8 de outubro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Nos últimos dias, o Banco Master voltou a ser assunto entre investidores, especialmente devido a informações equivocadas que circulam na internet sobre supostas emissões de CDBs pagando rentabilidades irreais, como IPCA + 50% ou 30% ao ano, de forma prefixada. Esse tipo de conteúdo gera confusão e até medo, levando alguns investidores a vender seus títulos a qualquer preço. Por isso, hoje gostaria de esclarecer melhor sobre esse assunto.
Veja mais: CDB ou CDI: o que são e qual a diferença entre eles?
Início da confusão
Muitos acreditaram que o Banco Master estava emitindo novos CDBs com rentabilidade absurda. No entanto, isso não é verdade. O que ocorre é que títulos antigos, emitidos com taxas entre 12% e 22% ao ano, passaram a ser negociados no mercado secundário.
No mercado secundário, investidores podem vender seus títulos antes do vencimento. Quando há rumores de que um banco pode enfrentar dificuldades, cresce o número de pessoas dispostas a vender seus CDBs por valores bem abaixo do preço justo, apenas para se desfazer do risco. É nessa hora que aparecem rentabilidades muito altas, mas não porque o banco emitiu um novo título nessas condições, e sim porque alguém está vendendo um CDB já existente com deságio.
Vale a pena comprar esses CDBs no secundário?
Se você está dentro do limite do FGC, pode ser uma boa oportunidade, pois o risco de não receber é muito baixo. No entanto, se você ultrapassa o limite do FGC, é recomendável ter cautela. O risco não compensa a promessa de rentabilidade.
O mercado financeiro não oferece retorno sem risco. Taxas muito acima da média sempre significam que há um risco maior envolvido. O investidor profissional sabe avaliar essas condições antes de alocar seu capital. No entanto, o investidor iniciante precisa ter atenção redobrada para não cair em “ofertas milagrosas” que parecem boas demais para ser verdade.
Quer entender melhor sobre o que causou toda essa situação? Então, assista ao vídeo em que expliquei melhor sobre!
E se você quer aprender a investir e fugir de qualquer furada do mercado, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: O que é um CDB na prática e quais são os RISCOS de investir nisso?