Chegar no topo da carreira: dicas para subir de cargo

26 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 58 seg


Como chegar no topo da carreira é a dúvida de muitas pessoas que se dedicam, mas não obtêm os resultados esperados em sua profissão.

O fato é que se você deseja chegar no topo da carreira de executivo você precisa utilizar de algumas estratégias que irão contribuir para que você suba de cargo até chegar ao topo.

Uma das dicas principais, é adotar uma postura de dono do negócio. Com essa postura, todas as demais técnicas para subir de cargo poderão ser realizadas de maneira mais fácil.

Como chegar no topo da carreira?

Muitas pessoas acreditam que para chegar no topo da carreira o caminho é o seguinte: cursar uma boa faculdade, depois fazer um mestrado e por fim, fazer um doutorado. No entanto, esse caminho só faz sentido para as pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica.

O fato é que não é o seu currículo ou a sua capacidade individualmente que vai te promover. Afinal de contas, muita gente boa não consegue ser promovida e chegar no topo da carreira. Você precisa de algumas estratégias. Algumas dicas para te ajudar a chegar ao topo são:

1- Postura

A primeira dica é analisar a sua postura. Como você se comporta no seu trabalho? Qual é a sua postura com os seus colegas? Você é do tipo que fica no cantinho do café falando mal dos seus chefes? Se você deseja ser promovido, falar mal dos chefes não é uma atitude que vai te ajudar, pois você será visto como uma pessoa desleal.

Chegar no topo da carreira: dicas para subir de cargo

Lcm treinamento

Outra coisa muito comum, é as pessoas resolverem apenas o que é problema delas. Entretanto, para subir de cargo, você precisa ter uma mentalidade de dono da empresa. Dessa forma, se você notar que algo precisa ser feito, você faz ao invés de ignorar.

Adotar essa postura de líder vai te ajudar não apenas a encarar a empresa como se fosse sua, como também vai fazer com que você seja notado. Isso porque, mesmo quando você pensa que ninguém está te vendo, as pessoas sempre reparam umas nas outras.

2- Pontualidade é o mínimo para chegar no topo da carreira

Quando as pessoas acham que merecem ser promovidas, geralmente elas usam justificativas como: eu nunca me atrasei, ou ainda eu faço o meu trabalho direitinho. Que bom que você chega todos os dias no horário e faz o seu trabalho direito, mas foi exatamente para isso que você foi contratado.

Não adianta você querer receber parabéns por fazer o mínimo. Se você realmente quer subir de cargo rapidamente, não basta ser bom e fazer o mínimo, você deve fazer além do que foi contratado para fazer. Além disso, as pessoas precisam ver que você é bom e comprometido. Isso porque, quem não é visto não é lembrado.

Portanto, faça mais do que o seu trabalho, contribua de fato com a empresa, faça amizade com os superiores e procure aprender sobre outros departamentos que não é o seu. Aliar essa dica com a anterior, ou seja, fazer mais do que você foi contratado e ter postura de dono, vai fazer com que você seja reconhecido na empresa.

Vistoria simples

3- Cortar na carne

Essa é uma dica bem difícil de ser seguida, pois exige coragem. Se você percebe que um colega de trabalho está fazendo corpo mole e não está exercendo a função que foi contratado para fazer, o que você faz? A maioria das pessoas ignora.

Porém, se você adotar a mentalidade de dono, você terá que fazer algo, certo? Como dono você manteria um funcionário que não está trabalhando direito? Se você perceber um comportamento desses você pode, por exemplo, perguntar para a pessoa os motivos pelos quais ela não está se esforçando e em alguns casos informar para o RH.

Essa atitude pode fazer com que alguns colegas seus não gostem de você e passem a te chamar de fofoqueiro e afins. Entretanto, para subir de cargo você precisa decidir onde está sua lealdade: com a empresa ou com os colegas? Se for com a empresa, não existe espaço para coleguismos.

4- Cumprir as ordens primeiro, questioná-las depois

Muitas pessoas acham que para subir de cargo é preciso bajular os chefes. No entanto, se você passar a bajular seu chefe você vai ser apenas mais uma dentre as tantas outras pessoas que fazem a mesma bajulação. Ao invés disso, prefira obedecer a ordem do chefe e depois analisar se ela tinha alguma coisa incorreta.

Upis

Somente depois de cumprir a ordem, você poderá ir até o seu chefe e informar o erro e falar o que poderia ter sido feito de melhor. Alguns chefes aceitam os questionamentos tranquilamente e estão dispostos a tentar fazer as coisas de outra maneira.

Alguns outros chefes vão apresentar argumentos que justificam a forma com que as coisas são feitas. Contudo, alguns vão ficar ofendidos e não vão gostar de serem questionados. Neste caso, você pode conversar com o superior do seu chefe. Mas neste caso é bom que você tenha certeza de que você está certo.

5- Seja legal com quem está abaixo de você

Muitas pessoas quando começam a subir de cargo, passam a tratar mal as pessoas que estão em cargos abaixo. Se você é do tipo carrasco, que atrapalha a vida das pessoas e gosta de humilhar todo mundo, você dificilmente vai continuar a subir de cargo e chegar no topo da carreira. É provável que você suba apenas até determinado ponto e fique estagnado.

Um líder precisa ser firme e ajudar os liderados a crescer. Uma forma de fazer isso, é dar dicas para seu liderado de como ele pode melhorar e até mesmo pegar o seu cargo atual. Com essa atitude você conquista a confiança do seu liderado e ainda tem alguém para te substituir quando você subir para outro cargo.

Portanto, ao ajudar essa pessoa, você escolhe quem irá ficar abaixo de você quando você subir de cargo. Isso é essencial, pois possibilita que a empresa te promova. Afinal de contas, se não tiver outra pessoa que sabe exercer o seu cargo, os chefes não vão querer te tirar dele.

Chegar no topo da carreira: dicas para subir de cargo

Curriculum

6- Convoque reunião com demonstrativos de resultados para subir de cargo

Por fim, se você começou a subir de cargo e está exercendo, por exemplo, a função de gerente, mas deseja subir para a diretoria geral é preciso tomar atitudes para não ficar estagnado nessa função. Para fazer isso, você precisa demonstrar que você é o mais eficiente não apenas no seu departamento, mas em tudo o que você faz.

Uma maneira de fazer isso é convocar reuniões trimestrais para uma demonstração de resultados. Para a reunião você deve analisar todo o seu departamento, fazer gráficos, produzir uma apresentação e chamar todo o seu departamento. Quando você já estiver bem treinado, você deve chamar o presidente da empresa para assistir.

Quando ele ver os resultados atingidos e a forma com que você cuida do departamento, ele vai querer ver isso na empresa toda. O próximo passo é se oferecer para implementar o sistema de demonstrações de resultados na companhia.

E aí, gostou das técnicas e dicas para chegar no topo da carreira? Então assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para descobrir como ele colocou todas essas técnicas em prática e se tornou o diretor de um jornal com apenas 20 anos de idade:

Enfim, agora que você conhece as dicas do Investidor Sardinha, que tal aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar por você? Além de ganhar dinheiro como executivo, é preciso saber fazer esse dinheiro render por meio de investimentos diversificados entre diferentes ativos de renda fixa e variável.

Ao montar uma carteira de investimentos bem estruturada, você pode obter renda passiva e quem sabe um dia passar a viver de renda. Aprenda agora mesmo Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Imagens: Lcm treinamento, Revista do rh, Curriculum, Vistoria simples e Upis