Como ganhar dinheiro? 7 dicas práticas para começar agora!

24 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 3 seg


O ano acabou de começar e muitas pessoas querem ganhar mais dinheiro. Afinal de contas, ganhando mais dinheiro você poderá investir mais e no longo prazo, alcançar a independência financeira.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas práticas para que você possa começar a ganhar mais dinheiro agora.

Lembrando que este é um texto opinativo. Sendo assim, você não deve considerar este artigo como uma indicação de investimentos ou do que você deve fazer na sua vida financeira.

Como ganhar dinheiro

1- Não leia autoajuda

A primeira dica e não ler livros de autoajuda. O motivo para isso é simples: autoajuda não funciona. Talvez você esteja na defensiva pensando que funciona sim.

Ok, então você leu um livro de autoajuda sobre como enriquecer e de fato ficou rico? Provavelmente não. Ao invés de ler autoajuda, prefira ler livros que podem contribuir de fato com o seu enriquecimento.

Por exemplo, você pode ler livros que irão te ajudar no seu trabalho. Isso porque esses livros poderão te ajudar a desempenhar melhor o seu trabalho e com isso, ganhar mais dinheiro.

Para ganhar mais dinheiro, você pode ainda ler livros de finanças. Livros como Ações Comuns, Lucros Extraordinários do Philip Fisher, podem te ajudar a investir melhor.

Em resumo, é essencial que você leia livros que irão contribuir com conhecimentos práticos. Inclusive, este é um dos problemas dos livros de autoajuda: eles não são práticos.

Uma forma de ver se o livro realmente é prático é analisar as primeiras páginas. Logo nas primeiras páginas, você deve aprender algo aplicável. Por exemplo, se você aprendeu a arrumar um cano, isso é prático e aplicável.

Vale destacar que ao se dedicar a livros sem conhecimento prático, você deixa de dedicar esse tempo, por exemplo, ao seu trabalho. Sendo que é o seu trabalho que irá te gerar renda.

2- Durma verdadeiramente bem para ganhar mais dinheiro

Se você quer ter um dia produtivo, você precisa dormir verdadeiramente bem. Se você não dormir bem, você vai chegar no seu trabalho cansado. Com isso, você não terá energia para trabalhar bem e ganhar mais.

Uma boa dica para dormir bem, é descobrir a quantidade de horas de sono que você precisa por noite. Uma forma de fazer isso, é dormir até o seu corpo acordar sozinho.

Sendo assim, você deve olhar as horas que você está indo dormir e não colocar o despertador para tocar. Um detalhe importante sobre essa experiência: quando você acordar, você precisa levantar da cama.

Ou seja, nada de virar para o outro lado e tentar dormir mais. Se você voltar a dormir, você atrapalha o seu organismo a entender quantas horas de sono você precisa.

Essa é uma boa forma de saber o quanto você precisa de sono, já que cada pessoa precisa de uma quantidade de horas diferente. Depois que você acordar, anote quantas horas de sono o seu corpo precisa.

Com esse número em mãos, se organize para todos os dias dormir a quantidade de horas que você precisa. Dormindo essa quantidade de horas você vai perceber que você terá mais energia e vai conseguir ser mais produtivo.

3- Tenha um hobby para network

A quarta dica para ganhar dinheiro em 2022, é ter um hobby que te traga network. Se você tem um hobby e interage com outras pessoas que tenham o mesmo hobby, você pode aumentar a sua rede de contatos.

Se você não tem um hobby, tente desenvolver um que te possibilite ter contato com pessoas que estão em um nível financeiro acima do seu.

Por meio desses contatos, você pode alavancar ainda mais a sua carreira e, consequentemente, ganhar mais dinheiro. Uma dica ao fazer novos contatos, é prestar atenção no que as pessoas estão dizendo.

A maior parte das pessoas em uma roda de amigos, fica só esperando a sua vez de falar. Com isso, essas pessoas não prestam muita atenção no que outras pessoas estão dizendo.

Ao invés de ser dessa forma, prefira ser a pessoa que realmente presta atenção e se importa com o que o outro tem a dizer. Desse modo, você irá fazer amizades de uma forma mais fácil.

Outro detalhe importante sobre network é o nível financeiro das pessoas que você faz amizade. Se você faz amizade com pessoas mais ricas, a tendência é que você também fique mais rico.

Por outro lado, se seus contatos têm uma situação financeira pior do que a sua, é mais difícil de você passar a ganhar mais dinheiro. O meio em que você vive, influencia em quem você é.

4- Fale sobre dinheiro abertamente

A maior parte das pessoas não gosta de falar sobre dinheiro. Acontece que quem não ganha muito dinheiro, sente vergonha de falar sobre o assunto.

Além disso, algumas pessoas se sentem culpadas por ganhar mais dinheiro ou menos dinheiro do que outras pessoas.

No entanto, se o assunto de dinheiro se tornar mais leve na sua vida, a tendência é que você passe a gostar mais de dinheiro. Logo, você passa a gostar de ganhar mais dinheiro e a ter vontade de ganhar mais.

Uma dica para que o assunto de dinheiro seja uma coisa do seu dia a dia, é consumir conteúdos sobre dinheiro. Leia jornais, acesse sites e canais no YouTube sobre finanças.

5- Estude

Existe uma coisa muito estranha na sociedade: preconceito contra estudar. Se um amigo te chama para sair no final de semana, é provável que você aceite. Mas se ele te chamar para fazer um curso, talvez você recuse.

Esse preconceito contra estudar é muito maléfico. Sendo que aprender é um dos fatores essenciais para quem quer ganhar mais dinheiro.

Isso porque, você pode aprender, por exemplo, sobre um assunto que irá fazer você ter uma performance melhor no trabalho e poderá ser promovido e ganhar mais dinheiro.

6- Aprenda a vender para ganhar mais dinheiro

A maioria das pessoas vende mal. Sendo que saber vender é essencial para quem quer ganhar mais dinheiro. Mesmo que você não venda diretamente um produto, ao se comunicar, você está vendendo algo.

Portanto, foque em desenvolver a sua capacidade de comunicação e venda. Inclusive, essa é uma habilidade muito importante para fazer network, já que você precisa vender a sua imagem.

Uma dica para aprender a vender é praticar. Para isso, deixe a ansiedade de timidez de lado e passe a se comunicar. Você pode ainda recorrer a cursos e afins para aprender a ser um bom comunicador.

7- Aprenda a ser sincero

Essa é uma coisa bem difícil, mas necessária.

De maneira geral, quando encontramos alguém que admiramos, a nossa tendência é partir para a adulação. Em contrapartida, quando encontramos alguém que não gostamos tanto, a gente parte para a crítica.

Entretanto, a pessoa que você admira, provavelmente já recebe elogios o tempo todo. Logo, você é só mais um puxando saco. Porém, se você fizer uma crítica (que faça sentido), você será lembrado.