Assessor de investimentos: 3 sinais de que você pode estar sendo enganado

7 de fevereiro de 2024, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 56 seg


Nos últimos anos, tivemos uma verdadeira explosão de corretoras e assessores de investimentos no Brasil. Mas isso também fez surgir muitos oportunistas no mercado financeiro. Por isso, se você está nas mãos de um AI (Assessor de Investimentos), cuidado! Você pode estar sendo enganado.

Nem todos sabem, mas muitas corretoras e assessorias de investimentos cobram taxas escondidas e fazem diversas manobras que prejudicam os investidores. Isso sem falar das taxas altíssimas que incidem sobre diversos tipos de investimento e que corroem a sua rentabilidade.

Seu assessor de investimentos pode estar te enganando

Quem procura ajuda para investir, muitas vezes devido à falta de conhecimento no assunto, pode se tornar presa fácil no mercado financeiro. Assim, mesmo sem se dar conta, a pessoa acaba sendo enganada e perdendo muito dinheiro.

Então, se você procura alguém para cuidar do seu dinheiro, como um banco, uma corretora ou um assessor de investimentos, chegou a hora de saber se estão te passado para trás.

Pensando nisso, eu vou te mostrar 3 sinais de que seu assessor está te usando para enriquecer, mesmo sabendo que está prejudicando sua rentabilidade.

1. COE: você está sendo enganado

O COE (Certificado de Operações Estruturadas) é um tipo de investimento que, na teoria, proporciona um retorno menor, mas praticamente sem risco. Trata-se de uma modalidade que mistura renda fixa e renda variável, geralmente usando como base o mercado de opções.

Na prática, contudo, este é um dos piores produtos financeiros que existem. Acontece que, na maioria das vezes, o cliente vai ficar no zero a zero ao fim da operação. Mas, de fato, vai acabar perdendo dinheiro se considerarmos a inflação.

Tenha em mente uma coisa: com taxas altíssimas, o COE é extremamente lucrativo para as corretoras e os assessores de investimento, mas não para você.

2. Cuidados com as taxas dos fundos de investimento

O segundo sinal de que você pode estar sendo enganado pelo seu AI é a presença, na sua carteira, de fundos de investimento com taxas muito altas. Aliás, a esmagadora maioria dos fundos de investimento já é, por natureza, ruim.

Acontece que os fundos tendem a ter taxa de administração e taxa de performance caríssimas. E aí, mais uma vez, é você quem paga o pato.

Por isso, fique atento aos fundos de investimento que seu assessor quer te empurrar. Olhe atentamente a lâmina destes fundos e compare as taxas com a média do mercado. Não deixe que te passem para trás.

3. Carteira de investimentos dinâmica

O terceiro sinal de que você pode estar sendo enganado pelo seu assessor de investimento é o dinamismo da sua carteira. Quanto mais ativos ela tiver, entrando e saindo o tempo todo, pior vai ser para a sua rentabilidade.

Mas, por que isso é tão comum no mercado? Acontece que toda vez que seu assessor indica a compra e venda de ações, fundos, COE e outros ativos, tanto ele quanto a corretora podem estar ganhando taxas escondidas.

Assim, esta acaba sendo uma estratégia super lucrativa para eles, mas péssima para você.

Assessor de investimento: cuidado com quem cuida do seu dinheiro

A triste verdade é que existe muita ganância no mercado financeiro. Muitas vezes, as corretoras e os assessores de investimento empurram produtos ruins para os clientes, mas que lhes garantem bônus e comissões bem vantajosos.

Por isso, você precisa ficar atento para não ser enganado.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu detalho todas as malandragens dos assessores de investimento. E te mostro alguns conceitos importantes deste mercado (como “fee based” e taxa de rebate) que você precisa conhecer.

Além disso, você vai descobrir por que produtos como o COE são tão destrutivos para o seu patrimônio, no longo prazo.

Você também vai entender as diferentes formas de remuneração das corretoras e dos assessores. Com isso, você nunca mais vai ficar na mão de um profissional corroído pelo conflito de interesses.

E se este artigo te ajudou a identificar os sinais de que estão te passando para trás, comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Ilusão da Bolsa de Valores: viver de dividendos é mentira?