Geração perdida? Não existem mais esperanças para o Brasil

Muitas pessoas tem dito que temos uma geração perdida e que irá levar nosso país para o buraco. O que esperar do futuro do Brasil? Estamos todos perdidos?

2 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O IBGE divulgou que tem um grupo de pessoas que não estuda, não trabalha e não tem absolutamente nenhuma perspectiva de mudar essa situação. É uma geração perdida, que tem sido nomeada como “nem-nem”, porque nem estuda, e nem trabalha.

Nas últimas décadas, o Brasil vem enfrentando uma crise econômica. A inflação está alta, a taxa de desemprego também e a qualidade dos empregos oferecidos não tem sido das melhores. E aquilo que antes garantia uma estabilidade maior, como um curso superior, hoje em dia não garante mais. Essas pessoas não foram absorvidas pelo mercado de trabalho e, de repente, virou até piada. “Ah, o Fulano faz o curso para virar Uber.”

Em resumo, o mercado simplesmente não conseguiu absorver a demanda de profissionais e isso foi tirando a motivação dos mais novos. O que deu a impressão – para essa geração e para a próxima – de que não vale tanto a pena ir para a faculdade. Em outras palavras, a geração atual viu o que aconteceu com a geração anterior e obviamente ficou completamente desmotivada.

Custo de vida

Outra coisa que tem acontecido é que muitos jovens, em vez de constituir uma família, comprar um carro e uma casa, que era o sonho da classe média brasileira antigamente, tem optado por continuar na casa dos pais. Por quê?

Porque comprar uma casa nas grandes capitais se tornou uma coisa quase impossível. Além disso, as pessoas não querem morar no interior, onde existe a possibilidade de encontrar residências com valores mais acessíveis.

Juventude está perdida?

Para responder essa questão, antes, quero citar algumas frases para vocês.

“Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando a pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus.”

“Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”

“Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”

Você concorda com alguma dessas afirmações? Então deixa eu te contar sobre a origem delas…

A primeira frase é de Sócrates (século V antes de Cristo); a segunda é de Hesíodo (século VIII a.C.); e a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.

Esse problema que a gente tem de achar que a geração está perdida remonta a milhares de anos atrás, literalmente.

As pessoas que falaram essas frases vieram de uma época em que os homens matavam uns aos outros em troca de nada (e sem qualquer chance de justiça). A moral deles era completamente flexível. Eles tinham escravos. Será que existia alguma moral de verdade nessas pessoas? Eles achavam que a nossa geração é que seria perdida moralmente, enquanto eles já eram muito mais perdidos moralmente do que nós somos hoje.

A grande verdade

A grande verdade é que vivemos conflitos geracionais. Por isso, existem sim períodos em que é mais difícil se desenvolver ou construir uma família. Há de fato uma mudança cultural daquilo que pode ser importante para você e o que pode não ser para a próxima geração. No entanto, o que a gente sabe com certeza é que o mundo está melhorando. Claro, não é um caminho reto, mas o mundo está evoluindo constantemente.

Então, essa visão de que a geração está perdida, de que o mundo está todo infestado de coisas horrorosas e todo esse negativismo é simplesmente errada. Existem pessoas que são totalmente imbecis ou imbecilizados? Existem, mas isso sempre existiu.

Os meninos de 17 anos são culpados pelo problema do país? A geração Z? Pelo amor de Deus, isso é um delírio! Toda geração tem pessoas boas e ruins e isso não significa que toda uma geração está perdida. Jamais.

Quer entender melhor minha linha de racicínio sobre o assunto? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir e garantir um futuro brilhante para sua próxima geração, precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

O plano do meu aluno para se aposentar em 15 anos

Ainda é possível viver de renda com R$ 1 milhão no Brasil?

As 5 formas de enriquecer mesmo sendo burro

Como sair na frente de 99% dos empresários