O que é memecoin?

15 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


O memecoin ou meme coin, é termo usado para falar sobre criptomoedas criadas a partir de memes ou piadas da internet. Ou seja, são moedas digitais inspiradas em piadas ou memes.

Características da memecoin

As memecoins são as criptos criadas com base em algum meme ou piada da internet. Contudo, elas costumam ser diferentes entre si. Mas, no geral, elas têm as seguintes características:

1- Forte apoio da comunidade online

As memecoins costumam contar com o apoio de uma forte comunidade online de fãs. Com isso, a cotação de uma criptomoeda memecoin costuma ter forte influência da empolgação desses fãs.

2- Alta volatilidade

O mercado de criptomoedas em si é muito volátil. Isso ocorre pois este mercado é regulado pela lei da oferta e demanda. Ou seja, ele não é controlado por políticas monetárias e afins.

Apesar desse mercado já ser bem volátil, os memecoins podem ser ainda mais voláteis. Desse modo, as cotações dessas moedas costumam subir ou cair rapidamente, sendo influenciado pela sua viralização nas redes sociais.

3- Alvo de críticas

Uma das bases das criptomoedas no geral, é a descentralização. No entanto, mesmo sendo descentralizadas, elas têm regras em relação ao seu funcionamento, o que trás uma certa previsibilidade aos investidores.

Por exemplo, o Bitcoin tem um limite máximo de criptos a serem mineradas. Isso serve para combater o seu risco inflacionário.

Contudo, muitos memecoins não têm regras específicas. De fato, essas critpos são criadas e popularizadas apenas por serem baseadas em algum meme ou piada na internet.

Dessa forma, muitas não têm fundamentos sólidos que justifique sua precificação. Isso faz com que elas se tornem um alvo de críticas do mercado.

Exemplos de Memecoin

Alguns exemplos de memecoin são:

1- Dogecoin

O Dogecoin é a memecoin mais famosa do mundo. Essa cripto foi inspirada no meme de um cachorro japonês da raça Shiba Inu com frases engraçadas que simulam o pensamento do animal.

Dessa forma, a imagem do cão virou a identidade da criptomoeda, que foi oficialmente lançada em 2014. Apesar de ser alvo de muitas críticas, o Dogecoin tem muitos apoiadores e defensores.

2- Will Smith Inu

Você provavelmente viu a cena onde o ator Will Smith dá um tapa na cara do comediante Chris Rock, na cerimônia do Oscar em 2022. Este momento marcante resultou em inúmeros memes na internet.

Sendo assim, uma cripto surgiu com base nesse meme. O nome da cripto é Will Smith Inu. Para você ter uma ideia, com apenas 24 horas de existência, a memecoin já tinha se valorizado em 1600%.

Você deve levar as memecoins a sério?

Quando um memecoin se torna famoso, muitos investidores ficam na dúvida se vale a pena investir. Afinal de contas, estamos falando de uma cripto que surgiu por causa de uma piada.

Por outro lado, é uma cripto que pode estar se valorizando por causa do grande número de interessados ou devido ao apoio maciço dos fãs.

Essa dúvida se torna ainda maior quando pessoas conhecidas dão o seu apoio a algum memecoin. Um bom exemplo disso, é o Elon Musk que não perde uma oportunidade de apoiar o Dogecoin.

Investir ou não em memecoin?

Mas então, você deve ou não levar as memecoins a sério? Depende.

Se a sua intenção é usar as criptomoedas como investimento, então você não deve levar as memecoins a sério. Em contrapartida, se você pretende especular, você pode usá-las.

Existe uma grande imprevisibilidade em relação a cotação dessas moedas. Isso significa que aplicar nessas criptos envolve um risco muito alto.

Além disso, existe o fato de que elas não têm fundamentos que sustentem o seu preço. Muitas vezes elas não têm nem uma boa justificativa para existir, nasceram apenas por causa de um meme.

Dessa forma, a grande parte das memecoins dependem do engajamento dos fãs nas redes para crescerem.

Isso é um problema, pois de acordo com Tatiana Fanti, especialista em marketing, fundadora da escola de empreendedorismo e comunicação Prima Donna, explica que as memecoins:

“criam estratégias que pegam carona em um acontecimento que se torna viral, mas esquecem que, no dia seguinte, já existe outro tema que tornou o fato de ontem irrelevante. E nessa, colocam em jogo algo que dinheiro não compra: reputação”.

Portanto, se você deseja investir em criptos, prefira aquelas com bons projetos e que tenham certa credibilidade no mercado. Caso contrário, você pode perder bastante dinheiro ao aplicar em memecoin.

Enfim, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e confira o que ele acha da memecoin mais famosa do mundo:

E aí, gostou de aprender sobre as memecoins? Então não deixe de conferir também o que são as stablecoins.

Fontes: Tecnoblog, Warren e Forbes.