Os melhores investimentos para superar a inflação

12 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 36 seg


Os investimentos para superar a inflação são aqueles que oferecem um ganho real. Em síntese, o ganho real é a rentabilidade de um ativo após descontar a inflação. Se o retorno for acima da inflação, então você tem um ganho real e conseguiu crescer o seu patrimônio.

Investir em ativos que não proporcionam ganho real é ruim, pois você acha que o seu patrimônio está crescendo, quando na verdade está perdendo poder de compra para a inflação. Basicamente, a inflação faz com que o seu dinheiro perca valor, sendo necessário cada vez mais dinheiro para comprar o mesmo que antes.

Portanto, se investir em títulos sem ganho real, você tem apenas um ganho nominal, seu patrimônio não cresce de verdade. Mas se investe para crescer o patrimônio no longo prazo, é preciso ter um ganho real, isto é, um retorno acima da inflação.

Quais são os melhores investimentos para superar a inflação?

1- Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos títulos dentro do programa Tesouro Direto. Em resumo, o Tesouro Direto é um programa do governo em parceria com a Bolsa de Valores, que oferece títulos públicos. Desse modo, ao investir em títulos do Tesouro Direto, você está emprestando o seu dinheiro para o governo.

Como conta com a proteção do governo, esses títulos são os mais seguros do mercado. Além disso, eles têm a vantagem da alta liquidez, pois os investidores podem resgatar a aplicação antes do prazo desejado.

O Tesouro Selic, em específico, é um título pós-fixado que rende de acordo com a taxa básica de juros, a taxa Selic. Sendo assim, ao investir nele você não sabe exatamente qual será o retorno. Mas acompanhando a taxa Selic, você consegue ter uma noção do rendimento do título.

Como ele rende de acordo com a Selic, ele é uma aplicação mais vantajosa quanto a Selic está mais alta. A Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom), tendo como base a situação econômica do país.

Como investir?

Investir em Tesouro Selic é bem simples, não é atoa que ele costuma ser escolhido por pessoas que estão entrando no mundo dos investimentos. Além disso, o investimento mínimo é bem baixo, logo, ele é acessível para todos os tipos de investidores.

O primeiro passo para investir é abrir a sua conta em uma corretora de valores como, por exemplo, a iSaEx. Depois disso, basta fazer a transferência e aplicar no título.

2- CDB

Outra opção de investimento com rendimento acima da inflação são os CDBs – Certificados de Depósito Bancário.

Este é um título emitido por bancos com o intuito de captar recursos para as suas atividades como, por exemplo, a concessão de empréstimos para os clientes. Portanto, ao investir em CDB, você empresta dinheiro para o banco em troca de uma taxa de juros.

Os CDBs oferecem um retorno mais alto do que os títulos do Tesouro Direto. Isso porque são um pouco mais arriscados, já que são emitidos por bancos e não pelo governo. Apesar disso, eles também são bem seguros, já que contam com a proteção do FGC – Fundo Garantidor de Créditos.

O FGC devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição em caso de calote. Uma curiosidade é que o FGC também protege a poupança. Ou seja, a poupança e os CDBs contam com a mesma proteção, mas os CDBs oferecem um retorno muito maior.

Como investir?

O investimento em CDBs é similar à aplicação no Tesouro Direto. Sendo assim, basta abrir sua conta em uma corretora, fazer uma transferência e investir.

No entanto, o investimento em CDB exige uma aplicação mínima mais alta do que no Tesouro Direto. Por isso, verifique as opções de títulos de CDB antes de investir para saber se encaixa no seu orçamento.

Outra questão importante é que alguns títulos de CDB não podem ser resgatados antes do prazo. Por isso, não deixe de verificar qual é a data de vencimento.

3- LCA

A sigla LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Assim como os CDBs, a emissão das LCAs ocorre por meio dos bancos e elas contam com a proteção do FGC.

Mas existem algumas diferenças importantes. Primeiramente, os recursos captados pelas LCAs são destinados ao setor do agronegócio, ao passo em que os recursos dos CDBs podem ser direcionados para vários tipos de atividades. Essa diferença leva a outra: isenção do imposto de renda.

Como os recursos vão para um setor que o governo deseja incentivar, o setor do agronegócio, as LCAs são isentas de IR. Isso faz com que o rendimento seja maior, já que não é preciso descontar o imposto. Sendo assim, elas podem ser uma boa opção para quem está em busca de investimentos para superar a inflação.

Como investir?

Como pode encontrar as LCAs em corretoras de valores. Por isso, para investir basta abrir sua conta na corretora, fazer uma transferência e investir. Não se esqueça de verificar a data de vencimento do título e se ele tem liquidez ou se o resgate pode ser feito apenas no vencimento.

4- LCI

As LCIs são as Letras de Crédito Imobiliário. Elas são similares às LCAs: são emitidas por bancos, contam com a proteção do FGC e também são isentas de imposto de renda. A diferença é que nas LCIs os recursos vão para o setor imobiliário.

Como investir?

O investimento em LCI é igual ao investimento em LCA. Em ambos os casos, não deixe de verificar qual é a taxa de juros oferecida e a data de vencimento. Confira também o investimento mínimo, que costuma ser bem mais alto do que o investimento em Tesouro Direto.

5- Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ é um dos títulos do Tesouro Direto. Ele é uma das principais opções para quem está em busca de investimentos para superar a inflação, pois o seu retorno será sempre acima da inflação. Isso ocorre, pois o rendimento do IPCA é híbrido, sendo o IPCA do período mais uma taxa de juros prefixada.

O IPCA é o índice oficial de inflação do Brasil, ou seja, ele mede a inflação. Portanto, o Tesouro IPCA+ rende o equivalente à inflação mais uma taxa de juros, o que garante o ganho real da aplicação.

Existem duas opções desse título, o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. A diferença é que o primeiro paga os juros apenas no vencimento, enquanto o segundo paga os juros semestralmente.

Como investir?

Ao investir em Tesouro IPCA+ não deixe de conferir a taxa de vencimento do título, pois muitos deles são títulos com prazos mais longos, é por isso que eles costumam ser mais usados para objetivos de longo prazo.

O investimento em si é similar à aplicação no Tesouro Selic: basta abrir sua conta em uma corretora, transferir o dinheiro e investir. Inclusive, você pode investir nos dois: no Tesouro Selic para objetivos de curto prazo e no Tesouro IPCA+ para objetivos de longo prazo.

6- FIIs

As opções anteriores de investimentos para superar a inflação são títulos de renda fixa. Isso significa que você sabe como será o retorno da aplicação e conta com algumas garantias como, por exemplo, a proteção do Fundo Garantidor de Créditos.

Já os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma opção de renda variável, o que significa que não existem garantias e o risco é bem maior. Apesar disso, os FIIs são tidos como uma aplicação de pouco risco em comparação com outras opções de renda variável, pois eles passam por menos oscilações.

Em resumo, os FIIs funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário. No geral, os FIIs distribuem proventos todos os meses, o que é bem atrativo para quem gosta de renda passiva.

Como investir?

O primeiro passo para investir é verificar se os FIIs se encaixam com o seu perfil de investidor. Depois disso, verifique quais são as opções de FIIs disponíveis e analise os dados de cada um deles.

Selecione os FIIs que mais te agradar e estiver dentro da sua estratégia de investimentos. Faça uma transferência bancária para a corretora e invista. Caso você goste de dividendos, não deixe de conferir a lista de FIIs que estão muito baratos: alternativas para investir

Fontes: Seu dinheiro e Uol.