Treasuries: o que são, quais são os tipos e como investir?

1 de julho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 7 min, 50 seg


Os Treasuries são o Tesouro Americano. Ou seja, eles são um tipo de investimento norte-americano equivalente ao Tesouro Direto do Brasil.

Recentemente, esse tipo de investimento se tornou mais conhecido entre os brasileiros. Isso porque o retorno oferecido aumentou, tornando-o muito atrativos para os investidores.

O que são Treasuries?

Os Treasuries são títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos para financiar suas despesas. Eles são equivalentes aos títulos do Tesouro Direto no Brasil. Quando você investe em Treasuries, está emprestando dinheiro ao governo americano em troca de uma taxa de juros.

Os Treasuries são um investimento de baixo risco, pois são respaldados pelo governo dos EUA, que tem a capacidade de aumentar os impostos para garantir os pagamentos. Eles são usados principalmente por investidores mais conservadores que preferem evitar riscos.

Existem diferentes tipos de Treasuries, incluindo Letras do Tesouro (Treasury Bills ou T-Bills), Notas do Tesouro (Treasury Notes ou T-Notes), Títulos do Tesouro (Treasury Bonds ou T-Bonds) e Títulos protegidos por inflação do tesouro (TIPS — Treasury Inflation-Protected Securities). Cada tipo varia de acordo com o prazo de vencimento e os juros pagos.

Os Treasuries são emitidos com vencimentos que podem variar de 10 a 30 anos. Têm uma denominação mínima de US $ 1.000 e os pagamentos de cupons nos títulos são pagos semestralmente.

Quais são os tipos de treasuries?

Os títulos do Tesouro Direto no Brasil, se diferenciam em relação ao tipo de rentabilidade. Por exemplo, o Tesouro Selic rende de acordo com a taxa Selic, ao passo em que o Tesouro IPCA+ rende o IPCA mais uma taxa de juros.

Por outro lado, os tipos de Treasuries são de 4 tipos: 3 estão relacionados com o prazo de resgate e um está atrelado com a inflação. Entenda mais sobre cada um deles:

1. T-Bills

Os T-Bills, abreviação de Treasury Bills, são títulos de dívida de curto prazo emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Eles são semelhantes aos títulos do Tesouro Direto no Brasil.

Normalmente, os T-Bills têm um prazo de vencimento de um ano ou menos. Apesar do curto prazo, eles são investimentos de baixíssimo risco, pois são respaldados pelo governo dos EUA.

Os T-Bills são emitidos com um valor descontado em relação ao valor de face do título. Por exemplo, um título com valor real de $1.000,00 pode custar, no momento da compra, $950. A diferença entre o valor real e o valor de aquisição é determinada pela taxa de juros oferecida pelo título na hora da contratação.

Os rendimentos obtidos através dos T-Bills estão sujeitos ao imposto de renda federal, mas são isentos de taxas estaduais e locais nos Estados Unidos.

Os T-Bills são investimentos populares, com prazos de vencimento de 4, 8, 13, 26 e 52 semanas. Quanto maior for o prazo de vencimento, maior tende a ser a taxa de juros oferecida pelo governo americano para o investidor.

2. T-Notes

Os T-Notes, abreviação de Treasury Notes, são títulos de dívida de médio prazo emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Eles são semelhantes aos títulos do Tesouro Direto no Brasil.

Eles têm um prazo de vencimento que varia de 1 a 10 anos. Assim como os outros títulos do Tesouro dos EUA (T-Bills e T-Bonds), os T-Notes são investimentos de baixo risco, pois são respaldados pelo governo dos EUA.

Os T-Notes são emitidos com um valor nominal e pagam juros semestralmente ao investidor. No final do prazo, o valor nominal é devolvido ao investidor. A taxa de juros é determinada no momento da emissão do título.

Os rendimentos obtidos através dos T-Notes estão sujeitos ao imposto de renda federal, mas são isentos de taxas estaduais e locais nos Estados Unidos.

Investidores brasileiros podem investir em T-Notes, mas é necessário ter um número de identificação pessoal dos EUA (Social Security Number – SSN) ou recorrer a uma corretora de investimentos americana autorizada a trabalhar com traders estrangeiros.

3. T-Bonds

Os T-Bonds, abreviação de Treasury Bonds, são títulos de dívida de longo prazo emitidos pelo governo americano. Eles são semelhantes aos títulos do Tesouro Direto no Brasil.

