15 conselhos essenciais para quem tem menos de 30 anos

Evite arrependimentos e tempo perdido. Conheça 15 conselhos para quem tem menos de 30 anos e comece a mudar de vida.

1 de fevereiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Sabe aquela sensação de arrependimento ou de tempo perdido? Ela tende a ficar mais forte conforme o tempo passa. Por isso, se você tem menos de 30 anos, eu vou te dar 15 conselhos essenciais que podem, de fato, mudar a sua vida.

A grande verdade é que a visão do espelho retrovisor é sempre mais nítida que a do para-brisa. E este é o motivo que nos faz olhar para trás e pensar: por que eu não aprendi isso antes?

Conselhos para quem tem menos de 30 anos

Se você ainda não chegou nos 30, saiba que, quando chegar lá, vai ter algumas lições que gostaria de ter aprendido antes. Pensando nisso, eu resolvi fazer uma pequena pesquisa.

Eu perguntei para os meus seguidores no YouTube quais conselhos eles dariam para quem tem menos de 30 anos. Assim, com tantas pérolas recebidas, decidi separar 15 conselhos que considero essenciais.

Menos redes sociais e mais estudo

O primeiro conselho tem a ver com uma verdadeira “pandemia” que estamos enfrentando nos últimos tempos. Ao invés de perder horas e horas do seu dia divagando nas redes sociais, faça algo mais útil com o seu tempo. Não deixe o algoritmo te vencer!

Se você não comprar, o desconto é maior

Muita gente tem um impulso incontrolável pela gastança. De fato, isso pode destruir a vida financeira de qualquer pessoa. Uma dica importante é sempre refletir, por uma semana, se você realmente precisa daquele produto/serviço. Exerça autocontrole e evite gastos desnecessários.

Viva para você e não para os outros

Pare de viver constantemente em busca de aprovação dos pais, colegas, amigos e companheiros. Você vai perder muito tempo precioso vivendo pros outros. Não coloque nenhuma pessoa como prioridade acima de você.

Tenha respeito por si mesmo

Outro conselho de ouro, relacionado ao anterior, é você aprender a se respeitar. Evite lugares, pessoas e situações que te coloquem para baixo ou em dificuldade. E, mais importante, não faça coisas que você não quer apenas por pressão da família ou da sociedade.

Viva um degrau abaixo e invista sempre

Este é um dos principais conselhos financeiros. Mantenha seus custos sempre abaixo da sua renda. Nem que, para isso, precise abrir mão de um estilo de vida mais extravagante. Com um bom controle dos custos fixos, você sempre vai ter dinheiro para investir.

Não espere nada de ninguém; faça acontecer

É uma grande ilusão achar que alguém vai resolver os seus problemas. Corra atrás dos seus sonhos e assuma 100% da responsabilidade pelo seu sucesso. No fim, as consequências dos seus atos, boas ou ruins, serão sempre suas.

Faça atividade física

Você não precisa fazer atividade física ou frequentar uma academia para, necessariamente, ficar gostosão. Mas, é sobre manter-se ativo, ter boa saúde e qualidade de vida. Não se esqueça que seu corpo é o seu maior instrumento.

Nunca desista e aprenda com seus erros

É fácil olhar para pessoas de sucesso, sem enxergar todos os fracassos que ela teve ao longo do caminho. O segredo não é nunca falhar. Mas, ao contrário, é errar tantas vezes quantas forem necessárias. E se manter resiliente para nunca desistir.

Separação total de bens

Este é o único conselho no qual eu, pessoalmente, não acredito 100%. Mas, caso suas escolhas não sejam as melhores, talvez possa fazer algum sentido. No fim, o verdadeiro conselho é saber selecionar bem quem vai seguir a vida ao seu lado.

Escute os mais velhos

Escutar não é, necessariamente, obedecer. De fato, pessoas mais velhas tendem a ser mais sábias e equilibradas – salvo exceções. Escute o que elas têm a dizer, filtre o que achar que não convém e evite cometer os mesmos erros.

Cuide da sua coluna

É bem triste ver gente ainda jovem com alguma restrição de movimentos por causa da coluna. Aproveite que você tem boa saúde e cuide da sua postura. Corrija o jeito de sentar e de andar. No futuro, você vai se agradecer!

Estude inglês

Parece bobagem, mas aprender inglês é importante mesmo que você nunca saia do Brasil. Como língua universal, o inglês vai abrir portas e te fazer acessar outro nível de conteúdo. Afinal, a maior parte da produção acadêmica, profissional e cultural não foi feita em português.

Viva experiências novas

É verdade que você não pode ser eternamente inconsequente. Mas não deixe que o medo o impeça de viver novas experiências. Faça coisas novas mesmo que tenha medo de errar ou de perder o que já tem. Arrisque-se um pouco mais e veja como tudo ao seu redor vai começar a mudar, especialmente se você tem menos de 30 anos.

Não se anule por outra pessoa

Aqui vai mais um conselho focado em você! Sabe aquela companhia que te impede de fazer o que ama, sair com amigos, estar com a família? Talvez seja a hora de a fila andar. Se for para estar com alguém, que seja para somar. E nunca para te anular ou roubar sua essência e individualidade

Saia da casa dos seus pais

Por último, um conselho que considero dos mais importantes. Saia da casa dos seus pais! Você só vai se tornar um adulto completo quando assumir sua liberdade e 100% das suas responsabilidades. Aprenda a viver e a resolver os seus problemas por conta própria. Se você já terminou os estudos e tem menos de 30 anos, tá passando da hora de ter a sua própria casa.

Conselho para jovens é bom?

Eu devo confessar que, por um momento, me achei meio tiozão dando conselhos para os jovens. Ainda mais nesse estilo meio coach de internet. Aos que, como eu, tem aversão a gurus, peço seu sincero perdão.

A minha ideia é apenas propor uma reflexão sobre alguns conselhos que eu mesmo gostaria de ter recebido antes dos 30 anos.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu conto algumas das experiências que eu já vivenciei e o que aprendi com elas. E compartilho esses 15 conselhos que, tenho certeza, vão te ajudar a fazer menos cagada na vida.

E se você gostou deste conteúdo, comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: A grande revolução do século – quais empresas da bolsa mais ganham com a Inteligência Artificial.

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil