Senador Angelo Coronel pretende retificar em 41% a tabela do IR

21 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 42 seg


Foi demonstrado um interesse de retificar em 41% todas as faixas da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pelo relator do projeto de reforma do Imposto de Renda (IR), senador Angelo Coronel (PSD-BA). A quantidade sugerida é relativamente superior ao que foi apresentado pelo grupo especialista financeiro.

No projeto inicial sugerido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, o trecho de isenção iria ser alterada para 31%. Ou seja, sairia de R$1.903,98 e chegaria em R$2.500 por mês. Portanto, os outros 4 trechos teria uma alteração feita pelo Executivo mais baixa de 13%, seguindo o salário. Atualmente, estão na faixa de 7,5% a 27,5% de Imposto de Renda (IR).

Mesmo com a solicitação, diversos líderes do governo e de partidos de centro revelaram de forma discreta as chances do projeto ser deixado somente para o próximo ano.

Porque é importante?

O Tocantins

O projeto é conhecido como uma das importantes fornecedores de financiamento para o novo Bolsa Família, chamado agora de Auxílio Brasil. Contudo, causou repercussões negativas entre os governadores. Sendo assim, inquietação no Senado.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) já até entrou em confronto com o Executivo de forma crítica e pressionando para que a votação do projeto aconteça o mais rápido o possível.

Projeto travado

Senador Angelo Coronel pretende retificar em 41% a tabela do IR

UOL

A reforma do Imposto de Renda (IR) está parada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Por isso, o presidente desse setor é o senador Otto Alencar (PSD-AM). Ele desaprova a “ameaça” que força os senadores a acelerarem o processo do projeto.

Até o momento, somente uma audiência pública referente a esse projeto foi agendada. A previsão é de que aconteça no dia 27 desse mês. Nesse dia, vários especialistas aparecerão.

Leia também sobre a Vale que deve diminuir a proposta de minério de ferro de baixa qualidade!

Fonte: Valor Investe

Imagens: Meia Hora, O Tocantins, UOL