Ibovespa a 100 mil pontos – o que fazer com seus investimentos?

20 de março de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 7 seg


O Ibovespa voltou aos 100 mil pontos e muitos investidores estão preocupados, sem saber o que fazer com os investimentos. Mas, calma. Existem formas de lidar com a queda da Bolsa e você precisa estar preparado para isso. Hoje, vou te mostrar o que fazer quando a Bolsa cai por longos períodos e você fica com aquela péssima sensação de que está sempre perdendo dinheiro.

Você vai entender que os ciclos de alta e baixa da Bolsa fazem parte da vida do investidor. Mas, nem sempre, as quedas do Ibovespa são o que parece ser.

O que está acontecendo com o Ibovespa?

Diversos fatores de risco, entre eles as novas políticas econômica e fiscal do governo, têm feito o mercado de renda variável cair nos últimos meses. Neste contexto aparentemente negativo, o Ibovespa acabou voltando à casa dos 100 mil pontos. Na verdade, a Bolsa de Valores está em queda desde o fim do primeiro semestre de 2021, embora com alguns momentos de alta.

Este movimento fez o CDI (equivalente à Taxa Selic) render mais que o Ibovespa em 2022. O Ibovespa fechou o ano com alta de 4,69%, abaixo dos 12,39% do CDI e até dos 7,90% da poupança.

Altos e baixos da Bolsa de Valores

Desde 2012, quando comecei a investir, eu vivo momentos de altos e baixos na Bolsa. Já vivenciei grandes perdas, como na crise política e econômica de 2015/2016. Mas, também, já peguei vários ralis de alta, como no período de 2018 a 2020.

No fim das contas, a gente precisa entender que a renda variável varia. Ou seja, é normal atravessar alguns períodos mais nebulosos. No longo prazo, contudo, uma boa carteira de investimentos sempre vai superar os principais índices do mercado.

Não seja enganado pelo Ibovespa

Um grande aprendizado que tive na minha jornada de investidor foi entender que: 1) a bolsa é tediosa e sem graça na maior parte do tempo; 2) da mesma forma que a Selic não é o retrato fiel dos investimentos de Renda Fixa, o Ibovespa não espelha 100% as ações da Bolsa.

Na realidade, quanto mais o tempo passa, mais nossa carteira de investimentos vai se descolando do Ibovespa. E isso tem uma explicação.

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa foi criado há mais de 50 anos, em 1968. O índice, reavaliado a cada 4 meses, reúne as empresas mais relevantes do mercado de capitais brasileiro. Hoje, o Ibovespa é composto por 89 ações de 86 empresas. E isso representa 80% de todo o volume financeiro da Bolsa.

Acontece que, na prática, você pode não investir em empresas que têm um peso muito grande no Ibovespa. E isso faz toda a diferença. Sem contar que a atuação de especuladores também acaba comprometendo a cotação de algumas ações.

Dessa forma, a performance do principal índice da Bolsa de Valores pode ser completamente diferente da sua. Para se ter uma ideia, nos acumulado dos últimos 12 meses, o Ibovespa caiu 8,53%. No mesmo período, a carteira de Renda Variável (ações e Fundos Imobiliários) do canal Investidor Sardinha teve uma valorização de 2,32%.

Pare de olhar a cotação da Bolsa

No fim das contas, o melhor a fazer é ignorar os índices e a cotação das empresas. E focar, apenas, em manter uma carteira de investimentos bem diversificada, segura e lucrativa.

Ao invés de sofrer com a cotação atual do Ibovespa, gaste seu tempo analisando os indicadores das empresas e fazendo uma boa gestão de riscos. Na nossa escola de investimentos (AUVP – A Única Verdade Possível) a gente usa uma ótima ferramenta para proteger a carteira: o Diagrama do Cerrado. O sistema ranqueia as empresas da Bolsa e indica para onde devem ir seus novos aportes, considerando os riscos de cada ação.

Bolsa de Valores é longo prazo

Agora que você já entendeu que o Ibovespa e sua carteira de investimentos são coisas diferentes, é hora de perder o medo e ficar em paz. Afinal, você investe pro longo prazo! Então, não faz nenhum mal se determinada ação está caindo ou subindo hoje.

Lembre-se: investindo em boas empresas, diversificando sua carteira e mantendo um bom controle dos riscos você sempre vai, depois de um tempo, vencer o CDI e o Ibovespa!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho o que fazer com a queda da Bolsa, com o Ibovespa voltando aos 100 mil pontos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Receita pra ficar milionário com os investimentos.