Como ficar milionário se você já está velho para isso?

Como ficar milionário se você já está velho para isso? Descubra se é possível alcançar o sucesso depois dos 30 anos e como fazer isso. Leia!

28 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Tem um tema recorrente na internet que é sobre como ficar milionário depois de passar dos 30 anos, e confesso que me sinto um pouco culpado por isso.

As pessoas cada vez mais expõem nas redes sociais como se tornaram bem sucedidas ainda muito jovens, criando a ilusão de que, se você não conquistou tudo até os 30 anos, agora é imensamente tarde.

Pensando nisso resolvi trazer este artigo, para falar mais sobre se é possível alcançar suas metas depois de uma determinada idade.

Faz sentido investir depois dos 30 anos?

Por conta das redes sociais, temos visto pessoas cada vez mais jovens criando conteúdo dizendo como se tornaram milionárias aos 21 anos, gerando uma expectativa e pressão excessiva em quem ainda não chegou lá.

Em partes, tenho uma parcela indireta nessa culpa, já que aos 25 anos eu mesmo fiz vídeos mostrando dezenas, até centenas de milhares de reais que eu investia. Nessa época as teorias sobre a origem do dinheiro eram as mais absurdas, de filho de empresário a herdeiro da globo, coisas que não sou.

A questão é que as pessoas passaram a agir como se a vida acabasse aos 30 anos, e isso não é verdade.

Enriquecer ainda na juventude sempre foi possível para algumas pessoas, mas isso não deveria ser considerado regra, e sim exceção.

Então existe sim a possibilidade de recuperar o tempo perdido e investir depois dos 30 anos.

Seja realista quanto à sua situação atual

Um dos fatores essenciais é compreender a realidade ao seu redor. Essa noção é importante para entender em que patamar da vida você se encontra, e a partir disso começar a traçar metas sadias para seguir.

Não faria sentido, por exemplo, querer se tornar um profissional no futebol depois dos 70 anos, não é? Portanto ter entendimento sobre suas condições atuais já ajuda a eliminar alguns objetivos irreais da sua lista.

O mesmo vale para os investimentos. Somando seu conhecimento atual e seu potencial de crescimento, é possível definir quanto de dinheiro você será capaz de fazer.

Comece calculando quanto você ganha mensalmente, de acordo com a sua área profissional,
e compare com a média que outros profissionais da sua área ganham, você pode utilizar o GlassDoor ou LinkedIn para isso.

Faça isso levando em consideração o nível que você está até o topo de carreira que é possível chegar na sua área, e busque entender o que falta para você chegar lá: experiências, esforço extra, um curso, uma pós?

Tente metrificar o que é necessário para isso, e em quanto tempo você consegue alcançar essa meta.

Aqui neste vídeo eu trouxe um exemplo com a profissão de advogado, dá uma olhada:

A importância do orçamento doméstico

Essa é, para alguns, a tarefa mais complicada de fazer, porém é bastante necessária para ajudar a atingir seus objetivos, já que sem essa organização, você não chegará onde deseja: a montagem do seu orçamento doméstico.

Consiste, basicamente, em definir quanto dos seus ganhos são utilizados por mês, e em que. A seguir, um exemplo básico para ajudar, tendo como base um ganho de R$ 7.500:

  • Custos fixos: 30% para aluguel, contas residenciais, condomínio, alimentação, parcela de financiamento etc.;
  • Conforto: 20% para diarista, parcela de um carro mais confortável etc.;
  • Metas: 10% para viagens, projetos pessoais etc.;
  • Prazeres: 10% para barzinhos, cinema, restaurante, balada etc.;
  • Liberdade financeira: 25% para aplicar em investimentos;
  • Conhecimento: 5% para compra de livros, cursos etc.

Claro que nem todo mundo ganha esse valor, por isso você deve adaptar esse cálculo para a sua realidade, o que significa, quase sempre, que seus custos fixos levarão uma parcela maior dos seus ganhos, e por isso, os outros itens serão diminuídos ou sacrificados por um tempo.

Comece a investir

Comece a investir o seu dinheiro. Para isso, busque conhecimento, existem canais e materiais de educação financeira na internet, no canal @investidorsardinha mesmo tem um vídeo para ajudar as pessoas a montarem sua primeira carteira de investimentos.

Conforme você for aprendendo, se reorganize e busque melhores opções de para investir.

O importante é começar o quanto antes, de preferência hoje. Não deixar para depois pode ter um impacto enorme no longo prazo.

Como acelerar seu resultado financeiro

Existem inúmeras formas de aumentar os seus ganhos, e por consequência os seus resultados.

Você pode buscar fontes de renda extra empreendendo, fazendo hora extra, fazendo trabalhos freelance ou trocando para uma carreira que paga melhor.

A partir do momento em que você tem paz de espírito por organizar suas contas e tem um valor sobrando em mãos, já é possível pensar com mais calma sobre qual rumo tomar para acelerar seu crescimento.

O mais importante, no entanto, é organizar sua vida financeira atual e criar uma reserva de emergência que possa dar conta do recado enquanto você considera as outras possibilidades.

Tenha persistência e foco nos objetivos

De nada vai adiantar fazer tudo corretamente se depois de três meses você abandonar o seu planejamento e voltar a viver na bagunça das finanças. Manter a persistência e o foco é o que te levarão do ponto A ao ponto B.

É preciso levar em consideração que cada pessoa levará um tempo específico para chegar lá. Pode ser 5 meses ou 5 anos, o importante é não perder de vista a meta final.

Se você quer uma ajuda para alcançar seus objetivos e acha que não consegue sozinho, entre na AUVP, nossa escola de educação financeira e faça a nossa análise de perfil para aprender a investir melhor o seu dinheiro.

Também acompanhe nossos conteúdos gratuitos pelo Instagram @oraulsena e pelo canal @investidorsardinha no Youtube.

Dá uma olhada em Segredo dos milionários: tenha várias fontes de renda

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil