16 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Você realmente sabe como a política interfere na bolsa de valores e outros tipos de investimentos? Não é raro ouvir que é preciso manter a política distante dos investimentos, mas será que isso é realmente possível?
Neste artigo vou justamente responder essa pergunta, e explicar como a política e a economia se conectam, e também como as decisões políticas afetam diretamente o mercado financeiro, seja na bolsa de valores, na renda fixa ou em qualquer outro lugar.
É Possível Separar a Política dos Investimentos?
Antes de tudo, preciso deixar claro que aqui na Investidor Sardinha não somos neutros.
Temos uma posição favorável ao liberalismo e costumamos apoiar políticas que promovam a liberdade econômica.
Se um político segue os princípios do liberalismo, estamos ao seu lado; caso contrário, apontamos as discordâncias, como fizemos com o governo atual e com outros governos no passado.
É preciso ser sincero e transparente sobre o que realmente está acontecendo no cenário político e econômico, porque um interfere diretamente no outro.
- Veja também: O que é Comitê de Política Monetária (Copom)?
Como a Política Monetária Impacta Seus Investimentos?
Vamos analisar como a política monetária influencia diretamente seus investimentos. As decisões do Banco Central, que definem a taxa básica de juros, são vitais nesse contexto.
Quando a taxa de juros está nas alturas, o dinheiro pode acabar indo da bolsa de valores para a renda fixa. Por outro lado, se essa mesma taxa é reduzida, o dinheiro segue o caminho inverso.
Uma política monetária bem feita pode incentivar mais investimentos e dar um impulso na economia, enquanto decisões erradas podem levar à inflação descontrolada e afetar de forma negativa as suas aplicações.
Dá uma olhada em como aprofundo essa questão no vídeo a seguir:
- Veja também: Os melhores investimentos para superar a inflação
Resumo da ópera
Decisões políticas como reformas econômicas, instabilidade política, políticas de comércio exterior e intervenções do governo; tudo tem um impacto direto nos mercados financeiros e, consequentemente, nos seus investimentos.
Portanto, nunca se esqueça que a política e os investimentos estão extremamente conectados, e ignorar isso pode ser um tiro no pé na hora de investir.
Se informe, analise as notícias com cuidado e esteja preparado para ajustar sua estratégia de investimento conforme o cenário político evolui. Afinal, conhecimento e consciência são suas melhores armas no mundo dos investimentos.
Se você quer ir mais a fundo no mundo dos investimentos e aprender a analisar os cenários, montar uma carteira diversificada e planejar seus investimentos a longo prazo, não hesite em buscar conhecimento.
Na AUVP, nossa escola de investidores, você encontra os recursos necessários para se tornar um investidor mais preparado e seguro. Analise seu perfil conosco e dê um passo além na sua educação financeira.
Não deixe de se informar sobre investimentos e finanças também em nossas redes, o canal @investidorsardinha no Youtube e o perfil no Instagram @oraulsena.
Agora que você já sabe como a política interfere na bolsa de valores, não deixe de ler: Política monetária contracionista – o que é e como funciona?