CDB e CDI: o que são e qual a diferença entre eles?

14 de dezembro de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 19 seg


CDB e CDI são duas siglas bem conhecidas no mercado financeiro. Apesar da semelhança nos nomes, elas possuem significados bem diferentes.  O CDB é o Certificado de Depósito Bancário, um título de renda fixa. Já o CDI é o Certificado de Depósito Interbancário, uma taxa de juros.

Até mesmo o significado das siglas se parecem. Mas o CDB é um tipo de investimento, ao passo em que o CDI é uma taxa de juros usada em títulos.

Diferenças entre CDB e CDI

A grande diferença entre CDB e CDI é que o CDB é um título de renda fixa, enquanto o CDI é uma taxa de juros.

Portanto, os CDBs são uma opção de investimento, ao passo em que o CDI é um tipo de remuneração.

Outra diferença é que você pode investir em CDB, já que este é um título de renda fixa. Mas você não pode investir em CDI, pois ele é uma taxa de juros. Contudo, você pode escolher títulos cuja remuneração é uma porcentagem do CDI. Vale destacar que essa porcentagem varia.

Por exemplo, um título pode oferecer 100% do CDI, o que significa que o rendimento será equivalente ao CDI. No entanto, pode ocorrer ainda do rendimento ser acima do CDI, ou seja, 120%, 130% ou 150% do CDI, por exemplo. Além disso, o rendimento pode ser abaixo do CDI, 80% ou 90% do CDI, por exemplo.

O que é e como funciona o CDB?

CDB, que significa “Certificado de Depósito Bancário”, é um título de crédito privado emitido por instituições financeiras para captar investimentos. Ao comprar um desses títulos, você empresta dinheiro à instituição financeira e, no futuro, recebe o dinheiro de volta corrigido com a taxa de juros contratada.

O CDB surgiu na década de 1960, em Nova York. A taxa de rendimento do CDB pode ser prefixada, pós-fixada ou flutuante, ou seja, atrelada a um índice variável, como o CDI ou o IPCA.

De baixo risco e com opção de liquidez diária (ou seja, dá para retirar o dinheiro aplicado a qualquer momento), o CDB costuma ser uma das primeiras opções para quem está começando a investir. Isso porque oferece um maior rendimento do que a poupança e tem baixo risco.

Para que serve o CDB?

O CDB serve como um tipo de investimento de renda fixa. A emissão do título ocorre por meio dos bancos, que visam captar recursos para usar em suas atividades. Sendo que o banco pode usar esse dinheiro para várias atividades como, por exemplo, para conceder empréstimos aos clientes.

Neste caso, o banco empresta o dinheiro (que ele pegou com os investidores), por uma taxa de juros bem mais alta do que a taxa que ele irá pagar aos investidores. Logo, quando o cliente paga os juros, o banco consegue pagar os juros dos investidores e ainda ter lucros.

Desse modo, ao comprar um CDB você está emprestando o seu dinheiro para o banco. Como recompensa, o banco te paga uma taxa de juros, que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.

Para que serve o CDI?

CDI, que é a sigla de Certificado de Depósito Interbancário, é um tipo de taxa que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si. Os empréstimos entre bancos visam cumprir uma determinação do Banco Central, que visa garantir que os bancos terão certa quantia em caixa.

Sendo assim, esses empréstimos são de curto prazo e o CDI é um tipo de taxa média dos juros praticados nesses empréstimos. Esses empréstimos ocorrem apenas entre bancos. Mas o CDI é usado no mercado como uma taxa de juros em vários tipos de títulos.

O que são CDB e CDI prefixados?

CDB prefixado é um tipo de Certificado de Depósito Bancário onde a taxa de juros é definida no momento da aplicação. Isso significa que você saberá exatamente quanto receberá no vencimento do título.

Por outro lado, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa de juros que guia o rendimento do CDB. No entanto, o termo “CDI prefixado” não é comumente usado, pois o CDI é uma taxa que varia diariamente. Portanto, não é possível prefixar o CDI.

Ao investir em um CDB prefixado, você sabe desde o início quanto será o retorno no final do prazo do investimento. Isso pode ser vantajoso se você acredita que a taxa prefixada será maior do que a variação do CDI durante o período do seu investimento. Porém, é importante lembrar que investimentos prefixados podem apresentar mais riscos em relação à inflação.

Qual é a realação entre CDB e CDI?

A relação entre CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é bastante direta. O CDI é uma taxa que serve como referência para o rendimento de muitos investimentos, incluindo o CDB.

Quando você investe em um CDB, está emprestando dinheiro para um banco. O banco, por sua vez, usa esse dinheiro para fazer empréstimos a outros clientes ou até mesmo a outros bancos. A taxa de juros desses empréstimos interbancários é conhecida como taxa DI, que é calculada com base nas operações de CDI.

Portanto, a rentabilidade do seu CDB está diretamente relacionada ao CDI. Se um CDB oferece, por exemplo, 100% do CDI, isso significa que o rendimento seguirá exatamente a taxa DI. Se a taxa DI for de 4% ao ano, seu investimento no CDB renderá 4% ao ano.

É importante notar que a taxa DI varia diariamente e segue de perto a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim sendo, qualquer mudança na taxa Selic pode afetar o rendimento do seu CDB.

Quais são os investimentos que têm o CDI como referência?

Alguns investimentos que usam o CDI como referência são:

1. CDB

Os Certificados de Depósito Bancário muitas vezes usam o CDI como referência para a rentabilidade.

2. LCA

LCA é a sigla de Letra de Crédito do Agronegócio. Em síntese, a LCA é um tipo de título de renda fixa emitido por bancos. Uma das suas grandes vantagens, é a isenção de Imposto de Renda.

3. LCI

LCI é a sigla de Letra de Crédito Imobiliário. As LCIs são similares às LCAs, sendo assim, elas também são emitidas por bancos e são isentas de IR. A diferença é que neste caso o dinheiro vai para o setor imobiliário.

4. LC

A sigla LC se refere a Letra de Câmbio. As LCs são parecidas com os CDBs, mas os CDBs são emitidos por bancos, ao passo em que as LCs são títulos de financeiras.

5. Fundos de renda fixa

Os Fundos de renda fixa são um tipo de fundo de investimento, com foco na aplicação em títulos de renda fixa. Neste caso, o CDI é usado como referência para o rendimento do fundo.

6. Debêntures usam o CDI como referência

Por fim, temos as debêntures, que são títulos emitidos por empresas com o intuito de captar recursos com os investidores para aplicar em projetos e expansão.

Achou útil essa matéria? Então também pode se interessar por: Letra de câmbio, o que é? Conceito, como funciona, rentabilidade e prazos