Os T-Bonds têm um prazo de vencimento que varia de 10 a 30 anos. Assim como os outros títulos do Tesouro dos EUA (T-Bills e T-Notes), os T-Bonds são investimentos de baixo risco, pois são respaldados pelo governo dos EUA.

Os T-Bonds são emitidos com um valor nominal e pagam juros semestralmente ao investidor. No final do prazo, o valor nominal é devolvido ao investidor. A taxa de juros é determinada no momento da emissão do título.

Os rendimentos obtidos através dos T-Bonds estão sujeitos ao imposto de renda federal, mas são isentos de taxas estaduais e locais nos Estados Unidos.

Investidores brasileiros podem investir em T-Bonds, mas também é necessário ter um número de identificação pessoal dos EUA (Social Security Number – SSN) ou recorrer a uma corretora de investimentos americana que tenha autorização para trabalhar com traders estrangeiros.

4. TIPS

Os TIPS, abreviação de Treasury Inflation-Protected Securities, são títulos de dívida de longo prazo do governo dos Estados Unidos. Eles são semelhantes aos títulos do Tesouro Direto no Brasil.

Os TIPS são títulos de renda fixa com um valor principal que se ajusta de acordo com as variações do IPC, uma medida das variações ao longo do tempo no preço de uma cesta de bens de consumo. Especificamente, o principal aumenta com a inflação e cai com a deflação. Como tal, o TIPS oferece proteção contra a inflação.

Quando a inflação sobe, os TIPS geram maiores retornos do que outros títulos de renda fixa (bonds), pois seus valores são ajustados para cima de acordo com a inflação para manter seus reais valores.

Comos nos tipos de Treasures anteriormente descritos, investidores brasileiros podem investir em TIPS, mas é necessário ter um número de identificação pessoal dos EUA (Social Security Number – SSN). Ou recorrer a uma corretora de investimentos americana autorizada a trabalhar com traders estrangeiros.

Como é a remuneração/rentabilidade dos treasuries?

A remuneração dos Treasuries é feita através de juros que o governo dos Estados Unidos paga aos investidores que compraram esses títulos.

A maioria dos Treasuries possui taxas de juros prefixadas, ou seja, a remuneração final já aparece no momento da aplicação. No entanto, existe uma pequena parcela desses títulos que possuem juros atrelados a algum índice, como a inflação.

Para os títulos com vencimento acima de 2 anos, o investidor pode receber cupons semestrais, que são os juros proporcionais ao período da aplicação. Normalmente, os juros dos Treasuries de longo prazo são maiores do que os de curto prazo. Isso ocorre porque, no longo prazo, o investidor estará mais vulnerável a riscos, o que justifica uma remuneração mais alta para esses títulos.

Em 2023, essa dinâmica se inverteu. Diante dos problemas fiscais do governo americano, os Treasuries de curtíssimo prazo, com vencimento em dois anos, passaram a oferecer taxas maiores do que os longos, de 10 e 30 anos.

Por exemplo, em 2023, os títulos entre um mês e três anos variavam de 5,17% a 5,49%, o que abre oportunidade para quem quer diversificar o risco geográfico da carteira e obter uma remuneração em dólar.

Como investir em treasuries do Brasil?

Investir em Treasuries, os títulos do Tesouro americano, a partir do Brasil é possível e pode ser feito de algumas maneiras:

  • Contas Internacionais: Algumas instituições financeiras no Brasil e no exterior oferecem contas internacionais. Geralmente, essas contas estão dentro do mesmo aplicativo do banco e suas plataformas são bem similares às das corretoras aqui no Brasil. Com essas contas, é possível investir diretamente em títulos do Tesouro. No entanto, o valor inicial do investimento pode ser alto. Por exemplo, na conta de investimentos com saldo em dólar do C6 Bank, o custo mínimo para investir em Treasuries é de US$ 1.000.
  • ETFs e BDRs de ETFs: Uma forma mais acessível para a pessoa física investir em Treasuries, em termos de valor de aplicação inicial, é por meio de ETFs. Os ETFs são fundos com cotas negociadas em bolsa que replicam o desempenho de índices de mercado. Neste caso, o investidor deve recorrer a ETFs que sigam índices de Treasuries.
  • Contrato Futuro de US Treasury Note: A bolsa brasileira realiza negociações de títulos da dívida pública do Tesouro dos Estados Unidos por meio do Contrato Futuro de US Treasury Note, de 10 anos.

É importante considerar os riscos e custos associados a essas opções de investimento. Além disso, é recomendável buscar aconselhamento de um consultor financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Fontes: Eu quero investir e Cnn Brasil.