O que é Comitê de Política Monetária (Copom)?

4 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 13 seg


Se você está acompanhando a subida da taxa Selic, já deve ter ouvido falar que ela é definida pelo Copom. Mas você sabe o que é o Comitê de Política Monetária?

Entender o funcionamento do Copom é essencial para todos e, principalmente, para os investidores. Isso porque, a Selic afeta os investimentos.

Se você investe em ativos de renda fixa, já deve ter percebido que com a alta da Selic, o retorno oferecido nos títulos subiu. Porém, os ativos de renda variável também são impactados pela Selic.

O que é Comitê de Política Monetária?

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado em junho de 1996 e é vinculado ao Banco Central do Brasil (Bacen).

Sendo que ele foi criado com o intuito de estabelecer certos critérios importantes sobre a economia brasileira e que impactam o dia a dia e os investimentos dos cidadãos.

Dessa forma, ele define questões importantes relacionadas à política monetária e à taxa Selic (taxa básica de juros).

Vale destacar que o Comitê de Política Monetária do Brasil teve como inspiração o Federal Open Market Committee (FOMC), dos Estados Unidos, e o Central Bank Council, o Banco Central da Alemanha. 

O que é Comitê de Política Monetária (Copom)?

O comitê é formado pelo presidente e diretores do Bacen e por agentes de departamentos ligados direta ou indiretamente à economia brasileira. Esses departamentos são, por exemplo:

  • Demab – Departamento de Operações do Mercado;
  • Deban – Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos;
  • Depin – Departamento de Reservas Internacionais.

Importância

Talvez você esteja se perguntando qual a importância do Copom e como ele afeta os seus investimentos.

Em resumo, o Copom é importante, pois contribui com a definição das políticas monetárias como, por exemplo, o controle da oferta de moedas.

Ele tem ainda a função de divulgar um relatório de inflação a cada 3 meses e definir a meta para a taxa Selic.

Ou seja, o Copom é muito importante, já que aspectos como a oferta de moedas e a taxa Selic, são muito importantes para os investimentos. Por exemplo, a oferta de moedas está relacionada com a inflação.

Ao investir, é essencial levar em conta a inflação e escolher aplicações que proporcionam ganhos reais, isto é, retorno acima da inflação.

Além de ser útil no controle da inflação, a Selic também afeta os retornos dos investimentos, sobretudo os de renda fixa. Na renda fixa, quando a Selic sobe, o retorno oferecido nos títulos também sobe. 

Como o Copom define a Selic?

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a taxa Selic. De maneira geral, as reuniões ocorrem nas terças e quartas-feiras.

Sendo que para saber quando será a próxima reunião, basta acessar a página oficial do comitê no site do Banco Central.

No 1º dia da reunião do Copom, os membros se reúnem e apresentam aspectos relacionados à economia. Por exemplo, na reunião apresentam-se:

  • Dados do sistema bancário;
  • Detalhes sobre o câmbio;
  • Resumo do mercado monetário;
  • Aspectos da inflação;
  • Balanços de pagamentos;
  • Resenha da política fiscal.

O que é Comitê de Política Monetária (Copom)?

Já no 2º dia de reunião, os participantes analisam os dados apresentados. Além disso, eles avaliam outros dados que interferem na economia.

Por fim, de acordo com os dados, eles tomam uma decisão. Na reunião, o Copom pode decidir entre manter, subir ou baixar a taxa.

No fim da reunião, é emitida uma ata com os assuntos que foram abordados e a meta da Selic para o período. Você pode conferir essa ata no site do Banco Central.

A Selic

A definição da Selic é muito importante, pois impacta o valor da moeda, o preço dos produtos e serviços, e o mercado de investimentos.

Devido a sua importância, todos devem ficar de olho na Selic. A Selic costuma subir quando a inflação está muito alta. É isso o que está acontecendo neste momento.

Em 2021 a Selic chegou ao patamar de 2% ao ano. Hoje ela está em 9,25% ao ano. Esse controle da inflação por meio da Selic ocorre, pois a Selic influencia todas as outras taxas de juros.

Sendo assim, quando ela sobe o consumo é desestimulado. Dessa forma, a demanda frente a oferta diminui. Com isso, a lei da oferta e demanda entra em ação.

O resultado disso é que os preços param de subir ou baixam. No entanto, a inflação pode estar muito alta e a Selic precisa subir muito.

Por outro lado, quando a Selic baixa o consumo é estimulado. Logo, as pessoas passam a comprar mais. Com o aumento da demanda frente à oferta, os preços podem subir.

Enfim, gostou de aprender o que é o Comitê de Política Monetária? Então aproveite para aprender também sobre a Comissão de Valores Mobiliários – O que é, como funciona e importância