Como algumas pessoas estão manipulando o mercado?

Descubra como pessoas estão manipulando o mercado se aproveitando de influência e acesso para tentar pegar o seu dinheiro! Leia mais.

24 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Estava pensando em como as pessoas devem parar de cair em conversa fiada sobre empresas que vão se valorizar, entre outros contos de fadas de quem só está manipulando o mercado.

E percebi que tem uma coisa acontecendo que pouca gente está sabendo.

Depois de me deparar com um golpe muito bem elaborado de alguém tentando alavancar ações de baixa liquidez, decidi trazer este artigo para te contar como pessoas mal-intencionadas estão manipulando o mercado para poder ficar com todo o dinheiro de quem acredita nelas.

Como identificar um golpe na bolsa?

Imagine que um desses gurus financeiros, em live, recomenda a compra de uma ação com baixa liquidez, como a ENJU3, por exemplo.

Ele usa jargões técnicos e outros termos, como médias móveis e MACD, para convencer seus seguidores de que a ação vai disparar.

Com uma audiência considerável, basta que mil pessoas acreditem, e ele consegue inflar artificialmente o preço da ação para o dia seguinte, quando todos seguem sua recomendação e compram.

É assim que eles estão manipulando o mercado.

A dica aqui é sempre desconfiar dessas promessas ganho fácil e verificar a liquidez das ações recomendadas.

Papéis com baixo volume de negociação são alvos fáceis para manipulação de mercado.

Quando ver influenciadores fazendo recomendações sem fundamentos sólidos, pesquise bem antes de seguir qualquer sugestão de compra ou venda.

Como é feito um pump and dump?

Esse tipo de manipulação de mercado tem um nome, se chama pump and dump.

O pump and dump é um golpe onde manipulam o mercado subindo de forma artificial o preço das ações no mercadopara que esses golpistas consigam vender as deles com lucro.

O golpista, seja um influenciador, uma casa de análises ou mesmo um fundo de investimentos, compra um grande montante de papéis de uma empresa de baixa liquidez.

Logo depois, por meio de plataformas sociais, jornais ou até mesmo em lives, essas pessoas recomendam a compra das ações com especulações de que elas vão explodir em breve.

Claro que os mais crédulos naquela figura de “autoridade” vão acabar seguindo a recomendação, o que faz a ação subir rapidamente.

Quando atingem o valor desejado pelo golpista, ele se livra dos papéis e deixa a bomba para explodir na mão de quem acreditou.

Nem preciso dizer que quem está manipulando o mercado está cometendo um crime, não é?

Então sempre que você desconfiar de algo assim, denuncie para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nesse meu vídeo eu te mostro em detalhes como é que funciona esse golpe:

Como não cair em golpes?

Além de denunciar para a CVM sempre que identificar esse tipo de manipulação, existem outras formas de se defender de golpes como esse.

Primeiro que não existe dinheiro rápido e fácil que tenha um bom fundamento. Então se deparar com uma promessa dessas já deve servir de alerta.

Segundo, a falta de estudo e informações sobre o mercado podem te colocar em situações bem complicadas.

Então buscar conhecimento sobre as empresas que te interessam, analisar os fundamentos e ter paciência antes de investir podem te tirar de muitas furadas.

Se você quer aprender como aplicar melhor o seu dinheiro sem cair em golpes, entre em contato conosco pela AUVP, nossa escola de investimentos e faça a análise do seu perfil.

Também temos outros canais de conteúdo de educação financeira, e você pode encontrar sem custo nenhum pelo @investidorsardinha no Youtube e também no Instagram, @oraulsena.

E não deixe de ler: Apostas esportivas: será que elas valem mesmo a pena?

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil