de que ganha 10% semanalmente. Por isso, o investidor que está perdendo tende a aplicar sem checar a origem e se seria esse o certo a fazer.

Segundo a profissional, não há a possibilidade de ganhar 10% por semana de forma honesta. Somente em casos de fraudes e pirâmides financeiras.

Otimistas e pessimistas exagerados

Especialista revela dados sobre erros de investidores no atual cenário

O otimismo com exagero é muito arriscado e é um dos principais erros do investidor, ainda de acordo com a especialista. Através dele o investidor otimista exagerado não vê os riscos e, por isso, não entende a necessidade de se planejar para as diversas possibilidades.

Em contrapartida, o pessimismo com exagero não deixa que o investidor seja capaz de pensar de forma racional para analisar o cenário econômico em que está. Ou seja, em algumas vezes segue a corrente. Que é quando quem faz a aplicação vá atrás do que o grupo maior também faz. Isso sem checar qualquer tipo de informação.