The Merge: quais os efeitos dessa atualização da Ethereum?

27 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 41 seg


São vários os efeitos da The Merge (em português A Fusão). Primeiramente, The Merge é uma atualização que mudou o consenso para validação das transações na rede Ethereum.

Sendo assim, a rede Ethereum está saindo da validação de proof of work para proof of stake Com isso, a rede se torna mais rápida e eficiente.

A Ethereum, por sua vez, é a segunda rede mais importante, ficando atrás apenas do Bitcoin. Na prática, a Ethereum é tida como a evolução da rede Bitcoin.

Isso porque ela é programável e permite que projetos sejam criados nela. Inclusive, entre 60 a 80% dos projetos de criptos são criados na Ethereum.

Portanto, como a rede Ethereum é responsável por uma porcentagem tão alta, qualquer mudança que ocorra nela, afeta o mercado de criptos como um todo.

O que é blockchain?

Blockchain é a tecnologia por trás das criptomoedas. É por meio desse sistema que as transações com ativos digitais são possíveis.

O nome Blockchain deriva do fato de que ele funciona como pedaços de códigos gerados online que carregam informações conectadas, como se fossem blocos que formam uma corrente.

Ou seja, é essa tecnologia que possibilita transações descentralizadas, em qualquer parte do mundo, de forma transparente.

Dessa forma, a Blockchain é um tipo de livro contábil digital, que faz o registro de operações e transações, resguardando a segurança e a veracidade, ele é conhecido como protocolo de confiança.

Enfim, existem várias redes blockchain e a rede do Bitcoin foi a primeira e é a mais conhecida. A segunda principal é a rede Ethereum, tida como a evolução do Bitcoin.

Em síntese, na rede Ethereum é possível criar projetos de outras criptos. Dessa forma, atualmente, entre 60 a 80% dos projetos de criptos são criados na Ethereum.

Portanto, como tem uma grande relevância no mercado cripto, qualquer mudança que afeta a rede Ethereum, impacta o universo cripto.

Efeitos do The Merge na Ethereum

Alguns efeitos do The Merge são:

1- Os pagamentos serão menores para os validadores na rede Ethereum

Um dos efeitos do The Merge, é que agora as validações são mais simples. Isso porque, as equações são tiradas do processo e exige um gasto de energia menor.

O resultado disso é que os pagamentos para os validadores ficam menores. Os mineradores ganhavam 2 Ethers por bloco minerado mais a taxa de prioridade.

No entanto, com o The Merge, o pagamento para os validadores vai cair para 0,2 ETH mais as taxas.

2- A mudança vai reduzir o consumo de energia da rede

Outro efeito do The Merge é que agora é necessário bem menos energia. Isso porque, não é preciso mais resolver equações para validar as transações.

Portanto, a estimativa é que ocorra uma redução de 99,95% no consumo de energia da rede.

3- A mudança vai aumentar a velocidade e o número de transações

O The Merge abre a possibilidade para uma nova atualização no médio e longo prazo, que pode aumentar a velocidade e o número de transações.

O nome dessa atualização é “sharding”, que significa fragmentação em português. Portanto, o The Merge não muda a velocidade no curto prazo, mas pode ter efeitos no médio e longo prazo.

4- Vai ficar mais barato fazer transações na rede

Por fim, com o The Merge as transações na rede ficam mais baratas. Essa é uma grande vantagem já que em 2021 houveram congestionamentos e as taxas ficaram bem altas.

Efeitos do The Merge nas criptomoedas em geral

O mercado de criptos é bem volátil. Sendo assim, não temos como saber como os preços das criptos irão reagir a mudanças. No entanto, podemos afirmar que com o The Merge, a quantidade de Ether vai cair.

De acordo com Lucas Santana, analista de research da Hashdex, “estima-se que, após a migração, a emissão de novos ethers vai cair 90%, justamente porque o custo do validador vai ser menor.

Hoje, o estoque da criptomoeda cresce entre 4,5% e 5% ao ano. Agora, vai crescer entre 0,45% e 0,5% ao ano.”

Vale destacar que a rede Ethereum já tinha feito uma mudança com a intenção de controlar a quantidade de Ether no mercado.

Em resumo, desde agosto de 2021, ao fazer uma transação na rede, o usuário paga uma taxa de base mais gorjeta.

Sendo que esse pagamento é feito em ether e a cada bloco minerado, essa taxa de base é “queimada”. Isso não vai mudar com o The Merge.

Sendo assim, o processo de queima que já existe desde 2021 e o pagamento menor aos validadores que vai ocorrer depois do “merge” resultarão na diminuição do estoque da criptomoeda no mercado. 

Consequentemente, com a menor quantidade de Ether em circulação, o preço da moeda pode passar por um impacto positivo.  

LEIA MAIS

Fontes: Nubank, Nord research e, por fim, Cointelegraph.

Bibliografia

  • Mendonça, Camila. “The merge” da Ethereum: entenda o que é isso e os efeitos na criptomoeda. Nubank. Acesso em 23 de setembro de 2022.