IBOVESPA, entenda de uma vez por todas.


Fala sardinhada, tudo bem? O cotidiano do investidor é repleto de termos e expressões que apesar de termos uma noção básica, uma referência, não conseguimos colocar em miúdos. Um exemplo prático disse é o IBOVESPA.

O termo é usado quase que a todo momento por analistas, influenciadores digitais, artigos como este e a lista não para. Isto deve-se a sua enorme importância dentro do mercado e o seu papel na Bolsa de Valores brasileira.

Você realmente sabe o que é o IBOVESPA? Se sua resposta for não bora lá!

IBOVESPA é a bolsa de valores ?

IBOVESPA, entenda de uma vez por todas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Definitivamente não! O IBOVESPA nada mais é do que um índice que é composto pelos ativos mais negociados na Bolsa de Valores Brasileira. É uma carteira teórica composta pelos ativos que possuem maior negociabilidade na bolsa. Para que fique fácil Bolsa de Valores é ambiente onde são negociados participações em empresas, ou seja, organização privada que intermedeia negociações no mercado de capitais. Para toda negociação deve haver uma mercadoria, e qual seria esta mercadoria?

A mercadoria negociada em uma Bolsa de Valores, como o BOVESPA, são fragmentos de capital social de empresas de capital aberto. Estes fragmentos são chamados de Ações. Certo, até aqui tudo bem. Mas e o IBOVESPA, entra aonde nisto?

Para facilitar o entendimento sobre o mercado foram criados índices que fazem a mensuração do ânimo do mercado, seja pra mais ou pra menos, medindo o temor, a ansiedade, o momento de apreensão, diversos “estados de espírito” do mercado, dentre os índices criados o IBOVESPA é um deles.

Do que é feito o Índice.

IBOVESPA, entenda de uma vez por todas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O índice IBOVESPA, como já foi dito é uma carteira imaginária de ativos dentro da Bolsa de Valores, mas quais ativos são estes? São todos?

A resposta para segunda pergunta é NÃO! As ações que fazem parte do índice são aquelas que cumprem certos requisitos, dentre eles liquidez e a quantidade de negociação das ações, considerando o intervalo de tempo de 1 ano. De tempos em tempos, a Bolsa faz uma análise dos ativos ou papéis com maior “peso” ou se preferirem representatividade. Após esta análise um número determinado de ações passa a integrar o índice. É importante destacar que tanto o número de ativos, quanto as ações em si podem variar.

Dentro do índice IBOVESPA existe diferença entre os ativos.

IBOVESPA, entenda de uma vez por todas.

Tendo em vista que o índice IBOVESPA é composto pelos ativos que possuem, dentre outros aspectos, mais volume de negociação, mais relevância no mercado e maior liquidez diária é necessário destacar que cada ative “pesa” de maneira diferente no índice, seja pra mais ou pra menos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um exemplo desse fenômeno é quando ouvimos no noticiário, em podcasts, entre outros meios de consumir conteúdo a seguinte coisa: “O IBOVESPA caiu 2,13% no fechamento de hoje, grande parte em função da desvalorização da empresa X.”

Isso é um fato recorrente por conta do seguinte entendimento: a ação em questão é amplamente negociada na Bolsa de Valores e, por conta disto, seu impacto é maior, a força que ele exerce na variação dentro do índice é mais relevante do que as demais que fazem parte da carteira (que compõem o IBOVESPA) e em função disso são menos negociadas. Resumindo um papel mais relevante consegue criar uma oscilação no índice devido ao seu maior peso no cálculo.

O que significa a sigla IBOVESPA?

O termo IBOVESPA, de maneira literal significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

Quais ações fazem parte do Índice atualmente?

IBOVESPA, entenda de uma vez por todas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os títulos que compõem o IBOVESPA estão listados no site da Brasil Bolsa Balcão (B3). O número total de ativos listados lá são 73, mas este número não corresponde ao total de empresas pois uma empresa pode possuir mais de um tipo de ação, como preferencial, ordinária, unity tema de um próximo artigo.

De maneira resumida IBOVESPA é isso pessoal. Bons investimentos e até mais! 🙂


Conte-nos a sua opinião...