25 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Hoje vou falar sobre alguns investimentos que parecem bons, mas, na verdade, são horríveis. Ao invés de ganhar dinheiro, você estará perdendo, se escolher algum desses ativos! Então, fique atento para não perder dinheiro!
1. Certificado de Operações Estruturadas (COE)
O COE é vendido como uma oportunidade de investir em algo, sem se arriscar. Por isso, muitas pessoas acabam aceitando investir em COE, que é muito oferecido pelos assessores. E sabe por quê? Porque o assessor ganha entre 5-10% do total que é investido em COE. Mas afinal, por que o COE nunca rende, de fato?
Porque na hora de criar a cesta, eles criam uma situação hipotética que nunca acontece. Como, por exemplo, se as ações do Google e de várias outras empresas subirem ao mesmo tempo, você ganha 20% do CDI. Então, eles criam cenários que, na prática, nunca acontecem.
Vez ou outra um COE dá errado e a corretora se dá mal, mas é bem raro isso acontecer. E aí muitos podem pensar “ah, mas eu não perdi nada”, mas também não ganhou. Teria sido melhor pegar seu dinheiro e investir na Selic, que fosse.
Por isso, em motivo algum você deve utilizar COE.
2. Previdência privada de grandes bancos
Preste muita atenção nas previdências privadas de grandes bancos. Agora, se você tem PGBL, escolha uma previdência legal, analise a carteira. Porque a maioria das previdências dos bancões pegam o valor, investem no tesouro e te cobram valores abusivos. Existem exceções, mas essa prática é bem comum.
Hoje em dia existe previdência com investimento global, com criptomoeda, etc. Outra coisa que é importante ficar atento é com relação à taxa de administração. Podem alegar que a taxa está baixa, mas aí quando você vai ver, essa previdência investe em fundos e esse fundo também cobra uma taxa de administração. Ou seja, assim ocorre uma duplicidade de taxas. Então, muita atenção a isso também!
3. Fundo Cetipado
Lá atrás o pessoal compreendeu que existe um público que tem aversão a riscos e então eles criaram um tipo de fundo que o cliente só consegue ver quando ele é valorizado. Ou seja, ele nunca consegue ver quanto ele está valendo a mercado e é isso que é chamado de fundo cetipado.
Nada mais é que um fundo que “não oscila”. Mas, na verdade, ele oscila e você não vê. E normalmente, são fundos porcaria que não são listados. Então, você paga por um conforto psicológico.
4. Consórcio alavancado
Agora está na moda o consórcio alavancado. Se você tem, por exemplo, R$100 mil isso vira R$380 mil em carta de crédito. Assim, você pode comprar um apartamento, alugar e pagar pelo consórcio com o dinheiro do aluguel. Parece incrível, mas não é, porque tem uma coisinha que eles não te contam que é sobre o valor de correção.
Com o tempo, a mensalidade do consórcio fica mais alta. E o preço do aluguel não cresce nessa mesma velocidade. Até que chega um ponto que se você não paga, ele toma o apartamento e você ainda fica endividado.
5. Criptomoedas da moda
Essa está sendo a maior máquina de triturar gente que eu já vi na vida. Não fique entrando em memecoin, isso é furada, você nunca vai ser a pessoa que vai sair primeiro. Sempre tem alguém que tem um contato quente. Seu erro é achar que só sua mãe fez filho esperto, mas não é bem assim.
Quer entender melhor sobre esses investimentos que são furada? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir de verdade e a escolher bons ativos, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Investimentos alternativos: o que são e quais são os tipos?