Cotação: o que é e como funciona no mercado financeiro?

17 de março de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 30 seg


A palavra cotação pode ser usada em diversos contextos com significados um pouco diferentes. No mundo dos investimentos, quando dizemos que uma ação está cotada em determinado valor, estamos falando da precificação realizada pelo mercado. 

Por outro lado, a cotação pode ser entre diferentes preços, com o objetivo de encontrar o melhor. Neste caso, a cotação pode ser de imóveis, cotas de fundos de investimentos ou ainda no preço de uma ação. 

O que é cotação?

A cotação é a definição do preço de um ativo em um momento específico. Geralmente, ela depende da oferta e demanda, mas também sofre interferência de outros fatores. Se a procura aumenta, o preço também se eleva.

Por outro lado, se a oferta for maior, a cotação cai. A cotação é responsável pelas variações de preços e tem tudo a ver com a lei da oferta e demanda. Ela mostra qual é o consenso do mercado e dos agentes envolvidos na formação do valor do ativo. A partir disso, é possível encontrar as melhores condições para decidir o momento mais adequado de comprar.

A cotação pode ser aplicada a diversos produtos, bens e até ativos financeiros. Por exemplo, no mercado imobiliário a cotação de um imóvel pode durar muitos anos ou apenas algumas horas, minutos ou segundos.

Para saber a cotação de uma ação ou outros ativos financeiros, você pode consultar sites especializados ou corretoras de valores. Eles fornecem informações atualizadas sobre os preços dos ativos financeiros em tempo real.

Para que serve a cotação no mercado financeiro e de investimentos?

A cotação é a verificação de preços de um ativo em determinado mercado, e ajuda o investidor na tomada de decisão. Ela traz dados relevantes ao investidor, para que ele consiga se decidir pelo ativo que tem as melhores condições para o investimento. Portanto, não basta apenas cotar o preço dos títulos.

Ao comprar um produto, assinar um serviço ou realizar a reforma de uma casa, todos nós precisamos fazer a cotação no mercado. Ninguém quer pagar mais por um produto que pode estar mais barato em outro mercado, ou então ter seu preço diminuído em outro momento.

No mercado de ações, a cotação é uma das práticas do investidor. Afinal, o valor dos papéis oscila com grande rapidez. Faz parte do trabalho do investidor – especialmente, aquele focado no investimento de curto prazo – cotar o preço das ações.

O primeiro passo é analisar as tendências. Para isso, ele pode verificar o gráfico do histórico de preços e conferir se os valores tendem a aumentar ou diminuir. Em seguida, é preciso pesquisar pelas médias e o ritmo das negociações na Bolsa de Valores – a B3. Assim, o investidor conseguirá ver as ofertas lançadas, além dos preços máximos e mínimos do ativo no pregão.

Por fim, você pode observar a movimentação dos preços em seu home broker – plataforma disponibilizada pela corretora de investimentos.

Como ela é definida?

A cotação é definida pelo mercado, levando em consideração a lei da oferta e demanda. Quando a procura por um ativo aumenta, o preço também se eleva. Por outro lado, se a oferta for maior, a cotação cai.

Ela é responsável pelas variações de preços e tem tudo a ver com o consenso do mercado e dos agentes envolvidos na formação do valor do ativo. A cotação mostra qual é o consenso do mercado e dos agentes envolvidos na formação do valor do ativo.

A partir disso, é possível encontrar as melhores condições para decidir o momento mais adequado de comprar.

O que causa impacto na cotação?

A cotação de um ativo é influenciada por diversos fatores, como decisões políticas, catástrofes mundiais, problemas econômicos, crises financeiras, problemas internos da própria empresa, entre outros. Veja, a seguir, alguns exemplos:

1. Variáveis macroeconômicas

Questões econômicas, políticas, sociais e financeiras que influenciam o cenário do país e refletem no mercado. Por exemplo, o crescimento econômico, a taxa de juros e a inflação.

2. Variáveis setoriais

Expectativas do mercado financeiro para diferentes áreas da economia, como tamanho do setor, histórico de variações, faturamento e tendência de crescimento.

3. Variáveis do mercado

Relacionadas à lei da oferta e demanda. Se um ativo estiver sendo muito visado na Bolsa, seu valor se valorizará e os preços subirão.

4.Decisões políticas

Mudanças nas políticas governamentais podem afetar a economia e, consequentemente, a cotação dos ativos.

5. Catástrofes mundiais

Eventos como desastres naturais ou crises globais podem ter impacto na economia global e nos preços dos ativos.

6. Problemas econômicos

Crises financeiras ou problemas econômicos internos podem afetar a cotação dos ativos.

7. Problemas internos da empresa

Quedas nas vendas ou crises de gestão podem influenciar negativamente a cotação dos ativos.

Esses são apenas alguns exemplos de fatores que podem afetar a cotação de um ativo financeiro. É importante ressaltar que a cotação é dinâmica e pode sofrer alterações constantes com base nessas variáveis.

Qual é a importância da cotação nessa área?

Como as ações são ativos de renda variável, os preços oscilam bastante durante o dia. Por isso, a periodicidade com que você irá olhar a cotação das ações, vai depender da sua estratégia de investimentos.

Sendo que a estratégia mais recomendada ao investir na bolsa de valores, é com foco no longo prazoPor exemplo, se você é adepto do Buy and Hold, não faz sentido ficar olhando a cotação.

Afinal de contas, a intenção não é esperar pela valorização do ativo e vender, então não é preciso verificar a cotação de hora em hora. 

Por outro lado, quem realiza operações de day trade precisa estar sempre atento aos preços.

Neste tipo de operação, o objetivo é determinar tendências de alta ou baixa por meio de gráficos, para tentar encontrar o ativo que irá trazer lucros, se for comprado e vendido no mesmo dia.  

Quando e como buscar a cotação de uma ação?

A cotação de uma ação pode ser buscada em diferentes momentos e de várias maneiras. Aqui estão algumas opções para você:

  • Site da B3: Uma das melhores maneiras de acompanhar a cotação das ações é pelo site da B3,  a Bolsa de Valores brasileira. Lá você encontrará todas as ações listadas, com suas respectivas variações diárias.
  • Aplicativos e sites de investimentos: Existem diversos aplicativos e sites do mercado financeiro que são pensados para quem deseja acompanhar a cotação das ações, como o Trademap, Investing, Infomoney, Valor Investe e, inclusive, o AUVP Investimentos.
  • Google: Você também pode buscar a cotação de uma ação diretamente no Google, digitando o nome da empresa seguido da palavra “cotação”.

Essas são apenas algumas opções para buscar a cotação de uma ação. Lembre-se de que é importante consultar fontes confiáveis e atualizadas para obter informações precisas sobre os preços dos ativos financeiros.

Quer se aprofunda nessa matéria: então leia mais informações sobre a Bolsa de Valores